segunda-feira, 5 de novembro de 2012

Encontro discute a instalação do Comitê da Bacia Hidrográfica do rio Apodi-Mossoró


GOVERNO DO ESTADO DO RIO GRANDE DO NORTE
SECRETARIA DE ESTADO DO MEIO AMBIENTE E DOS RECURSOS HÍDRICOS



RELEASE
Natal (RN), 05 de novembro de 2012

O Governo do Estado através da Secretaria Estadual de Meio Ambiente e Recursos Hídricos (SEMARH), realiza nesta terça-feira (06) o terceiro e último encontro regional para apresentação do Processo de instalação do Comitê da Bacia Hidrográfica do rio Apodi-Mossoró (CBH Apodi-Mossoró). O evento acontecerá às 08h na Faculdade de Ciências da Saúde (Medicina)- FACS/UERN na Cidade de Mossoró.

Esse encontro finaliza a primeira etapa do processo de instalação que tem como objetivo informar a sociedade dos 52 municípios que compõe a bacia,  sobre a importância do Comitê, quem pode participar do colegiado e como se dará o processo de escolha dos membros.

O próximo passo do processo será a realização de três plenárias setoriais em cada cidade pólo que são Apodi, Pau dos Ferros e Mossoró. Nessas reuniões plenárias serão definidos os representantes de cada segmento que compõe o comitê.
De acordo com as normas do processo eleitoral, a formação do Comitê deve ser composta com 30% pelo poder público, 40% por usuários de água e 30% de membros da sociedade civil.
 
O edital de convocação aos interessados em participar do CBH Apodi-Mossoró está disponível na internet na página da Semarh: www.semarh.rn.gov.br, bem como as normas do processo eleitoral e a ficha de inscrição.
 
O CBH Apodi-Mossoró foi criado pelo Decreto Governamental 21.654, de 10 de setembro de 2010 e somente agora encontra-se em processo de instalação. A diretoria provisória do Comitê é presidida pelo Secretário da Semarh, Gilberto Jales, e tem como secretário geral o Professor Ramiro Camacho da Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (UERN).

A Fundação da Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (FUERN) foi a empresa contratada pela Semarh para organizar os encontros regionais e as plenárias para a eleição dos membros do Comitê. Para isso foi necessário o Financiamento do Banco Mundial por meio do Programa Semiárido Potiguar – PSP, acordo de empréstimo com o Estado do Rio Grande do Norte.

O que é um Comitê de Bacia Hidrográfica?

É um órgão colegiado com funções deliberativas, normativas e consultivas composto pelo poder público federal, estadual, municipal, usuários de água e sociedade civil com o objetivo principal de gerenciar águas na bacia onde atua.
O governo Rosalba Ciarlini tem a intenção, de até 2014, criar comitês de bacia em todos os rios de domínio do estado do Rio Grande do Norte. Atualmente o estado só conta com três comitês formados e um em processo de instalação que é exatamente o do rio Apodi-Mossoró.



Nenhum comentário: