quarta-feira, 4 de julho de 2012

CONVITE para a Aula Inaugural do PARFOR, noCAMEAM‏































Convidamos Vossa Senhoria para participar da Aula Inaugural do Semestre Letivo 2012.2, dos cursos de Licenciatura em Ciências Sociais, Letras/Espanhol, Pedagogia, Música e Geografia, a ser realizada no dia 06 de julho, sexta-feira, às 18h30min, no Auditório “Prof. Antônio de Farias Capistrano”, no CAMEAM/UERN, em Pau dos Ferros (CONVITE anexo).

A Aula Inaugural, com o tema “O compromisso da UERN com a Educação Básica” será proferida pela professora doutora Moêmia Gomes de Oliveira Miranda, docente da Faculdade de Enfermagem (FAEN/UERN), doutora em Educação pela UFRN e Pró-Reitora de Ensino de Graduação da UERN.

O PARFOR no CAMEAM/UERN

O Campus da UERN em Pau dos Ferros tem hoje, somente no PARFOR, 354 (trezentos e cinquenta e quatro) alunos distribuídos em dez turmas e em oito cursos de graduação:

1. Licenciatura em Ciências Biológicas;
2. Licenciatura em Ciências Sociais;
3. Licenciatura em Educação Física;
4. Licenciatura em Geografia.
5. Licenciatura em História;
6. Licenciatura em Letras/Espanhol (02 turmas);
7. Licenciatura em Música;
8. Licenciatura em Pedagogia (02 turmas);

Todos esses cursos são financiados pelo Ministério da Educação (MEC), por meio da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES) e do Plano Nacional de Formação de Professores (PARFOR).

Dos oito cursos ofertados pelo PARFOR em Pau dos Ferros, cinco iniciam suas aulas nessa sexta-feira, 02 de julho de 2012: Ciências Sociais, Geografia, Letras/Espanhol (segunda turma) e Música e Pedagogia. Os demais dão continuidade às aulas iniciadas em semestres anteriores.

Na UERN, o PARFOR é coordenado pela professora doutora Maisa Clari F. B. de Mendonça, do DECB/FANAT/UERN (Campus Central), que atua junto aos coordenadores de todos os cursos, ao pessoal técnico, às chefias e plenárias dos departamentos e às direções das faculdades e campi avançados, para que todos os cursos ocorram com qualidade. A relação dos coordenadores de todos os cursos e campi está no texto anexo, escrito pela professora doutora Maisa Clari, sobre o PARFOR em toda a UERN.

A CAPES/MEC financia o PARFOR por meio de bolsas para professores, coordenadores e recursos para custeio. No Campus de Pau dos Ferros, em média, somente em bolsas para docentes e coordenadores, haverá um investimento anual de R$ 144.000,00 (em média), tomando por base as dez turmas cujas aulas do Semestre 2012.2 iniciam nessa sexta-feira, dia 06.07.2012. A variação desse valor se deve ao fato de que, dependendo da titulação (mestre, doutor) e tempo de serviço, o valor da bolsa poderá sofrer pequenas alterações.

Todo esse investimento do Governo Federal e todos esses cursos do PARFOR estão direcionados à formação em serviço de professores da educação básica de nossa região, e a sua oferta está em sintonia com a demanda de formação da Secretaria de Educação do Estado e das secretarias municipais de educação dos mais de 40 municípios dessa região de tríplice fronteira (RN,CE e PB) que tem alunos matriculados nos cursos do PARFOR na UERN em Pau dos Ferros.

Aproveito a oportunidade para registrar a competência e a seriedade da professora doutora Maisa Clari Mendonça, a frente do PARFOR na UERN, assim como para lhe agradecer, e a todos os coordenadores de cursos, técnicos, docentes e alunos do PARFOR, pelo trabalho de qualidade, pela dedicação ao ensino e ao estudo, e pelo compromisso para com a Educação Básica e para com o desenvolvimento dessa região.

Por último, informo que o início do Segundo Semestre Letivo 2012 da UERN, no PARFOR, terá início no dia 06.07.2012, à tarde, às 13h, com aulas normais para todos os cursos (novos e em andamento), em suas respectivas salas de aula. A Aula Inaugural só ocorrerá no início do noturno, às 18h30min, momento em que todos os alunos estão convidados a participar.

Nenhum comentário: