quarta-feira, 12 de março de 2014

Governadora apresenta RN Sustentável em Pau dos Ferros

Com informações de ASSECOM/RN

A Governadora Rosalba Ciarlini divulgou nesta quarta-feira (12), em Pau dos Ferros as ações do RN Sustentável, uma parceria do Governo do Estado com o Banco Mundial. O objetivo do RN Sustentável é diminuir as diferenças socioeconômicas do Estado por meio de intervenções estratégicas governamentais.

Para a governafora Rosalba Ciarlini o projeto alcançará toda a população potiguar e as ações vão ter início ainda nesta semana, quando está srndo feita a divulgação do programa nos municípios de Mossoró, Pau dos Ferros e Apodi.

No momento, o projeto se encontra na fase de liberação de investimentos, com o lançamento dos editais por região.  

Por isso, a Governadora e a equipe do RN Sustentável vão a campo esclarecer as regras de acesso aos editais, normas e procedimentos, dando prioridade aos agricultores familiares, empreendedores da economia solidária, jovens, mulheres, e membros de comunidades indígenas e quilombolas.

O programa promoverá ações estratégicas para melhorar os serviços de educação, saúde e segurança, além de estimular o crescimento das cadeias produtivas do turismo, cultura, artesanato, fruticultura, agricultura familiar, pequenos negócios, caprinocultura, apicultura, laticínios, pesca e contemplar a construção de escolas, hospitais, barragens, entre outros.

O RN Sustentável foi lançado no dia 29 de outubro, na presença da presidente do Banco Mundial para o Brasil, Deborah Wetzel. No total, serão investidos 540 milhões de dólares, recursos que contam com as garantias financeiras do Governo Federal.

A liberação do montante acontecerá em duas etapas. Na primeira, serão liberados US$ 360 milhões.

Já a segunda, no valor de US$ 180 milhões, acontecerá quando 40% dos recursos iniciais tiverem sido executados.

O RN Sustentável tem coordenação-geral da própria Governadora Rosalba Ciarlini e coordenação-executiva da Secretaria de Estado do Planejamento e das Finanças (Seplan).  

Além disso, o projeto conta com a participação das secretarias de Estado da Educação, Saúde, Segurança Pública, Turismo, Trabalho e Assistência Social, Agricultura, Desenvolvimento Econômico, Departamento de Estradas de Rodagem, com extensão para órgãos indiretos do Governo do Estado.

Nenhum comentário: