quarta-feira, 24 de setembro de 2008

QUASE DOIS MIL ELEITORES “ÓRFÃOS” DE VEREADOR

A campanha de Portalegre está voltada quase que totalmente para a eleição dos nove vereadores comporão a câmara legislativa a partir de 01 de janeiro de 2009. Sendo que Portalegre conta apenas com uma coligação e esta não se dividiu a nível dos concorrentes ao legislativo, e não haverá então coeficiente eleitoral para dificultar a seleção dos eleitos. Os nove primeiros candidatos a conseguirem mais votos terão assentos garantidos no Palácio Fátima Lucena.

O que torna essa campanha diferente da anterior é que inúmeros candidatos que tiveram grande votação em 2004 não estão concorrendo esse ano, o que dá espaço para os novos candidatos trabalharem seus nomes a fim de lograrem êxito.

Dando uma olhada nos resultados da eleição para o legislativo de 2004 de Portalegre vemos que grande parte dos eleitores não votarão nos mesmos candidatos de quatro anos atrás por um simples motivo. Tais candidatos não estão no páreo este ano este ano.

Na campanha de 2004 tínhamos ao todo 21 Candidatos a vereador, e desses 21, apenas 7 estão na disputa deste ano.

São eles: CICERO BATISTA DE FREITAS
EUCLIDES LUIZ PEREIRA NETO
FRANCISCO ALCIVAN PAULINO DE OLIVEIRA
RIBAMAR FERREIRA DE LIMA
JOSE AUGUSTO DE FREITAS REGO
LECI CARVALHO DE PAIVA CAVaLCANTE
MARIA AUXILIADORA BESERRA LUCENA SÁ

Dos que não estão na corrida deste ano temos três vereadores, Adriana Costa, que se elegeu com 374 votos, Assis de Oscar, que obteve 353 votos e Edmilson do sindicato (falecido) com 389 votos. E ainda candidatos que tiveram expressiva votação. É o caso de Neto Dias, que teve 171 votos, Cícero Alexandre com 142 votos e ainda De Deus com 75 votos e Gilson com 65. Além de outros candidatos que conseguiram cerca de outros vinte votos.

São ao todo são 1.569 votos, isso fora os votos de legenda, nulos e em brancos que foram 353, o eu dá uma bela soma de 1922 votos, que não têm a princípio pouso certo.
Podem anotar, a disputa por vaga no legislativo será acirradíssima.


Onde os votos “órfãos” poderão parar!?

Certeza, certeza, certeza de quem serão os nove leitos a câmara municipal só teremos dia 5, depois de apurados os votos. Saber aonde os votos sem “dono” irão parar também é algo de difícil resposta. O que não se pode negar é que os quinze candidatos estão correndo atrás destes votos.

Opções de candidatos não faltam para o eleitor escolher. E cada candidato obviamente, tem peculiaridades distintas. Justamente por isso a matemática a ser usada para se ter uma fluida idéia de destino desses votos que estão flutuando é bem complexa, pois mexe com ânimos acirrados, compromissos firmados há tempos e de última hora, sentimentos intrínsecos a alma humana e muita conversa ao pé do ouvido na hora de escolher um novo destino para o voto.

Para entendermos a dança dos votos temos que começar do todo. Temos que levar em consideração a totalidade dos votos de nossa cidade(5.635), uma vez que, o eleitor tem livre arbítrio em seu sufrágio e não tem necessariamente que escolher o mesmo candidato de quarto anos atrás para votar este ano. Podendo mudar de candidato sem problema algum. O que é mais um elemento no conturbado entendimento desta campanha.

E, mais que isso, deve ser uma constante, por motivos inúmeros, que vão de descontentamento do eleitor com o candidato em quem votou até o compromisso firmado com outro candidato.

Levando em conta que cada um os 15 candidatos tem condições de convencer o eleitor de pode exercer um bom trabalho na câmara, temos então, todos com reais chances de se eleger.

O que seria fundamental para se chegar à frente então são as peculiaridades distintas de cada candidato e situações políticas que de certo influenciarão na escolha do eleitor.

Nenhum comentário: