quinta-feira, 22 de janeiro de 2009

Garibaldi desiste da candidatura à Presidência do Senado

Em entrevista à imprensa nesta quarta-feira (21), o presidente do Senado, Garibaldi Alves Filho, anunciou sua decisão de não mais insistir na candidatura à presidência da Casa e a intenção de apoiar a candidatura de José Sarney (PMDB-AP) ao cargo. Garibaldi afirmou que não pode expor a bancada do PMDB ao risco jurídico que sua eleição poderia representar.

- A esta altura, com Sarney dizendo que poderá ser candidato, fica difícil insistir na minha candidatura, porque há um certo risco jurídico, apesar de eu ter pareceres de juristas renomados garantindo que seria possível. Mas a candidatura de Sarney não tem risco jurídico nenhum e tem uma viabilidade eleitoral igual ou maior. Acredito que a bancada optará por Sarney - disse Garibaldi.

O presidente do Senado referiu-se nessa declaração ao fato de uma reeleição dentro da mesma legislatura ser proibida, ponderando que conta com vários pareceres determinando que esse não seria o seu caso, uma vez que foi eleito apenas para um "mandato tampão", substituindo Renan Calheiros (PMDB-AL) na presidência. Com base nesse argumento, ele poderia, portanto, concorrer à presidência do Senado no próximo dia 2.

A candidatura de Garibaldi chegou a ser formalizada pela bancada do partido em 17 de dezembro. Mas, após uma conversa com o presidente Luiz Inácio Lula da Silva nesta semana, o senador José Sarney anunciou nesta terça-feira (20) sua intenção de também concorrer ao cargo. A bancada do PMDB tem reunião marcada para a próxima quarta-feira a fim de discutir a situação.

Ao comunicar que não é mais candidato, Garibaldi anuncia voto em Sarney

Garibaldi participa de posse de auditor do TCU

Silvia Gomide / Agência Senado

Nenhum comentário: