terça-feira, 31 de julho de 2012

Riacho da Cruz: Programa Segundo tempo inicia atividades para mais de 600 jovens beneficiados


Riacho da Cruz: Programa Segundo tempo inicia atividades para mais de 600 jovens beneficiados

 

Programa é destinado a democratizar o acesso à prática esportiva e cultural para jovens matriculados da rede municipal de ensino.

Nesta Quarta-Feira, 01, o município de Riacho da Cruz fará uma grande mobilização em torno do início das atividades do Programa Segundo Tempo. Programa que tem como objetivo democratizar o acesso à prática esportiva, promovendo o desenvolvimento integral de crianças e  adolescentes, priorizando os jovens em áreas de vulnerabilidade social matriculados regulamente no ensino fundamental e médio dos estabelecimentos de ensino do município.  

A mobilização terá início a partir das 07:00 horas, em frente a Prefeitura Municipal, onde os alunos inscritos no programa, juntamente com os diferentes setores da comunidade participarão de uma Caminhada pelas principais ruas da cidade, até o Ginásio de Esportes Gov. Dix. Sept. Rosado, onde acontecerá o início oficial do Programa com atividades lúdicas e apresentação dos núcleos e horários de funcionamento do programa.  

Em Riacho da Cruz o Programa Segundo Tempo atenderá cerca de 600 jovens com idade entre 07 e 17 anos em modalidades esportivas individuas e coletivas como futebol de campo, futsal, voleibol, handebol, atletismo, xadrez, capoeira, karatê, além de atividades complementares como reforço escolar, palestras, danças, gincanas e teatro. A perspectiva que o algo em torno de 400 famílias sejam beneficiadas pelo Programa.

O programa Segundo Tempo está sendo implantado pela terceira vez a Riacho da Cruz, graças a uma parceria da Prefeitura Municipal com o Governo Federal e o Ministério do Esporte, motivo de alegria para o prefeito Marcos Aurélio que não mediu esforços no intuito de trazer novamente para o município, “Depois de muitas solicitações junto ao Ministério dos Esportes, tivemos a satisfação de mais uma vez implantar o Segundo tempo em nossa cidade. Esta é a terceira vez que nossa cidade será contemplada com o programa, sendo essa mais uma das ações da nossa administração que visa fomentar o esporte de base no Município e inserir nossos jovens no processo de formação educacional e inclusão social, além de contribuir para o desenvolvimento esportivo, a integração social e a construção da cidadania. Com esse programa ganha toda a sociedade riachocruzense”, enfatiza Marcos Aurélio.
        
Para que o programa fosse implantado foram várias a etapas vencidas. Tudo começou com a adesão e a adequação para receber o programa no município. Na sequência, aconteceu o Processo Seletivo para escolha dos Coordenadores de Núcleo e Monitores do Programa, seguida do período de adequação as normas e particularidades exigidas pelo Governo Federal e ao mesmo tempo foi realizado o Cadastro das Crianças e Adolescentes e a Formação Inicial dos Coordenadores e Monitores, que planejaram Atividades Educativas, Lúdicas e Esportivas respeitando as particularidades de cada um dos cinco Núcleos de Funcionamento que estão distribuídos dentre o Ginásio de Esportes, e as Quadras Poliesportivas do Acampamento II e do Projeto Crescer.

Nenhum comentário: