sexta-feira, 20 de dezembro de 2013

EMPARN registra chuvas no interior do Estado.

Cassinho Morais
  
A Gerência de Meteorologia da Empresa de Pesquisa Agropecuária do Rio Grande do Norte (EMPARN)
registrou a ocorrência de chuvas, nas últimas 24 horas, em várias regiões do Estado, em decorrência de um Vórtice Ciclônico de Ar Superior (VCAS), que está atuando no Oceano Atlântico. Esse fenômeno pode atuar de dois a três dias, segundo os meteorologistas. Em novembro foi registrada nos dias 4 e 5, a presença de um vórtice que trouxe chuvas ao litoral e interior do RN. Na Mesorregião Oeste Potiguar foram registradas chuvas, entre outros, nos municípios de Pau Dos Ferros, com 35 milímetros; Tenente Ananias 30,0; Coronel João Pessoa com 25,0mm, em Venha Ver, 25,0mm; São Miguel, 20,8mm; Luis Gomes, 20,0mm; Martins, 12mm; Janduis, 10mm; Portalegre, 7,0. Na Mesorregião Central Potiguar, as chuvas foram registradas, entre outros, nos municípios de Serra Negra do Norte, 28,0mm; Carnauba dos Dantas, 10,8mm; Santana do Serido, 9,1mm; Jardim De Piranhas, 8,4mm e Cruzeta (Base Fisica da Emparn).
Chuvas poderão persistir por mais três dias seguidos
O sertanejo comemora as chuvas caídas nas últimas horas nos municípios potiguares. Segundo dados da EPARN as chuvas foram ocasionadas em virtude de um Vórtice Ciclônico de Ar Superior (VCAS), que está atuando no Oceano Atlântico. Esse fenômeno pode atuar de dois a três dias, segundo os meteorologistas.
Aesa registra chuva em mais de 70 cidades da Paraíba
A Agência Executiva de Gestão das Águas do estado da Paraíba (Aesa) consolidou, na manhã desta quinta-feira (19), os dados sobre os íncides das chuvas registradas nas últimas 24 horas em mais de 70 cidades do estado. Os maiores índices pluviométricos foram registrados nas regiões do Cariri e Sertão, com destaque para as cidades de Sousa (159,8 milímetros), São José de Caiana (152 mm), Santa Inês (127,1 mm), Boa Ventura (113, mm) e Diamante (112 mm). Na início da manhã desta quinta, a Aesa havia divulgado um índice parcial das chuvas desta quarta-feira (18).
De acordo Marle Bandeira, meteorologista do órgão, as chuvas são provocadas por vórtices ciclônicos que atuaram na maior parte da região Nordeste. “Esta condição meteorológica é normal para esta época do ano”, destacou Marle. De acordo com o boletim da análise de previsão meteorológica da Aesa, pode voltar a chover nestas cidades ainda hoje à tarde e pelo menos até as próximas 24 horas.

Nenhum comentário: