segunda-feira, 29 de abril de 2013

Governo do RN anuncia investimentos para o Oeste durante entrega de cisternas em São Miguel

Por Assecom/RN
 
Na noite desta sexta-feira (26), a governadora Rosalba Ciarlini participou das comemorações pela construção de 1308 cisternas dedicadas à região Oeste do estado. A solenidade fez parte da missa de ação de graças e foi realizada na Capela de São Pedro, no sítio Cidade, em São Miguel.

Os equipamentos fazem parte do Programa Cisternas, do Ministério Social e Combate à Fome, em parceria com o Governo do RN, por meio da Secretaria de Estado de Trabalho, da Habitação e da Assistência Social (Sethas) e o Serviço de Apoio aos Projetos Alternativos Comunitários (Seapac).

O programa de cisternas é o maior já implementado no Rio Grande do Norte e é executado em parceria entre o Governo Federal, por meio do Ministério do Desenvolvimento Social e Combate à Fome-MDS, e o Governo do Estado, através da Secretaria de Estado do Trabalho e da Assistência Social-Sethas, com investimentos de R$ 4,7 milhões. No total, o programa prevê, até o final de junho, a construção de 3.100 reservatórios de alvenaria em 47 municípios potiguares.

Além de São Miguel, foram contemplados pelo programa os municípios de Venha Ver (103 reservatórios), Coronel João Pessoa (67), Doutor Severiano (130), Itaú (56), Rodolfo Fernandes (56), Portalegre (138), Riacho da Cruz (21), Taboleiro Grande (22), Água Nova (51)¸ Riacho de Santana (52), Marcelino Vieira (62), Paraná (60) e Luís Gomes (189).

Para a população, a governadora Rosalba Ciarlni lembrou as ações que o Governo vem realizando, incluindo o programa para a construção de 15 mil cisternas em todo o estado, o andamento da licitação da adutora de Santa Cruz, que beneficiará 26 cidades do Oeste potiguar, a instalação de equipamentos em 1.100 poços e a assinatura do convênio para a barragem de Oiticica.

"Vamos fazer as barragens de Pedra Branca, Poço de Varas, a barragem de Lajes, além da construção de mais poços, cisternas e mais adutoras. Temos ainda as três mil barragens subterrâneas, das quais mil já estão sendo construídas. O RN será outro e nunca mais sofreremos com os efeitos da seca e estiagem", adiantou.

Além da governadora participaram da solenidade os secretários da Semarh, Leonardo Rêgo e da Sethas, Luiz Eduardo Carneiro; padre Ivanoff Medeiros, da diocese de Caicó e representante do Seapac; Igo da Costa Arsky, coordenador Geral do acesso à água da Secretaria Nacional de Segurança Alimentar Nutricional do MDS; o prefeito de São Miguel, Dario Vieira, prefeitos de cidades vizinhas e vereadores de São Miguel.

CONVÊNIO

Em outro convênio do MDS com o Governo do RN, através da Sethas, serão investidos R$ 33,8 milhões para a construção de 2 mil cisternas de placa, 5.100 de calçadão, de 56 mil litros, 250 tanques de produção, dedicados para criação de animais e produção de alimentos, e 120 cisternas em escolas. Ao todo, 62 municípios serão contemplados.

Nenhum comentário: