quarta-feira, 18 de dezembro de 2013

Barragem de Umarizal vai beneficiar outras oito cidades da região


Postado em  Hoje - 18:14

De Fato Online 

Arquivo
Leonardo Rego reuniu-se com representantes de diversas categorias

O Secretário Estadual de Meio Ambiente e dos Recursos Hídricos, Leonardo Rêgo, participou na tarde de ontem (17), de uma reunião com o Prefeito de Umarizal, Mano Onofre, vereadores, presidentes de associações de comunidades rurais e outros segmentos da sociedade civil de Umarizal, para anunciar e esclarecer detalhes da publicação de dois editais que a Semarh lançou recentemente e que dizem respeito à construção da Barragem de Umarizeira. O evento aconteceu na sede do Sindicato dos Trabalhadores e Trabalhadoras Rurais (STTR) do município de Umarizal.

São dois os certames licitatórios em questão: um para contratação de empresa que fará a elaboração do projeto básico, executivo e execução das obras da barragem Umarizeira e o outro para contratação de uma consultoria técnica especializada para a elaboração do levantamento cadastral e plano de reassentamento, supervisão e acompanhamento das obras da barragem.

De acordo com Leonardo Rêgo, os envelopes com as propostas para elaboração do projeto, serão abertos dia 22 de janeiro. “Depois de contratada, a empresa tem 3 meses para elaborar o projeto. Nossa expectativa é que a ordem de serviço seja emitida no final do primeiro semestre de 2014”, disse o secretário.

A construção desse reservatório permitirá a perenização do rio Umari, ajudando também a regularização do fluxo das águas do rio Apodi. Além da cidade de Umarizal, serão beneficiados indiretamente os municípios de Lucrécia, Martins, Almino Afonso, Olho d’água dos Borges, Rafael Godeiro, Viçosa, Riacho da Cruz e Apodi.

“Apesar da barragem se configurar como de contenção, ela vai exercer um importante papel na economia do médio Oeste, pois proporcionará a implantação de projetos hidroagrícolas. É muito gratificante vir na região para trazer notícias concretas relacionadas a essa obra tão esperada pela população”, ressaltou Leonardo Rêgo.

Para José Xavier de Moura, Presidente da Comissão de Recursos Hídricos da Câmara de Vereadores de Umarizal, a Governadora Rosalba Ciarlini está atuando com todo empenho e competência para trazer água para a região semiárida. “O governo está trazendo soluções no que diz respeito a recursos hídricos, essa barragem é um sonho que está cada vez mais perto de se realizar”, disse Xavier.
Os recursos para a construção dessa obra são oriundos do PAC Seca, fruto de um convênio entre o Ministério da Integração e o Governo do Estado, através da Semarh. O valor global do convênio é de R$ 28,7 milhões

Nenhum comentário: