quinta-feira, 4 de fevereiro de 2010

COLUNA GASTRONOMIA SEM FRESCURA



Seridoenses dominam a gastronomia de Natal



A região do Seridó do Rio Grande do Norte, que se tivesse uma capital seria Caicó, tem entre suas características a limpeza e organização de suas cidades, a hospitalidade culinária de seu povo (dificilmente alguém passa pela casa de um seridoense sem ser bem servido) e o empreendedorismo dos seus filhos.

Em Natal, esse empreendedorismo ultrapassou a fronteira do clichê da carne de sol e do queijo do coalho. Embora sejam esses os itens mais representativos da culinária seridoense, o poder de repercussão dos restaurantes originados dessa cultura transita por um universo bem mais complexo e sofisticado do que essas referências folclóricas.


Do sanduíche mais antigo vendido numa esquina, ao restaurante mais glamouroso, o Seridó está presente em todos os estratos sociais da gastronomia, incluindo aí a iniciativa de transformar a arte culinária em foco de ações jornalísticas. Claro exemplo disso é a própria Revista Deguste que foi idealizada por um legítimo seridoense, o jornalista Luís Benício Tavares Siqueira, que é de Caicó.

Talvez a nossa gastronomia não tivesse a mesma força representativa se faltassem ao mercado marcas como Abade, Âncora Caipira, Brocoió, Camarões, Daguia Tortas Finas, Farofa D’agua, La Tavola, Pinga Fogo, Piazzale, Salomé, Tirinete, e até mesmo a Kopenhagen, que embora seja uma marca nacional fundada no Sul do País, tem suas lojas no RN dirigidas por uma caicoense.

Uma curiosidade é que em Caicó existem hoje duas filiais de restaurantes da região do alto oeste que são a Pizzaria Água na Boca e o Xina Mania.




Boas novidades no cardápio da Reis Magos a partir de fevereiro

Restaurante e pizzaria nasceu em 1984 e já possui cinco lojas na cidade


Sinônimo de qualidade no atendimento, o restaurante e pizzaria Famiglia Reis Magos acaba de completar 26 anos. Seguindo a receita que garantiu o sucesso do estabelecimento, os clientes terão novidades em 2010. Além da inauguração de mais uma loja - aumentando o número de unidades para cinco -, o cardápio será reformulado e promete agradar tanto os clientes mais tradicionais, como os mais exigentes.

As mudanças serão implantadas seguindo as instruções do Senhor Pizza, consultor reconhecido internacionalmente. A partir de fevereiro, a casa já contará com novos sabores indicados pelo profissional, que esteve na cidade durante o Carnatal e já iniciou o trabalho de reformulação.

“Assinamos contrato de exclusividade com o Senhor Pizza e, em Natal, seremos os únicos a ter essa consultoria. Serão mudanças freqüentes no cardápio, trazendo sabores novos que fazem sucesso em outras praças, além das opções tradicionais”, explicou o proprietário Cícero Barroso.

Mesmo sendo reconhecida atualmente pelo alto padrão, chegar a esse nível não foi fácil e precisou de muita dedicação de Cícero Barroso, um ex-representante de laticínios que aceitou assumir a empresa ainda no seu primeiro ano de existência, em 1984, quando a Reis Magos servia apenas pizzas.

“O Sr. Adauto inaugurou a pizzaria, mas teve que voltar para São Paulo para cuidar de um hotel que era dono. Tentou passar a casa para várias pessoas, mas ninguém queria. Eu decidi aceitar a empreitada e passei a implementar os meus conhecimentos de Comunicação e Marketing. Gradualmente, melhoramos os pratos, o atendimento, além de implementar o delivery, que na época não existia em Natal. Hoje temos até um call center para cuidar dos pedidos”, explicou Cícero.

Após mais de duas décadas e meia de trabalho, a visão do proprietário é aumentar o número de pontos, ficando mais perto do consumidor. Apesar da maior variedade de lojas, Cícero revela que o foco da empresa cada vez mais será as entregas, tendo em vista que é possível atender a um número maior de pessoas com um custo muito mais baixo.

“Nossa idéia é diminuir a distância entre o consumidor e a Famiglia Reis Magos. Mas dando preferência ao formato de delivery, já que é muito mais viável de gerir. Na casa da Engenheiro Roberto Freire, por exemplo, temos mais de 50 funcionários, enquanto na nova filial de Nova Parnamirim são cerca de 10. Nosso próximo passo é abrir um ponto na Zona Norte, mas temos que fazer as coisas com os pés no chão sempre”, finalizou.

Muito boa a sacada da Reis Magos, o Senhor Pizza é o principal nome nacional quando o assunto é pizza, já estive em um evento dele e até foi destaque nesta coluna. É realmente fantástica a maneira como ele prepara pizzas.



RESTAURANTE DE ALTO NÍVEL EM MOSSORÓ



Há muito tempo que observo o avanço gastronômico de Mossoró, basta só dizer que hoje temos grandes restaurantes lá instalados (alguns deles participaram do II Festival Gastronômico de Pau dos Ferros) e que em breve serão inaugurados nomes como Mister Pizza e Real Botequim como já foi falado aqui na coluna. Em recente visita a cidade tive o prazer de conhecer o restaurante Donaire do Hotel Garbos, realmente estrutura e cozinha de alto nível, tudo muito luxuoso.

Nenhum comentário: