terça-feira, 26 de outubro de 2010

Departamento de Letras do CAMEAM abri inscrições para o exame de proficiência

Edital nº 003/2010/DL/CAMEAM

Que trata da promoção de teste de proficiência em Línguas Estrangeiras – Língua Inglesa e Língua Espanhola pelo Departamento de Letras/CAMEAM/UERN


Considerando que anualmente o Departamento de Letras realiza exame de proficiência em Línguas Estrangeiras; considerando a necessidade de realizar exame de proficiência em Língua Inglesa e em Língua Espanhola neste ano de 2010, semestre 2010.2, para atender principalmente alunos do Programa de Pós-Graduação em Letras – PPGL/UERN, mas também às de demandas da comunidade acadêmica em geral; considerando decisão da Plenária do Departamento que deferiu a realização dos referidos exames, o Departamento de Letras/CAMEAM/UERN torna público o presente Edital com informações e determinações referentes aos Exames de Proficiência em Línguas Estrangeiras (Língua Inglesa e Língua Espanhola).


1. DAS INSCRIÇÕES, DO LOCAL E HORÁRIO DO EXAME

1.1 O requerimento de inscrição para os exames de proficiência, objeto deste Edital, estará disponível na Secretaria do Departamento de Letras/CAMEAM/UERN, no período de 18 de outubro a 05 de novembro de 2010, no horário de 8h às 11h e de 19h às 21h30min.

1.2 A inscrição será feita mediante requerimento em documento próprio – que se encontra disponível na Secretaria do Departamento de Letras/CAMEAM/UERN – e pagamento de taxa de inscrição no valor de R$ 30,00 (trinta reais) por cada exame. O candidato que requerer a inscrição nos exames de proficiência em Língua Inglesa e em Língua Espanhola deverá efetuar o pagamento de R$ 50,00 (cinquenta reais), correspondentes aos dois exames. O valor da taxa deverá ser pago por meio de depósito bancário ou transferência para a Conta Corrente das Atividades de Extensão do Núcleo de Ensino de Línguas e Literaturas - NELL (Agência: 0036-1 Conta Corrente: 49382-1 – Banco do Brasil – PRÓ-REITORIA DE EXTENSÃO/PROEX/NELL). No ato da inscrição, deverá ser entregue o recibo de transferência ou depósito. Os valores pagos não serão devolvidos, seja em casos de indeferimento da inscrição, não comparecimento, desistência ou mesmo reprovação no exame. Para efeito de comprovante de depósito, não serão aceitos recibos de depósito em envelopes, realizados em terminais de auto-atendimento bancário.


1.3 A lista nominal dos candidatos aptos a realizarem o exame será divulgada no dia 09 de novembro de 2010, nas dependências do Departamento de Letras, bem como nas principais dependências do Campus Avançado “Profª. Maria Elisa de Albuquerque Maia” - CAMEAM. O(A) candidato(a) cujo nome não for divulgado na referida lista, poderá se dirigir à secretaria do Departamento de Letras, impreterivelmente, até às 21h do dia 10 de novembro de 2010 para esclarecimentos e possível resolução de problema relativos ao indeferimento da inscrição.

1.4 O candidato cuja inscrição for indeferida, após observar o prazo de correção de inscrições, que se dará no dia 11 de novembro de 2010. Caso não resolva as possíveis pendências, o candidato não poderá realizar o(s) exame(s) de proficiência.

1.5 O acesso dos candidatos ao local de provas dar-se-á mediante apresentação de documento oficial de identificação com foto.

1.6 Não será permitido o acesso de candidatos ao local do exame após o início da aplicação das provas.

1.7 Data, horário e local de realização das provas de proficiência em suas respectivas línguas:

LÍNGUA DATA HORÁRIO LOCAL

Língua Espanhola 18/11/10 14h às 18h Auditório do PPGL/UERN

Língua Inglesa 19/11/10 8h às 12h Auditório do PPGL/UERN


2. APLICAÇÃO DO EXAME DE PROFICIÊNCIA

2.1 As provas serão constituídas de questões de compreensão textual na língua inglesa (para o exame de proficiência em inglês) e questões de compreensão em língua espanhola, (para o exame de proficiência em espanhol) conforme a especifidade de cada exame e terão como objetivo principal aferir a capacidade de leitura e compreensão do candidato nas respectivas línguas.

2.2 Será permitido ao candidato o uso e/ou consulta de dicionários impressos na língua-alvo do exame de proficiência (inglês e/ou espanhol) durante a realização da prova.

2.2.1 Não será permitido o uso de tradutor eletrônico ou quaisquer outros instrumentos de natureza tecnológico-digital.

2.2.2 Todos os membros das bancas examinadoras deverão acompanhar presencialmente a elaboração, a aplicação e a correção das provas (testes de proficiência);


3. DOS RESULTADOS

3.1 Os resultados dos exames de proficiência serão publicados até o dia 30 de novembro de 2010, por meio de listas nominais a serem afixadas em quadros de avisos da sala do Departamento de Letras e nas principais dependências do CAMEAM/UERN.

3.2 Será considerado aprovado no exame, apenas o candidato que obtiver nota igual ou superior a 7,0 (sete).

3.3 O Departamento de Letras/CAMEAM/UERN emitirá documento de certificação da proficiência em suas respectivas Línguas Estrangeiras (LEs) para candidatos aprovados com nota igual ou superior a 7,0 (sete), relativo(s) ao(s) exame(s) da(s) língua(a) ao(s) qual(is) ele tenha se submetido.


4. DO CRONOGRAMA

DESCRIÇÃO DA ATIVIDADE DATA LIMITE

Inscrições 18/10 a 05/11/2010

Divulgação da lista nominal dos requerimentos deferidos 09 de novembro de 2010
Realização do exame de proficiência em Língua Espanhola 18 de novembro de 2010
Realização do exame de proficiência em Língua Inglesa 19 de novembro de 2010
Divulgação dos resultados dos exames Até 30 de novembro de 2010


5. DOS CASOS OMISSOS

5.1 Casos omissos neste Edital serão analisados e dirimidos pelas bancas examinadoras.


Pau dos Ferros – RN, 14 de outubro de 2010



Prof Jailson José dos Santos
Chefe do Departamento de Letras/CAMEAM/UERN
Portaria n° 8760/2009 - GR/UERN

Nenhum comentário: