domingo, 29 de julho de 2007

Fique sabendo

A chegada do turismo a Portalegre trouxe inúmeras novidades que melhoraram o nível de vida de seus moradores. Hoje apreciamos melhores vinhos, e também entendemos mais sobre culinária. E uma dessas novidades que está em alta nesse período do ano é uma tal fondue, temos até um festival de fondue na nossa cidade. Entretanto, ainda sabemos pouco sobre a fondue? Por isso o blog trás agora algumas informações sobre esse delicioso aperitivo.

Antes de tudo fique sabendo que a fondue é feminino. Esta preparação nasceu na Suíça francesa, daí o seu nome, fondue em francês significa queijo fundido ou derretido. No caso desta preparação é queijo derretido no vinho, no qual se mergulha o pão.

No século XIII, alguns povos do Alpes Suíço produziram mais queijo do que o necessário para o comércio externo e interno. Com a chegada do inverno eles endureceram e foi aí que alguém teve a brilhante idéia de derreter o exagero produzido. Para conservá-lo adicionaram bebida alcóolica e a escolhida foi o kirsch, a pinga de cereja produzida por esse povo. Assim, eles passaram a estocar blocos derretidos com o destilado, que endurecia com o frio, mas não estragava. No momento de comer, bastava derretê-los novamente.

Depois da fondue de queijo nasceram as variáveis, como a fondue bourguignonne que nada mais é do que carne frita em óleo. Surgiram também as de peixe, de camarão e de chocolate.

fonte: www.azeite.com.br

Nenhum comentário: