domingo, 12 de junho de 2011

ENTREVISTA DO DIRETOR DO HCCA DE PAU DOS FERROS O CIRURGIÃO ETELÂNIO FIGUEIREDO‏

Diretor Geral do Hospital Dr. Cleodon Carlos de Andrade (HCCA), o Cirurgião Geral Dr. Etelânio Vieira Figueiredo, faz balanço dos primeiros três meses de sua administração.



O Diretor do HCCA, o Cirurgião Geral Dr. Etelânio, reuniu-se na manhã de sábado, no auditório da citada unidade, para prestar contas à sociedade da sua atuação administrativa e as melhorias já realizadas, bem como das dificuldades que ainda enfrenta e enfrentará.

A reunião contou com a presença do Prefeito de Pau dos Ferros Leonardo Rêgo, do Vice-prefeito Fabrício Torquato, atual Secretário de Saúde de Pau dos Ferros; Prefeito de Riacho da Cruz Marcos Aurélio, atual Presidente da AMORN; Prefeita de Tabuleiro Grande Maria Miriam; Prefeito de Francisco Dantas, Gilson; Bioquímico Valdênio Lobo, representando a Prefeita Gildene de São Francisco do Oeste; Presidente da Câmara de Pau dos Ferros Eraldo Alves; Vereadores: Socorro Pontes, Zélia Leite, Itaciria Aires, Gilson, além dos demais vereadores das cidades de Tabuleiro Grande, Riacho da Cruz; representantes da imprensa local e alguns funcionários da unidade.

O Dr. Etelânio iniciou agradecendo o apoio e a confiança do Prefeito Leonardo Rêgo, do Secretário de Saúde Fabrício Torquato, da Governadora Rosalba Ciarlini, do Secretário de Saúde do Estado Dr. Domício Arruda, do Diretor do Hospital Tarcísio Maia Dr. Ney Robson, parceiro constante, e a atenção permanente de Dorinha Burlamaqui, além da Câmara Municipal de Pau dos Ferros, pelo apoio de forma unânime na votação do projeto que permitiu a parceria da prefeitura com a SESAP para contratação de médicos.

Em sua fala, o Diretor Geral disse que a reforma na estrutura física está sendo feita e é necessária, porém o seu foco principal é com a assistência ao cliente e para isso não tem medido esforços para completar as escalas dos médicos plantonistas do HCCA.

Informou que o maior avanço foi ter completado a escala de anestesiologistas, graças ao convênio da prefeitura de Pau dos Ferros com a SESAP, evitando que cirurgias simples fossem transferidas para Mossoró ou Natal, principalmente após a compra de um carro de anestesia. O próximo passo será com os ortopedistas, já contatados, preenchendo a escala semanal, no máximo em 60 dias.

Outro ponto importante que tem dado resultado é a telemedicina, permitindo que exames cardiológicos (eletrocardiograma) sejam realizados e enviados por fax para uma central de atendimento, onde uma equipe de cardiologistas analisa e retorna com o diagnóstico e, quando necessário, através de contato telefônico, a conduta e
prescrição. Assim, vão diminuindo a distância.

A direção está realizando a implantação da educação permanente e continuada, que terá como objetivo qualificar e requalificar o servidor, exemplo disso foi a criação do Núcleo de Ações Coletivas, onde serão desenvolvidas as ações com os núcleos de Vigilância Epidemiológica, Saúde do Trabalhador, Coordenação de Enfermagem e outros setores afins.

O trabalho do Núcleo de Ações Coletivas começará pela Urgência do HCCA, incluindo a requalificação dos servidores deste setor, desde a recepção até o profissional médico. O acolhimento com classificação de risco será implantada a partir de uma conscientização dos servidores.



O setor de nutrição teve atenção especial, nisso inclui a aquisição de equipamentos, com informatização do setor, melhoria do cardápio dos pacientes e funcionários.

Outros setores também foram informatizados, porém ainda necessita-se de equipamentos para um melhor funcionamento e otiminização das ações.

A manutenção permanente dos equipamentos e a presença constante da direção tem modificado a mentalidade de alguns servidores. Segundo Dr. Etelânio, o número de pacientes transferidos para outras unidades têm reduzido muito e o número de cirurgias aumentaram consideravelmente, com as condições dadas pela direção aos profissionais.

Dr. Etelânio falou que o encontro recente com a Governadora Rosalba Ciarlini o deixou confiante e a viu comprometida com o Hospital de Pau dos Ferros, quando garantiu que o HCCA será modelo para o estado.

Após a fala de Dr. Etelânio, o prefeito Leonardo Rêgo falou que ficou satisfeito com a indicação do citado médico para a direção geral do HCCA, cuja transparência e idoneidade administrativa norteavam o seu trabalho. Falou da parceria institucional com a prefeitura de Pau dos Ferros e a SESAP, que a visão profissional de Dr. Etelânio é desgarrada de qualquer vinculo partidário e que a pior mazela de um órgão público é a ingerência partidária de alguns gestores. Falou do espírito somatório e da importância do deputado Getúlio Rêgo como líder do governo, na busca de melhorias para a saúde. Falou entusiasmado da UPA de Pau dos Ferros, que em breve será iniciada, no mais tardar em agosto. Leonardo acredita que a administração de Dr. Etelânio é caracterizada pelo exemplo de trabalho, bem como pelo esforço conjunto daqueles que acreditam em uma saúde de melhor qualidade.

O secretário Fabrício Torquato seguiu o raciocínio do prefeito Leonardo Rêgo e afirmou que se sentia 50% diretor do HCCA pela parceria institucional que foi estabelecida, bem como da busca na resolução dos problemas. Agradeceu o apoio da câmara de Pau dos Ferros.

O Prefeito de Riacho da Cruz Marcos Aurélio, atual Presidente da AMORN, falou da angústia de alguns prefeitos pela falta de assistência aos munícipes e que vai levar ao conhecimento dos filiados, algumas propostas de parcerias e possíveis consórcios para melhor atender a população da região do Alto Oeste. Marcos falou que o impacto da administração de Dr.Etelânio já é sentida e que sua credibilidade levou confiança aos demais prefeitos.

Seguindo o raciocínio de todos os presentes o prefeito de Francisco Dantas Gilson, frisou que conhecer o atual trabalho do HCCA , vai permitir uma comunicação melhor com os municípios e conseqüentemente da população e melhorando o atendimento , vai diminuir o sofrimento do povo e evitar transferências para outras cidades.

O Presidente da Câmara de Pau dos Ferros, Vereador Eraldo Alves, estava feliz com as explicações que foram dadas pela direção e que sabia dos anseios da população sofrida, acompanhada por todos os vereadores presentes, acreditando que o profissionalismo e credibilidade de Dr.Etelânio estão fazendo a diferença.

Dr. Etelânio encerrou a reunião, lembrando que o HCCA é um hospital de Urgência da região do Alto Oeste e vai cumprir este papel , as consultas são de responsabilidade dos municípios . Informou que já fez o levantamento para instalar e equipar uma nova sala de cirurgia , bem como outros equipamentos que venham a contribuir para fechar os diagnósticos. Ainda na sua fala, informou que daqui há três meses voltará a fazer um balanço das ações e que muito ainda necessita ser feito , porém está preparado com o sentimento maior de oferecer um atendimento de qualidade para toda região.

Nenhum comentário: