segunda-feira, 27 de outubro de 2008

Programa café com o Presidente

Segundo turno da eleição mostra que o processo democrático saiu fortalecido, afirma Lula


Apresentador: Olá, você em todo o Brasil. Eu sou o Luciano Seixas e nós estamos começando o Programa Café com o Presidente, o programa de rádio do presidente Lula. Olá, presidente, como vai. Tudo bem?
Presidente: Tudo bem, Luciano.

Apresentador: Presidente, o senhor está falando de São Bernardo do Campo, e nós estamos aqui nos estúdios da EBC, em Brasília. Neste domingo, trinta cidades brasileiras participaram do segundo turno da eleição. Como é que foi esse processo? Tranqüilo como no primeiro turno, presidente?

Presidente: Mais uma vez, Luciano, eu acho que é preciso dar os parabéns ao processo eleitoral brasileiro, à justiça eleitoral, ao voto eletrônico, porque eles funcionam de forma extraordinária. Foram milhões de votos, em trinta cidades, que permitiram que a gente, com duas horas depois, tivesse o resultado final. Eu penso que saiu fortalecido nosso processo democrático. Demonstra, claramente, que o povo brasileiro não precisa mais de interlocutor entre sua vontade política e a escolha a um candidato a prefeito, um candidato a governador, um presidente da república. O povo toma as suas decisões de forma soberana e eu acho que isso é extremamente importante para o Brasil. O segundo turno foi muito tranqüilo, foi mais uma comprovação que a democracia é a mais importante de todas as conquistas. Eu acho que o Brasil está consolidando cada vez mais seu sistema democrático. Eu penso que as instituições cada vez mais sólidas, liberdade de expressão e partidária... E eu acho que os partidos estão se fortalecendo nesse processo eleitoral. Por isso eu estou convencido de que o segundo turno foi muito importante para fortalecer a democracia brasileira.

Apresentador: Presidente, qual a importância da figura do prefeito no processo democrático?

Presidente: Olha, um prefeito tem um papel extremamente importante. Veja, porque nenhum governador de estado pode, da capital, dirigir os interesses de todos os municípios. E muito menos, um presidente da república pode, de Brasília, governar os municípios. Dai porque nós criamos o fortalecimento dessa relação entre federativa, ou seja, na medida em que grande parte dos programas políticos, dos programas sociais do governo, é feita em parceria com as prefeituras, e nós repassamos o dinheiro para os investimentos na área da saúde, na área da educação, na área da habitação e do saneamento básico. Na medida em que os prefeitos podem executá-los com muito mais facilidade porque o prefeito está em contato direto com a população. Eu penso que isso é muito importante para a sociedade brasileira, nós temos feito muitos programas sociais em parcerias com os prefeitos. Só para você ter idéia, Luciano, o cadastro do Bolsa Família é feito pelas prefeituras. Eu não quero saber a que partido político pertence o prefeito, eu quero é saber que ele é o prefeito e que, portanto, ele tem tanta responsabilidade quanto eu para ajudar a resolver o problema da população. Então, nós vamos trabalhar muito mais fortemente com os prefeitos a partir de agora. Vamos trabalhar com eles para que a gente possa, inclusive, fazer mais políticas sociais, mais políticas habitacionais, mais políticas de saúde. E isso tem que ser trabalhado junto com os prefeitos porque, eu acho que eles são peças extremamente importantes nesse processo de consolidar a democracia no nosso país.

Apresentador: Você está ouvindo o Café com o Presidente. E hoje, o presidente Lula faz um balanço do segundo turno das eleições municipais. Bem, presidente, finalizado o processo eleitoral, o que é importante a partir de agora?

Presidente: Eu assisti muitos debates na televisão, muitas conversas. E, muitas vezes, as pessoas ficam se perguntado quem ganhou, quem perdeu, e quem deixou de ganhar. Primeiro, eu acho que quem ganhou foi o povo brasileiro que, livremente, escolheu seus candidatos. Segundo, é a primeira vez na história do Brasil que uma eleição é feita em que todos os candidatos, independentemente do partido político, todos eles enalteceram a relação que o governo federal tem tido com as prefeituras brasileiras. E, ao mesmo tempo, eu acredito que o prefeito eleito, ele agora passa a ser vidraça, porque agora ele passa a ser cobrado por todas as coisas que ele prometeu durante o processo eleitoral. Ele agora não é mais franco atirador, ele agora é executor. E é nessa execução que temos que construir a parceria entre prefeito, governo dos estados e governo federal para que as coisas possam dar certo e para que o povo possa ser o mais beneficiado do resultado eleitoral brasileiro. Estou convencido de que a parceria entre prefeito, governos estaduais e governo federal será cada vez mais forte. E eu estou convencido de que o povo aprendeu a cobrar, com muito mais força, aquilo que ele entende que tem direito. O resultado nós temos que respeitar porque é o resultado que foi a vontade expressada pelo povo na eleição. E isso merece o nosso respeito. E torcer para que os prefeitos consigam fazer tudo aquilo que eles prometeram durante o processo eleitoral.

Apresentador: Ok, muito obrigado, presidente Lula. Nós gostaríamos de aproveitar essa oportunidade, a equipe do Café com o Presidente, neste dia de hoje de parabenizá-lo pelo seu aniversário, presidente.

Presidente: Obrigado, Luciano.

Apresentador: Até a próxima segunda-feira.

Presidente: Obrigado, e até a próxima segunda-feira.

Apresentador: O programa Café com o Presidente volta na próxima segunda-feira. Até lá.

Nenhum comentário: