quarta-feira, 25 de julho de 2007

A cidade de Portalegre.

Já Falamos aqui um pouco sobre a história da nossa serra, hoje falaremos sobre essa bela cidade.


Portalegre tinha uma área inicial de 5.000 quilômetros quadrados, que englobava toda a Microrregião Serrana do Rio Grande do Norte. A partir de 1963, no entanto, começou a ser desmembrada e deu origem aos municípios de Francisco Dantas, Riacho da Cruz, Viçosa, São Francisco do Oeste e Rodolfo Fernandes. Sua área foi reduzida a 110 quilômetros quadrados, segundo o censo demográfico de 2003, do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).



A vegetação, na área montanhosa, com altitude média de 650 metros, é bastante diversificada e a caatinga arbustiva predomina. As espécies mais encontradas são oiticica, pau d’arco, angico e outras árvores de grande porte. Também registra-se ampla variação climática. A precipitação média anual é de 600 a 700 mm.


Economicamente, Portalegre sobrevive dos setores primário e secundário. A redução do território prejudicou o desenvolvimento da pecuária, já que as terras apropriadas para a criação de gado passaram a pertencer a outros municípios, ficando apenas uma área montanhosa. Mas do pouco que restou, a serra apresenta uma planície própria para a agricultura, mesmo sendo considerada pequena a produção agrícola de subsistência, com ênfase para mandioca, feijão e milho. Em segundo plano, estão as frutas.


Atualmente, o caju vem se destacando na fruticultura do município. Em 2002, segundo dados do IBGE, foram colhidos 2.150 hectares de caju, que possibilitam a produção doméstica de doce, e a comercialização da castanha, hoje o quarto produto na pauta de exportações do Rio Grande do Norte. Na zona rural, plantações de bananeiras, cajueiros, goiabeiras e outras árvores frutíferas ajudam na subsistência da população.


EDUCAÇÃO - A maioria dos estudantes de Portalegre freqüenta o Ensino Fundamental. De acordo com o IBGE, no ano de 2003, foram matriculados 278 alunos no ensino Pré-Escolar; 1.491 no Ensino Fundamental e no Ensino Médio, 364 alunos. Conforme a Secretaria Municipal de Educação, há oito escolas de Ensino Fundamental na zona rural e três escolas de Ensino Fundamental na zona urbana.


SAÚDE - A população conta com um Hospital-Maternidade, na cidade, além de um Centro de Saúde. Na zona rural, são seis Postos de Saúde, sendo oferecidos, no total, dois médicos, duas enfermeiras e onze auxiliares de enfermagem.



http://www.portalegre.rn.gov.br/site/cidade.htm

2 comentários:

valdir oliveira disse...

Gostaria de dizer que cada vez que abro o site da serra fico encantado e ao ver essa foto que nos revela o autor que é uma tarde de inverno, fiquei com mais vontade de ir logo para este lugar encantado alguem pode me ajudar?

Anônimo disse...

Oi lá, eu encontrei seu blog através do Google, enquanto busca para os primeiros socorros de um ataque cardíaco e seu post parece muito interessante para mim.