quinta-feira, 16 de abril de 2009

Vacinação dos idosos - Meta na Região Oeste é vacinar 43 mil idosos

O Governo do Estado, por meio da 2ª Unidade Regional de Saúde Pública (URSAP) da Secretaria de Saúde, que atende 26 municípios da Região Oeste, pretende vacinar 43.760 idosos contra a gripe na região Oeste. A campanha será feita através do Programa Regional de Imunizações, em parceria com as secretarias municipais de Saúde, e começará no dia 25 de abril, Dia Nacional de Vacinação do Idoso, seguindo até o dia 8 de maio. O slogan da campanha é “Deixe a gripe na saudade. Vacine-se”.

Mais de 1460 profissionais estarão envolvidos em 227 postos de vacinação, que receberão 49 mil doses da vacina. Os municípios jurisdicionados à 2ª URSAP tem 54.701 idosos na faixa etária de 60 anos e mais. O município de Mossoró tem 21.442 idosos cadastrados. A meta da unidade é vacinar 80% da população com mais de 60 anos. Na ocasião, serão oferecidas as vacinas contra difteria, tétano e pneumococo, que será administrada em idosos que estão em abrigos e hospitais.

De acordo com a coordenadora do Programa Regional de Imunizações da 2ª URSAP, Maria da Paz Medeiros, um dos objetivos da campanha é reduzir as doenças relacionadas à gripe nos idosos vacinados e as hospitalizações por pneumonias. "Graças à vacina, houve uma diminuição do número de óbitos em idosos nos últimos anos", afirmou. Para ela, todos os meios de comunicação com alcance local, rádios comunitárias, lideranças religiosas, sindicatos, associações, ONGs, alto-falantes de igrejas e formadores de opinião são grandes colaboradores de imunizações municipais.

“Os idosos são o foco destas campanhas porque estão mais vulneráveis à doença, uma vez que seus sistemas imunológicos, geralmente, não combatem esses vírus de forma tão eficaz e, conseqüentemente, estão mais suscetíveis a doenças mais graves decorrentes da gripe, como pneumonia e doenças cardiovasculares”, finalizou Maria da Paz Medeiros.

A campanha, de iniciativa do Ministério da Saúde, por meio do Programa Nacional de Imunizações, em parceria com as secretarias estaduais e municipais de saúde, focalizará a imunização contra a influenza (gripe), destinada a toda a população na faixa etária de 60 anos em diante.

Nenhum comentário: