quarta-feira, 3 de fevereiro de 2010

Em Pau dos Ferros, população é beneficiada com distribuição do leite de Soja

Pau dos Ferros – A Prefeitura de Pau dos Ferros, através da Secretaria Municipal da Juventude, Habitação e Ação Social, mantém o Programa ‘Vaca Mecânica’. Um projeto que beneficia a camada mais carente da população de Pau dos Ferros, com a distribuição diária de leite de soja, como forma de complementação nutricional.

Cerca de 1.000 litros de leite á base de soja são distribuídos diariamente de forma direta e gratuita a população. Além de atender a população carente, o leite de soja também vem servindo como suplemento alimentar nas creches como também ao Grupo de Jovens da Terceira Idade, gestantes, menores de 02 anos de idade, portadores de deficiência e nutrizes.

A manutenção deste importante programa foi uma determinação do Prefeito Leonardo Rego, que reconhece a relevância do leite na mesa dos cidadãos que não possuem condições de comprar, diariamente, um alimento tão nutritivo, como o leite.

São inúmeros os benefícios do leite, que é produzido do feijão de soja. Uma excelente alternativa ao leite de vaca, além de uma grande fonte de proteínas. É de fácil digestão, não contém colesterol e tem menos gordura que o leite bovino.

O processo de preparação desta bebida tem início, quando os feijões de soja são umedecidos em água e depois processados. Posteriormente, a massa formada deve ser cozida (para destruir toxinas que impedem a absorção de proteínas). O filtrado obtido é o leite de soja. Possui um baixo teor de glicídios (açúcares), e não possui lactose.

De acordo com estudos realizados com o leite de soja, ficou comprovado que ele atua de forma bastante significativa no combate aos sintomas da menopausa e, como também, à osteoporose, auxilia na redução de colesterol no sangue e na prevenção e tratamento de muitos tipos de câncer Além de uma excelente fonte de vitaminas e minerais, indispensáveis às crianças, idosos e gestantes.

“A importância desse programa se dá, principalmente, quando sabemos das dificuldades das famílias em não conseguir oferecer todas as vitaminas necessárias que as crianças precisam. Este leite faz muito bem e complementar a alimentação de crianças e idosos”, concluiu o Prefeito Leonardo Rego.

O Projeto é modelo no Médio e Alto Oeste em decorrência de sua importância e alcance social. No entanto, as dificuldades para manutenção deste programa são muito grandes. Mas, segundo Leonardo, todos os esforços vão ser feitos para a manutenção das atividades da ‘vaca mecânica’.

Nenhum comentário: