sexta-feira, 27 de julho de 2007



Serra, frio e vinho

A melhor pedida para esses dias de frio é um bom vinho. Mas como escolher o melhor para cada situação? A paritir de hoje falaremos dos tipos de vinho, as uvas utilizadas, o processo de fabricação e a região onde são produzidos estabelecem os diferentes tipos de vinhos. Vejamos agora sobre os vinhos tintos. Aproveite e delicie.


Os vinhos Tintos são produzidos com enorme variedade de uvas, com resultados que variam de acordo com a região e as técnicas de produção empregadas. Podem ir dos mais leves e refrescantes, que devem ser bebidos imediatamente, a vinhos extremamente densos e encorpados.


Os mais leves são os Valpolicella e os Bardolino, na Itália, e o Beaujolais Nouveau, da Bourgogne francesa. Ainda entre os mais leves, porém mais sutis, estão os Bourgogne, Côtes-du-Rhône, a maioria dos Bordeaux (na França), Rioja (Espanha), Chianti (Itália), Dão, Douro e Bairrada (Portugal) e os Cabernet Sauvignon do Chile, Austrália e Nova Zelândia.


Outros são fortes, com grande concentração e cor profunda, e têm longa guarda, como o como os Cabernet Sauvignon da Califórnia (EUA), o Hermitage (francês), os Barolo e Brunello di Montalcino (italianos) e o Vega Sicília (espanhol).

Volto com os demais

Um comentário:

Edielson Soares disse...

Gostei da iniciativa.
Combina com Portalegre.
Combina com o Festival de Fondue, que se realiza em nossa cidade.
Parabéns!!!