terça-feira, 28 de outubro de 2008

PEQUENA REFLEXÃO SOBRE A QUESTÃO DA RECICLAGEM

Por Antonio Pereira Sobrinho
VSR recicláveis

Antes de qualquer coisa é preciso explicar, de forma simples e popular, alguns termos, algumas palavras, que são usadas diariamente e não se entende o real significado.

LIXO: é algo que não serve, que se leva de um lugar para outro só com o objetivo de se ver livre, que atrapalha, que gera doença e que não importa para onde se leve sempre causa problemas e transtorno.

LIXO ORGÃNICO: produzido pela natureza, como resto de comida, fezes, plantas e animais mortos.

LIXO SINTÉTICO OU NÃO ORGÂNICO: são materiais fabricados pelo homem a partir de materiais encontrados na natureza. Como objetos de plástico, borracha, vidro, ferro, e papelão. A natureza leva muito tempo para decompor esse tipo de lixo.

MATERIAL RECICLÁVEL: é algo que serve, que se aproveita, que pode estar sujo, mas que passando por um determinado processo, volta a ser limpo e útil novamente. Assim como uma garrafa de plástico, que já foi usada, pode ser lavada, derretida e colocada em formas se transformado em bacias. Assim como as fezes, que são jogadas de qualquer maneira, sem destino certo, de um lugar para outro, de um rio para outro, podem ser chamadas de lixo, mas se forem encaminhadas para uma unidade de tratamento para servirem de adubo ou transformadas em energia, já deveriam ser chamadas de "recicláveis orgânicos".

RECICLAR: é não deixar que as coisas que usamos virem lixo. É fazer que elas circulem, girem. Usa, suja, quebra, junta, lava, derrete e usa como material limpo novamente.

O Planeta Terra está super povoado. Para que as áreas povoadas vivam bem é preciso que haja enormes áreas não povoadas. O homem está criando cada vez mais materiais não orgânicos. Não dá mais para tratar esse material como lixo, pois não há mais onde armazenar sem causar grandes danos a natureza e queimar polui o ar. A solução é reciclar.

Hoje, uma cidade, como Portalegre que está se desenvolvendo se modernizando, mas que ainda é pequena, se quiser, se tiver união, se quiser um futuro melhor para seus filhos e netos, pode se tornar uma cidade sem lixo. Uma cidade reciclável. O comercio pode ajudar, só revendendo mercadorias que ela própria ou sua embalagem possa ser recicladas de forma fácil e economicamente viável. Os meios de comunicação devem colocar o assunto sempre em pauta. O legislativo deve criar leis que fortaleza as iniciativas no sentido de reciclar. O sistema de educação deve preparar nossos jovens e crianças para reciclar. O executivo deve criar parcerias com empresas sérias que façam a coleta dos materiais recicláveis, visando não apenas lucro financeiro mas o lucro educacional e ambiental. O poder judiciário deve ser mais rígido com quem não cumpre as leis ambientais.

A população em geral não deve misturar os materiais orgânicos com os materiais inorgânicos, As religiões devem incentivar os fiéis, pois todas querem o melhor para os mesmos. É simples quando cada um faz tudo o que pode. E é impossível se um só tiver que fazer tudo sozinho.

Havendo a necessidade de se reciclar, algumas cidades grandes investiram em uma propaganda enganosa de que reciclagem dá muito dinheiro de maneira fácil e rápida. Então as pessoas entram para o ramo querendo ganhar muito e rápido, quando vê que não é possível começam a fazer trambiques na tentativa de ganhar a concorrência e faturar mais. Mas ao invés disso, atrapalha o ganho ambiental e educacional, pois as pessoas vêem a reciclagem só como uma forma de ganhar dinheiro fácil e não uma forma de ajudar a salvar o planeta. As pessoas não pensam em fazer parcerias com aqueles que trabalham direito e sim com aqueles que teoricamente pagam mais.

Se Portalegre deseja ser uma "cidade sem lixo" temos que ver a reciclagem de uma maneira correta.

Nenhum comentário: