quarta-feira, 4 de agosto de 2010

TUDO PRONTO PARA O II FESTIVAL GASTRONÔMICO E CULTURAL DE PORTALEGRE

Festival acontece de 6 a 8 de agosto, numa das mais belas cidades serranas do Rio Grande do Norte. Haverá oficinas gastronômicas de cozinha portuguesa e brasileira, cozinha-show, degustações, bares e restaurantes, além de shows musicais de Dorgival Dantas, Waldonys, Santana, Irah Caldeira entre outros.

A cozinha nativa e a influência da culinária portuguesa trazida pelas famílias que habitaram as cidades serranas potiguares vão nortear o II Festival Gastronômico e Cultural de Portalegre, que começa na próxima sexta-feira, dia 6 de agosto e prossegue até o domingo 8, na praça da Matriz. O município, localizado na região oeste potiguar, a 366 km da capital Natal e 146 km de Mossoró, agrega gastronomia e cultura à programação turística desta cidade de clima ameno, quedas d’água e altitude serrana de 710 metros em relação ao nível do mar.

A programação envolve atividades gastronômicas e artísticas gratuitas para a comunidade e turistas, oficinas sobre diversos temas para adultos e crianças, cozinha-show, degustação de pratos elaborados pelos chefs a preços populares, concurso gastronômico, restaurantes e bares, programação musical que prestigia a música de raiz com shows de Santana, Irah Caldeira, Dorgival Dantas, Waldonys entre outros.

Haverá oficinas de cozinha luso brasileira com os chefs Arthur Coelho e Sanylle Faraj. Harmonizações com cafés, vinhos e coqueteis tendo como palestrantes o consultor e dono da Gran Cru Rodrigo Lima, chef Gabriel Camilo, o barista catarinense Alcides Zis e chef Cacau Wanderley.

A oficina gastronômica para crianças será realizada pela chef Cacau Wanderley. Já o de cozinha regional terá à frente os chefs Kaio Aragão e Gabriel Camilo. O concurso gastronômico será a atração da segunda noite, quando estarão concorrendo apenas profissionais da região criando pratos que tenham pelo menos dois ingredientes típicos, como castanha de caju, mel etc.

“É muito importante que se valorize o potencial local e aquilo que já é usado na gastronomia típica da cidade”, disse a chef Cacau Wanderley.

A degustação-show — uma tenda onde os chefs preparam pratos na hora a preços baixos —terá Cacau Wanderley e Gabriel Camilo criando pratos da culinária portuguesa na sexta-feira. No sábado, os chefs apostam na cozinha brasileira e regional. Além dos chefs convidados, sobem a serra equipe de alunos do curso superior de Gastronomia da Universidade Potiguar.

RESTAURANTES NA PRAÇA E OUTRAS OPÇÕES

Como já é tradição nos festivais, a praça da Matriz Cel. Vicente do Rego Filho estará tomada de restaurantes convidados. Entre as novidades, o tradicional Restaurante da Totoia de Natal estreia no festival. Também participam a pizzaria Calígula, de Pipa, os restaurantes Alagoana, Mirante Boa Vista, restaurante do Hotel Portal da Serra e Ombak Cachaçaria. Entre os bares, o Salsa, Minha Massa, Churrasketto e a chocolateria Showcofrutas.

Além dos restaurantes participantes, a cidade possui outros estabelecimentos onde o turista poderá tomar café da manhã ou almoçar. Tem a delicatessen Pão Nosso, localizado próximo da Prefeitura, a SOS Pizzaria (r Manoel de Freitas), e ainda os restaurantes Norte Sampa, Mirante Boa Vista, Bar do Aldo e restaurante do hotel Portal da Serra.

O II Festival Gastronômico de Portalegre é promovido pela Prefeitura local através do prefeito Euclides Pereira de Souza e das Secretarias de Cultura e Eventos e de Turismo, com patrocínio do Governo do Estado e produção executiva da equipe dos Festivais Gastronômicos e Culturais do RN.

Também são parceiros do festival a Brasinox — responsável por todos os fornos da cozinha show —, Dubeef, Eloi Chaves Distribuidora, Hortifruti Rangel, Multibar, Saeco e Flor de Sal (Cimsal).


PROGRAMAÇÃO MUSICAL CAPRICHADA

O Festival de Portalegre faz a diferença trazendo o forró tradicional como foco de sua programação. Na sexta-feira haverá shows de Alexandro Bandeira (coreto), a pernambucana Irah Caldeira (palco principal) e o sanfoneiro, cantor e compositor potiguar de grande prestígio nacional, Dorgival Dantas.

No sábado, as atrações são a banda Tree Gaúcho (coreto) e, no palco principal, Os Tremendões, encerrando com o sanfoneiro e grande cantador pernambucano Santana.
No domingo, o coreto recebe a Banda R3 de Natal, encerrando com o sanfoneiro cearense Waldonys e Anísio Junior e Forró Pé de Serra.


II Festival Gastronômico de Portalegre

Tenda Gastronômica

Sexta 06/08/2010

(abertura, foco no mundo da gastronomia)


Sábado 07/08/2010
(foco no concurso encerrando com vinhos e cafés)


Domingo 08/08/2010
(foco na população)



Degustação Show
Pratos

Sexta 06/08/2010
(cozinha Portuguesa)



ATRAÇÕES MUSICAIS

DIA 06/08 SEXTA-FEIRA

CORETO: ALEXANDRO BANDEIRA

PALCO PRINCIPAL: IRAH CALDEIRA
DORGIVAL DANTAS

DIA 07/08 SÁBADO

CORETO: TREE GAUCHO (NATAL/RN)

PALCO PRINCIPAL: TREMENDÕES
SANTANA – O CANTADOR


DIA 08/08 DOMINGO

CORETO: BANDA R3 (NATAL/RN)

PALCO PRINCIPAL: WALDONYS
ANÍSIO JUNIOR E FORRÓ PÉ DE SERRA

Nenhum comentário: