segunda-feira, 9 de março de 2009

Programa Café com o Presidente

Ensino técnico estimula o jovem a ter uma profissão, destaca presidente Lula

Apresentador: Olá você em todo o Brasil. Eu sou Luciano Seixas e nós estamos começando agora o programa de rádio do presidente Lula, o Café com o Presidente. OLá presidente, como vai, tudo bem?
Presidente: Tudo bem Luciano.

Apresentador: Presidente, o senhor dedicou uma parte da semana passada ao ensino técnico profissionalizante. Foram feitas inaugurações, três escolas profissionalizantes no Rio de Janeiro e quatro no Espírito Santo. Como é que está a questão do ensino técnico no país?

Presidente: Olha, apenas para avisar para os nossos ouvintes que nós inauguramos já este ano oito escolas. Inauguramos uma aqui em Brasília, três no Rio, quatro no Espírito Santo. E temos que inaugurar até o final do ano noventa e duas escolas porque esse ano nós vamos inaugurar cem escolas técnicas. Mas é importante para falar sobre isso, Luciano, algúem que é o responsável pelo sucesso da educação no nosso país, que é o nosso convidado especial de hoje, o ministro da Educação, Fernando Haddad. É importante, Fernando, que você possa explicar para os nossos ouvintes o que que está acontecendo na educação no Brasil neste momento.

Ministro da Educação: Presidente Lula, Luciano. É importante registrar, Luciano, que 2009 é o centenário da Rede Federal de Educação Profissional. O primeiro presidente que inaugurou escolas técnicas federais foi Nilo Peçanha em 1909. Foi o começo de uma trajetória que , infelizmente, foi abortada ao longo da história da República no Brasil. Mas o presidente Lula vai inaugurar nos seus dois mandatos duzentas e catorze escolas. E a soma de todas as escolas feitas desde 1909 somam cento e quarenta. Portanto, nós vamos fazer uma vez e meia, em oito anos, o que foi feito ao longo de praticamente cem anos de história da rede federal.

Apresentador: Presidente o que que significa para o cidadão, a cidadã ter perto deles uma escola técnica profissional ?

Presidente: Duas coisas importantes: primeiro que o jovem não tem que viajar normalmente da cidade do interior para a capital. Ele vai ter ou na sua cidade ou na própria região uma escola em que ele pode estudar. A segunda coisa é qualificar a mão-de-obra no Brasil, ou seja, um jovem que entra numa escola e aprende uma profissão, esse jovem tem possibilidade de ter emprego em qualquer lugar do país. Eu toda vez que vou inaugurar uma escola, eu dou o exemplo da minha vida. Graças a um curso de torneiro mecânico que eu fiz no Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial - Senai, eu pude me qualificar melhor, pude arrumar um emprego melhor, pude trabalhar numa empresa melhor.Por conta disso, eu fui ao sindicato e eu ainda brinco com os meninos, que por conta disso eu virei presidente da República. Mas o que é importante é a coisa sagrada de alguém ter uma profissão. Quem já procurou emprego sabe o que eu estou falando. Uma coisa é você ir procurar emprego com o diploma na mão dizendo eu sei fazer tal coisa. Outra coisa é você procurar emprego sem ter nenhuma profissão e quando alguém pergunta para você o que você sabe fazer, você diz nada. Ou seja, quem tem uma formação profissional, essa pessoa quando chegar num lugar qualquer para trabalhar, no mínimo, as pessoas vão pegar o currículo dele porque interessa aos empresários ter o currículo daqueles brasileiros ou brasileiras que têm uma boa formação profissional. Essa é a coisa mais sagrada, ou seja, o orgulho de uma mãe ou de um pai de colocar o filho numa escola técnica.

Apresentador: Você está ouvindo o Café com o Presidente, o programa de rádio do presidente Lula. Nós estamos falando sobre a importância da escola técnica no país, presidente , mas vou aproveitar a presença do ministro e dirigir a ele essa pergunta porque não foi só o ensino técnico que teve a atenção do governo, o ensino superior recebeu um reforço significativo, não é isso ministro Fernando Haddad?

Ministro da Educação: O investimento em educação no governo Lula é da creche até a pós-graduação, sem queimar nenhuma etapa. Nós estamos trabalhando a expansão da creche e da pré-escola com o PróInfância [Programa Nacional de Reestruturação e Aquisição de Equipamentos da Rede Escolar Pública de Educação Infantil] do ensino fundamental e médio com o FUNDEB [Fundo de Manutenção e Desenvolvimento da Educação Básica e de Valorização dos Profissionais da Educação] e as escolas técnicas e você fez referência a educação superior. Só no que diz respeito a educação superior, nós temos vários programas de atendimento a população. Um exemplo, o REUNI [Programa de Apoio a Planos de Reestruturação e Expansão das Universidades Federais] , que é a expansão das universidades federais, já em 2009 na comparação com 2003, dobrou as vagas de ingresso. Eram 113 mil vagas oferecidas por 42 universidades federais em 2003 hoje são 227 mil vagas oferecidas por 55 universidades federais porque o governo Lula criou doze novas universidades no país. O PROUNI [Programa Universidade para Todos] , por exemplo, o jovem de baixa renda que não conseguia uma vaga numa universidade pública tinha dificuldade de pagar evidentemente, a mensalidade numa escola particular , numa universidade particular. Hoje, ele conta com um programa de bolsas que oferece mais de 150 mil bolsas ao ano, sendo que 70% dessas bolsas são bolsas integrais, ou seja, ele não paga absolutamente nada de mensalidade. E quando o curso é de tempo integral, como é o caso de medicina, ele ainda recebe uma bolsa permanência para arcar com despesas como transporte e alimentação. Então , eu estou lhe dando alguns exemplos dessa nova visão de educação, que nós chamamos de visão sistêmica.

Presidente: Eu acho que é importante, Luciano, a gente valorizar as pessoas que querem estudar e que não podem estudar. Ou seja, no governo nós decidimos que era proibido falar em gasto quando nós discutíamos educação. Educação é investimento!

Apresentador: Obrigado ministro Fernando Haddad por sua presença aqui no Café com o Presidente.

Ministro da Educação: Obrigado Luciano.

Apresentador: Muito obrigado presidente Lula até a semana que vem.

Presidente: Obrigado a você Luciano e até a próxima semana.

Apresentador: O Café com o Presidente volta na próxima segunda-feira. Até lá...

Nenhum comentário: