segunda-feira, 4 de outubro de 2010

ANÁLISE PRELIMINAR DAS ELEIÇÕES EM PORTALEGRE

A festa da vitória

Bastou a justiça liberar as comemorações que o povo saiu às ruas de Portalegre para comemorar a vitória dos seus candidatos.

Foi grande a festa no centro da cidade, principalmente pela eleição consagrada do deputado Getúlio Rêgo.

Participaram da festa todas as lideranças do nosso município. Independente dos candidatos que apoiaram.

Foto: Fanáticos por Portalegre



Eleições em Portalegre

Passada a euforia do primeiro momento, algumas reflexões a respeito das eleições aqui em Portalegre vão montando um mosaico de teses e comprovações do que foi esta eleição para os que moram nesta serra.


Como votaram os portalegrenses

O leitorado de Portalegre para a eleição desde ano foi de 5.800 eleitores. Desse total, tivemos 3.933 votos válidos – 84,17%. 695 votos nulos. 918 abstenções e 254 votos em branco.


Getúlio Rêgo campeão de votos

Com uma votação histórica e consagradora, Getúlio Rêgo, obteve 2.329 votos, ou seja, 50,19 % dos votos válidos para deputado estadual em Portalegre. Uma maioria para o segundo colocado de nada menos que 1.450 votos.

Mais que isso, Getúlio viu sua votação em Portalegre aumentar em exatos 533 votos.



A VITÓRIA DE GETÚLIO

Depois de uma diferença tão grande em relação aos outros candidatos, não dá para dizer que essa votação de Getúlio se deu pelo simples fato de uma não pressão contrária. Seria menosprezar todo um trabalho de 28 anos. Na hora do voto, consciência e consideração também contam muito.


A VITÓRIA DE FELIPE

Se para deputado estadual a grande margem de Getúlio causou surpresa para alguns, para deputado federal, então. Felipe Maia foi o deputado federal mais votado de Portalegre. Obteve 1.790 votos. O segundo colocado ficou atrás por 380 votos. Em relação a 2006, Felipe viu sua votação em Portalegre aumentar em 780 votos.

Para o blogueiro nenhuma surpresa. O povo estava com o nome de Felipe na mente. Sua atuação em Portalegre, ajudando nossa festa mais tradicional, o São João, foi o “pulo do gato”. Junta-se a isso a falta de um deputado mais presente, uma vez que, depois que o deputado Nélio Dias morreu, Felipe ficou sendo, mesmo que sem oficialização, o deputado federal de nossa cidade.

Desmanchar essa visão e tirar o nome de Felipe da cabeça do povo não foi possível, muito também pelo respeito à posição dos eleitores em votar no democrata.


A votação de Pio

Nada surpreendente os 359 votos conseguido por Dr. Pio em nossa cidade. Natural que uma terceira via fosse evidenciada. Não é fato raro em Portalegre. O problema foram as apostas. Eu que nunca apostei, acertei a previsão. Porém, não vi todos ganhando como desejei, ainda na sexta –feira


A votação de Gustavo Fernandes.

Em uma das últimas notas antes da eleição, falei que alguns novatos sofreriam para conseguir uma boa margem de votos. Teve quem não concordasse. Natural. A votação conseguida por Gustavo Fernandes, 879 votos, não se deve apenas ao fato de um não intensivo trabalho a seu favor. É resultado de uma situação que não foi trabalhada. Pouco conhecido, presente e atuante em nossa cidade, Gustavo padeceu também por não ter conseguido, num curto espaço de tempo firmar seu nome no eleitorado portalegrense.

Para muitos a votação de Gustavo não foi surpresa. Em algumas rodas de conversa a previsão de votos para Gustavo era até melhor que o que de fato se deu. O blogueiro mesmo não via a votaçao de Gustavo passando dos mil, mil e duzentos votos.


BETINHO ROSADO

A votação de Betinho Rosado definhou em relação a 2006. Agora foram 399 votos. 87 votos a menos que em 2006. Com trabalho para ser apresentado aos eleitores, Betinho também sofreu com o respeito das lideranças às posições dos eleitores.


Entre mortos e feridos...

Salvaram-se todos. Foram eleitos Getúlio, Gustavo, Felipe, Henrique e Betinho Rosado.


Isso que dizer...

Que Portalegre tem a partir de agora uma governadora, três senadores, três deputados federais e dois deputados estaduais.

Mais que isso, Portalegre tem mais argumentos que quaisquer outros municípios. Deu grande maioria aos candidatos que estarão na linha de frente do governo. Isto mostra força e deve ser utilizado.

Mais do que nunca esta é a vez de Portalegre. Porém, para que nossa cidade possa dá o salto de crescimento que há muito tempo necessita, além de políticos eleitos e comprometidos com nossa cidade, trabalho, responsabilidade, hombridade, clareza e firmeza nas posições dos portalegrenses serão indispensáveis.



Quem ganhou a eleição em Portalegre?

Pergunta subjetiva que dependendo de como for colocada pode causar desconforto. Em um momento em que se prega aos quatro cantos uma união em favor de Portalegre, escolher um vencedor em uma disputa como a deste ano - disputa esta que saiu totalmente do estereótipo de campanha que tínhamos, mesmo que esse estereotipo viesse sendo desmontado já há algum tempo – é algo que deve servir apenas para análise dos fatos e não para mostrar superioridade política. E como está tudo dando certo, este não é momento para descontentamentos ou mostrar superioridade política.

É mais fácil dizer que quem ganhou foi Portalegre.

Porém, é indiscutível que os Democratas se saíram muito bem das eleições de Portalegre. Vejamos:

A candidata ao governo do partido teve a maior vitória proporcional do Estado. Os deputados federais do partido ficaram em primeiro e terceiro lugares e o deputado estadual ficou em primeiro lugar com larga vantagem. O senador José Agripino ficou em segundo por apenas 18 votos.

Lógico, Tudo isso foi possível graças a uma coalizão e ao respeito às posições escolhidas pelo eleitor. Talvez não fosse possível em outra situação.

Todavia, foram os Democratas que souberam trabalhar de forma mais correta com o contexto que tinham em mãos.


Para terminar

A eleição de Portalegre foi marcada por algumas situações ímpares. A mais importante foi a liberdade de escolha do eleitor, principalmente para os candidatos a vagas proporcionais. Com uma grande quantidade de candidatos dentro do mesmo grupo político, o eleitor ficou à vontade para escolher, sabendo que não seria perseguido fosse qual fosse sua escolhe.

Dentro deste contexto, certamente, conseguir se sobressair quem teve mais serviço prestado ao longo dos anos e que soube mostrar esse serviço de forma mais correta.

Nenhum comentário: