quarta-feira, 20 de outubro de 2010

COLUNA GASTRONOMIA SEM FRESCURA 20-10






Concurso tem receita potiguar entre as primeiras colocadas

Prato elaborado por instrutores do SENAC fica em segundo lugar no Brasil


Paupiette de Salmão recheada com carne de caju acompanha purê de batatas com castanha e alho poró refogado

O Rio Grande do Norte foi muito bem representado no 2º Concurso de Gastronomia Saudável, que fez parte do 11º Congresso Internacional de Gastronomia e Nutrição, realizado em São Paulo, no final do mês passado. Na última etapa do concurso, em 29 de setembro, no Viver Casa & Gourmet, o chef de cozinha Juliano Pereira e a nutricionista Maria Emília Amaro obtiveram a segunda colocação com a receita “Paupiette de Salmão recheada com carne de caju”.

Fizeram parte do concurso 70 receitas de todo o Brasil, mas somente sete foram selecionadas para a etapa final. O prato potiguar competiu com os estados de São Paulo, Santa Catarina, Paraná, Rio de Janeiro e Bahia e conseguiu impressionar o júri com o sabor impactante e agridoce, ficando atrás apenas de uma dupla de São Paulo.

Para fazer parte da competição, os participantes tinham que atentar para que o prato executado fosse saudável, com valor nutricional correto, além de utilizar técnicas gastronômicas e critérios de segurança alimentar. “Nossa receita contém 456 Kcal, não usamos gordura animal, não contém lactose nem glúten e fornece a quantidade adequada de nutrientes”, explica a nutricionista.

A escolha específica do peixe foi devido ao perfil adequado nutricional, pois é rico em ômega 3 e do caju, que é um ingrediente regional. Emília conta que eles pretenderam surpreender o paladar, inovar no sabor e impressionar o júri. “Usamos o caju integralmente: a parte carnosa foi desfiada e temperada para o recheio e acrescentamos o suco para ficar mais suculento, a castanha foi triturada e adicionada ao purê de batatas, aumentando seu percentual de nutrição”.

Sustentabilidade foi uma palavra de ordem para a execução do prato. Juliano e Emília levaram para o concurso o caju, a castanha e o mel de produtores locais. A idéia de fazer a carne de caju surgiu a partir do “Projeto Caju” que pertence ao Programa SESI Cozinha Brasil, o qual proporciona aos moradores das comunidades em que os cursos são feitos o aprendizado de novas receitas de pratos salgados e doces elaborados com a fruta.

De acordo com Juliano, a receita teve toques internacionais, como a Paupiette que é francesa, não esquecendo dos traços regionais como o caju, o mel e o milho. "É possível adaptar coisas simples para a alta gastronomia".

A nutricionista Maria Emília Amaro e o Chef Juliano Pereira competiram com receitas de todo país e faturaram o segundo lugar no concurso

A nutricionista Maria Emília Amaro é potiguar e há oito anos trabalha na área, ministra o curso de Manipulação Segura de Alimentos no SENAC há quatro anos e foi a primeira vez que ela participou de um concurso gastronômico. “Foi um experiência muito boa, eu não tinha dimensão da quantidade de receitas que seriam inscritas, e ao sermos parabenizados foi uma sensação de privilégio muito grande em representar o Estado para o júri, que era muito exigente”, afirma Emília.

O Chef de cozinha Juliano Pereira é paulista, mas mora em Natal há três anos, mesmo tempo em que faz parte da equipe do SENAC como Instrutor na área de gastronomia, no curso de Cozinheiro e em outras oficinas. Há 6 anos ele está no ramo da gastronomia e também foi a primeira vez que participou de um concurso como competidor. “É muito enriquecedor mostrar nosso trabalho e ser reconhecido no Brasil, ainda mais quando adaptamos coisas simples para a alta gastronomia”.

O júri do Concurso Gastronomia Saudável 2010 foi composto por uma equipe de profissionais renomados formada por Chefs de Cozinha e Nutricionistas, coordenados pelo Chef Patrick Martin do Le Cordon Bleu de Paris e pela Dra. Sibele Agostini, editora da revista Nutrição em Pauta e Diretora Científica do Núcleo Atualização Científica em Nutrição.

Para 2011, a dupla conta que já está pensando em como vai elaborar o prato, agora almejando o primeiro lugar. Vamos torcer!

O SENAC é parceiro do Festival Gastronômico de Pau dos Ferros e muito tem contribuído para o sucesso do evento.
Fonte: Portal Deguste.

Nenhum comentário: