domingo, 13 de janeiro de 2013

Verba liberada para deputado abastece empresa do próprio assessor, diz jornal


Recursos aprovados pelo governo federal eram usados para contratar a Bonacci Engenharia.

Uma parte do dinheiro liberado pelo governo federal ao líder do PMDB na Câmara, Henrique Eduardo Alves (RN), foi usada para contratar a empresa de um assessor do gabinete do próprio deputado, afirma reportagem da Folha de S. Paulo deste domingo (13).

O jornal identificou pelo menos três prefeituras do Rio Grande do Norte que contrataram a empresa Bonacci Engenharia e Comércio Ltda, do assessor Aluizio Dutra de Almeida, usando recursos liberados a Alves pelo Orçamento da União por meio das "emendas parlamentares". Na época da contratação, os prefeitos dessas cidades eram do PMDB.

Almeida trabalha com Henrique Alves na Câmara desde 1998 e é tesoureiro do PMDB regional em Natal, presidido pelo deputado.Segundo a reportagem, em 2009, o líder do PMDB destinou R$ 200 mil das emendas para a construção da praça da Criança na cidade de Campo Grande, a 265 km de Natal. O Ministério do Turismo liberou o dinheiro e no ano seguinte, o prefeito Bibi de Nenca, do PMDB, usou o recurso para contratar a Bonacci Engenharia.

Exemplos parecidos ocorreram em de São Gonçalo do Amarante e Brejinho em 2008, quando foram usados os recursos liberados pelo Ministério das Cidades para contratar a Bonacci Engenharia.

Alves, 64 anos, é deputado há 42 anos e é o mais antigo em número de mandatos dentro da Câmara. Ele é o candidato favorito para assumir a presidência da Câmara na eleição de fevereiro. Tem o apoio da base do governo, da presidente Dilma Rousseff e de partidos da oposição.

 Outro lado

O deputado não quis dar entrevista ao jornal. Por meio da assessoria, negou irregularidade e disse que só acompanha o processo político na indicação das emendas.A assessoria disse ainda que as explicações deveriam ser dadas pelo assessor.  

R7

Nenhum comentário: