segunda-feira, 27 de junho de 2011

NOTAS DA SERRA DE PORTALEGRE 27-06

Quase de volta

Trabalhando e curtindo um pouco das festas juninas, o blogueiro volta hoje com as Notas da Serra. Estilo que virou febre nos blogs da cidade.


Falando do São João antes que passe o São Pedro

Os dois dias de festa em Portalegre transcorreram de forma tranqüila, com muita gente no centro da cidade e animação geral. Certamente as expectativas foram alcançadas e o resultado foi positivo.


Das Atrações musicais

Surpreendeu-me a qualidade das atrações musicais do São João Alegre. De modo geral, muito boas, ficando devendo apenas Pegada de Luxo.



Rainha do Milho

Assisti ao desfile de Rainha do Milho. Todas as candidatas com grande potencial e um belo trabalho das Escolas. Palmas.


Palmas

Palmas também para a organização do desfile. Do lançamento das candidatas à grande estrutura montada para o desfile, percebeu-se um cuidado diferenciado para o acontecimento.



O resultado

Inquestionável. Os jurados eram capacitados. Não podemos querer que nosso desejo pessoal prevaleça sempre. Como disse, bem melhor atentar para o zelo com que o evento foi pensado.



Não vi

Não estava em Portalegre na tarde dos dias 25 e 26 e não vi o desfile de carochas matutas. Perdi, certamente, um dos grandes espetáculos desse São João Alegre. Fico com as fotos do Jornal de Portalegre.



Dia 26

O melhor da ressaca do são João foi o “Arraiá do Chicó”, na Pizzaria SOS. Turma toda reunida, saudades eternas do amigo Alan Tafha, todo mundo com fôlego sobrando para a quadrilha improvisada e um José Augusto no clima, feliz da vida, se divertindo como nunca.


Do apoio

Não adianta procurar culpados, quer imputar responsabilidades de maneira mesquinha e indevida. A emenda parlamentar para o São João de Portalegre não veio, não por culpa do secretário e cultura, do prefeito, do vereador José Augusto, do deputado Felipe Maia. Não veio, assim como veio para Riacho da Cruz, Pau dos Ferros e Viçosa, por exemplo, porque o Ministério do Turismo não liberou aprovou a emenda. Quem falar coisa diferente estará distorcendo os fatos, tanto que o próprio prefeito, sabendo o real motivo, não procurou responsáveis pelo infortúnio.



Interessante.

Fico me perguntando há quantos anos a prefeitura de Portalegre realiza esta festa junina. Certamente muitos. Mas porque só agora é questionado o gasto com a festa?

Os que hoje fazem a festa são os mesmos que a faz desde 1997, e até antes disso e com o apoio de muitos que hoje condenam a prefeitura de pagá-la. Se é algo errado porque só se manifestam agora.

Explico. Estão querendo fazer burburinho. Tentando desestabilizar honra de gente séria. É politicagem barata e mesquinha. Interessante é perceber a tentativa quase desesperada(quase não, isso é puro desespero sem causa) de tentar distorcer fatos e manchar nomes.

Alguns que hoje reclamam do gasto feito pela administração, certamente, só votarão no ano que vem em candidatos que forem contra a gastança junina ou de festa do gênero por parte da prefeitura.

Certamente, não apoiarão candidatos apoiados por Euclides ou por Neto, visto que eles são doutores em gastar o dinheiro do povo com festa. Vejamos:

Neto quando prefeito, não só manteve o São João, como acabou a noite de festa paga, mudou o local do evento, e, em pelo menos um dos seus quatros anos de mandato a festa teve quatro dias, o dobro da festa desse ano.

Além disso, criou a festa do caju. Três dias de muita festa com grandes atrações musicais. Ele teve apoio federal para tudo isso? Alguém que votou nele deixou de acompanhá-lo por gastar o dinheiro que poderia ir para obras com festas?

Neto fez tudo isso e quem reclamou? Quem aplaudiu? Quem encherá a boca ano que vem enaltecendo esses feitos? Certamente não os que hoje condenam o gasto com festas.

Euclides, que sempre teve olhar carinhoso pelo São João, por gostar da festa - inclusive foi contra a mudança da festa da Praça Pública para o arraiá montado ao lado - criou o Festival Gastronômico, que gasta mais que o dobro de recursos do São João e não vi ninguém do seu grupo ou de aliados seus reclamando desse gasto. Muito pelo contrário, vi alguns se divertindo bastante, nem pareciam preocupado com a derramada feita pela prefeitura.

E agora, alguém que condena gastos com festas tem o que dizer, visto que apoiou tudo isso? Vai votar em candidato apoiado por Euclides? Certamente não, visto que, em ganhando, seu grupo, permanecerá na administração. Ou não?

A reclamação aparece agora como tentativa indevida de por culpa no vereador José Augusto. O que temos que perceber é que não adianta espernear, ou distorcer a realidade. José Augusto e Felipe Maia não têm culpa pela não vinda dos recursos, simplesmente o Ministério do Turismo não liberou a verba, assim como não liberou de inúmeras outras cidades da região.

E independente de vinda ou não de recursos federais, que, diga-se de passagem, visto que alguns se esqueceram disso, também é dinheiro nosso, nenhum prefeito deixará de fazer o São João em Portalegre. Repito, tenha ou não apoio federal. O São João é cultura da nossa cidade, do nosso povo, a população quer, independente se sua rua está pavimentada ou não. Venha de onde vier o dinheiro para a festa.
E agora, eu voto em quem?



Matutando

Vendo todo esse imbróglio, parei para pensar. A prefeitura de Portalegre é controlada há quase quinze anos pelo mesmo grupo e não entendo porque muitos que fizeram de quase tudo para que esse grupo chegasse ao poder, hoje o condena. Isso é puro sadomasoquismo. É cortar na carne. Se não o aprova, abra. Ou alguém acha que os que se esse grupo que está aí hoje,se se mantiverem no poder, algo vai mudar verdadeiramente. Balela. As peças apenas mudarão de lugar, como tem sido feito há anos, mais nada.



Todo mundo sabe

Que a emenda do deputado Felipe Maia para o são João de 2009 veio sim, chegou na conta da prefeitura. Porém, infelizmente teve que ser devolvida - se não tivesse vindo não teria o que devolver - mas não por culpa do vereador José Augusto ou de Felipe Maia, mas por erros, que em nada tem haver os que conseguiram a emenda. Quem disser que o dinheiro não veio ou que culpado pela volta dos recursos o vereador José Augusto vai está distorcendo os fatos propositalmente, com intuito mesquinho de difamar sem razão de ser.


Só mais uma pergunta

Cadê a força de Henrique Alves? A emenda só viria por intermédio dele? Já estavam aplaudindo sua capacidade de solucionar os problemas de nossa cidade.

Teve gente tirando o mérito de Felipe, pondo em Henrique, e agora que emenda não veio, não por culpa de Felipe, o culpam mas esquecem do deputado 2º colocado em Portalegre. E é porque Henrique seria o salvador da lavoura.

Essa omissão é no mínimo engraçada. Na hora de aparecer não falta quem queira uma casquinha, na hora que não certo querer tirar o corpo fora parece ser o mais certo a fazer. Muito interessante. Depois sou eu que distorço, invento, crio factóides.

Nenhum comentário: