terça-feira, 30 de setembro de 2008

“NUNCA NA HISTÓRIA DE PORTALEGRE...”

Adaptando à nossa realidade, o jargão mais conhecido de presidente Lula cai como uma luva quando se quer definir a nova ordem política que Portalegre vive atualmente.

Nunca se viu na história de Portalegre uma Campanha com apenas um candidato a prefeito.

Nunca se viu na história de Portalegre uma apatia tão desanimadora em relação a política municipal.

Nuca se viu na história de Portalegre o receio de fazer concentrações políticas por medo de não pôr gente na rua.

Nuca se viu na história de Portalegre movimentações sem bomba e cachaça. Não que sejam essas faltas o motivo para as vexatórias reuniões. Mas também fazem falta.

Nunca se viu na história de Portalegre o eleitor tão decidido e tão consciente do seu voto.

Nunca se viu na história de Portalegre correligionários da mesma coligação se digladiando tão descaradamente.

Nunca se viu na história de Portalegre o povo rejeitar de forma tão veemente a escolha de candidatos impostos a população por questões pessoais.

Nunca se viu na história de Portalegre tanta expectativa em torno de uma próxima campanha.

Nunca se viu na história de Portalegre os compromissos não cumpridos no passado serem passados na cara dos candidatos com tanta veemência. Ao ponto de haver percas irreparáveis destes candidatos em detrimento a outros.

Nunca se viu na história de Portalegre o desaparecimento quase que instantâneo dos tadicionais bicudos e bacurais.

Por fim. Nunca se viu na história de Portalegre tanta vontade do povo em ver uma campanha chegar ao fim para saber como as forças políticas reagirão e se acomodarão às novas realidades.


As mudanças que vemos hoje são reflexo de um contexto que vem se formado em 1996 que chegou ao seu ponto máximo nesta eleição mas tende a explodir nos próximos pleitos, por não ter bases firmes de sustentação ideológicas, políticas e em muitos momentos morais.

Depois do dia 5 de outubro nada mais voltará ao normal de 12 anos atrás. Muito pelo contrário. Entretanto, a médio e longo prazo (se é que quatro anos é um longo prazo) tudo se encaminha para que voltemos a ter novamente o sossego de sabermos que Portalegre realmente está no rumo certo.

É aguardar pra ver.

Nenhum comentário: