quarta-feira, 20 de janeiro de 2010

COLUNA GASTRONOMIA SEM FRESCURA



O sucesso do Piazzale

Com a cidade cheia de turistas, os restaurantes de Ponta Negra estão com um fluxo de clientes muito acima da média.

O Piazzale, do jovem chef Thiago Gomes (convidado especial que esteve no I Festival Gastronômico de Pau dos Ferros), está batendo todos os recordes em termos de movimento. O restaurante nunca vendeu tanto desde que abriu as portas, em 1997.

Nesse último final de semana, quem esteve por lá foi a prefeita de Natal, Micarla de Sousa, que pôde constatar a intensa movimentação, além de saborear as deliciosas massas que fazem do Piazzale um dos melhores restaurantes de Natal.

Fico feliz com o sucesso do amigo “Fonfa”, apelido pelo qual é mais conhecido. Aguardo sua vinda a Pau dos Ferros.



Café colonial é tradição em Gramado


As duas principais atrações gastronômicas de Gramado são, sem dúvida, o café colonial e as casas de fondue. Visitar a cidade e não se deliciar com essas iguarias é o mesmo que conhecer o Rio Grande do Norte e não provar da nossa carne de sol, do queijo de coalho e do nosso camarão.

O café colonial está ligado às tradições da cultura e da cozinha alemã e italiana, tão presentes no sul do país. Mas ele é uma refeição que não tem a finalidade exclusiva de um café da manhã, podendo ser degustado a qualquer momento. Várias casas especializadas abrem as portas a partir das 11 horas, outras até um pouco mais tarde.

O café colonial é a representação da mesa farta composta de alimentos como pães variados, manteiga, queijos, schmier (geléia), bolos, presunto, embutidos, leite, café, chocolate quente, vinho, salsicha bock, carne de porco, rosca, biscoitos e mel, entre outros. A maioria dos produtos é artesanal e de produção caseira.

Ao custo de R$ 35, o cliente tem à disposição um verdadeiro banquete

O cardápio inclui cerca de 80 variedades de quitutes, entre doces e salgados. Por um preço fixo de R$ 35, o cliente tem à disposição um verdadeiro banquete, e qualquer um desses itens pode ser pedido livremente. Funciona como uma espécie de rodízio, sendo que a mesa é primeiramente montada e depois o cliente vai pedindo aquilo que ele mais gostar. Interessante, não? Depois de pronta, a mesa é um convite ao pecado da gula.

Eu já tive o prazer de ir a um Café Colonial e é sem dúvidas uma das mais impressionantes experiências gastronômicas que se pode vivenciar.

Nenhum comentário: