segunda-feira, 27 de outubro de 2008

Pórtico homenageará fundador da cidade

A Sessão da Câmara nessa sexta-feira (24/10), aprovou o Projeto de Lei Nº 013/2008, dispondo sobre a denominação do Pórtico na Av. Dr. Antônio Martins, entrada da cidade sentido Viçosa.

O Projeto foi enviado pelo Executivo dia 14/10, ficou em tramitação passando pela análise das Comissões, finalmente sendo aprovado nessa sexta-feira 24/10, por unanimidade da Casa, apesar de duas ausências.
Vereadores presentes: Ecimar Pereira Carlos (Presidente da Câmara), Adriana Rêgo, Francisco de Assis Oliveira, Leci Carvalho, Euclides Pereira Neto, Cícero Monteiro e José Augusto Rêgo (Presidente das Comissões). A vereadora Maria Auxiliadora compareceu no final da Sessão.

Discutido e aprovado o Projeto, fica o Pórtico com a denominação de “Pórtico Dr. Miguel Carlos Caldeira de Pina Castelo Branco”, norte-alentejano, Juiz de Fora que em 08 de dezembro de 1761 fundou a nossa Portalegre, sendo fato que nas distantes terras alentejanas de origem do Juiz existir, com características morfológicas similares, uma cidade de mesmo nome “Portalegre”, assim batizou a Vila, que ora erguia, com o mesmo topônimo “Portalegre”.

Consideramos que desta intenção, explorando com entusiasmo e com realismo as afinidades e os interesses comuns às duas comunidades (brasileira potiguar e portuguesa alentejana), torna-se uma oportunidade para fortalecermos ainda mais os laços que nos unem à Portalegre/NA-Portugal, fazendo jus às premissas do Protocolo de Geminação.


Na pauta da Sessão foi discutido, ainda, o Projeto de Lei de Diretrizes Orçamentárias para 2009, que está em tramitação.

No plenário estiveram: o Secretário de Educação e Cultura, Prof. Sales Andrade, o Secretário de Assistência Social, Aureciano Bessa, a Secretária de Turismo e Meio Ambiente, Aucely Costa, o Diretor de Saúde, Temístocles Maia de Lucena; os empresários Edielson Soares (Pousada e Mirante Boa Vista), Marcelo Alexandre (Loja Ocasião), bem como Francisco Marinho (Movimento dos Democratas Jovens), Chico Timóteo.


O povo teve sua representação através dos seus representantes legais.



TEMÁTICA
A temática do Pórtico é “Estância Serrana”, levando-se em consideração o fato de Portalegre ser um a serra e ser rica em fontes hidrominerais.

Temática é o que não falta, haja vista Portalegre ter uma rica história e cultura, certamente para o próximo Pórtico pode-se trabalhar: Engenhos de farinha ou de açúcar, o São Gonçalo, São João, a Padroeira, o caju, etc.

Fonte:SEMATUR

Nenhum comentário: