quarta-feira, 20 de janeiro de 2010

Secretaria de Saúde de Pau dos Ferros investe no combate a dengue

Preocupado com a saúde da população, em que no período chuvoso, ocasiona a proliferação do mosquito da Dengue, o “Aedes aegypti”, aumentando dessa forma, os riscos e as ocorrências de casos da doença, inclusive, em suas formas graves, foi que a Prefeitura de Pau dos Ferros, através da Secretaria Municipal de Saúde e Saneamento de Pau dos Ferros intensificou os trabalhos dos Agentes de endemias e adotou as medidas que possibilitaram eliminar os criadouros do mosquito.

Secretaria Municipal de Saúde de Pau dos Ferros, através da Equipe de Controle de Endemias iniciou seu trabalho de Combate à Dengue neste último dia 07.

Uma das medidas adotadas pela Secretaria para um combate eficaz ao mosquito foi a formulação de uma campanha específica para o período de chuvas dentro do município, onde foram adotadas ações de mobilização da população priorizando os bairros que são considerados zonas de risco, e a adesão da população é fundamental nesses trabalhos, pois o mosquito transmissor se reproduz, principalmente em reservatórios dentro das próprias residências.

Segundo o Secretário de Saúde, Fabrício Torquato, os trabalhos de prevenção, e o controle do mosquito torna-se mais eficaz com a iniciativa do poder publico e o envolvimento da comunidade. Assim é possível evitar casos da doença no município.

De acordo com o levantamento realizado pela Secretaria, foram encontrados três focos do mosquito transmissor da Dengue, sendo um foco na Rua Augusto F. Souza no bairro Riacho do Meio e dois focos na Rua Paul Harris no bairro São Benedito. A partir dos focos encontrados foram trabalhadas as áreas do entorno dos focos e em seguida foi iniciado o trabalho bairro a bairro.

De acordo com Fabrício Torquato, também está sendo realizada ação educativa em toda a cidade através dos Agentes Comunitários de Saúde, afinal, a participação da população é de fundamental importância.

Para o Prefeito Leonardo Rego, o combate ao mosquito da dengue é uma prioridade para nossa administração. E Leonardo complementa informando que “o combate à dengue somente poderá ser completamente eficaz com a participação da população, uma vez que 80% dos criadouros são domésticos, como caixas d´água, vasos de plantas e outros reservatórios”, declarou o Prefeito Leonardo.

Nenhum comentário: