segunda-feira, 23 de abril de 2012

Notas da Serra - 23-04


FPM 

O repasse referente à segunda parcela do FPM (Fundo de Participação dos Municípios) para Portalegre foi de pouco mais de 53 mil reais. O montante geral de repassse dos recursos em abril já chega aos 627 mil reais.


Previsão

A chuva tão esperada ainda é rara em Portalegre. Para a semana a previsão é e sol com muitas nuvens pela manhã e esparsas pancadas de chuva à tarde e à noite.


Assessor Antonio Sobrinho

Recebo a notícia que o blogueiro Antonio Sobrinho assumiu esta semana a Assessoria de comunicação da Prefeitura de Portalegre. O blog parabeniza o novo assessor, desejando sorte na nova empreitada.    


No Mirante Boa Vista

A véspera do Dia das mães será de forró pé de serra no Mirante Boa Vista com Fabiano show e forró Tomara que Lasque.


Revista de Emancipação

A Prefeitura de Riacho da Cruz programa grande festa para comemorar os 50 anos de Emancipação Política do Município e entre os eventos está o lançamento de uma revista comemorativa. Com o título Riacho da Cruz 50 anos – Construindo uma Grande história, a revista tratará os aspectos políticos, geográficos e sociais da cidade.    

São João

 A pergunta que mais tem sido feita nos últimos dias em Portalegre é: Vai ter festa de São João este ano?

A dúvida dos portalegrenses faz sentido. O prefeito já declarou que não pretende realizar o evento este ano por falta de recursos financeiros. Lamentável, já que em várias entrevistas à radio da cidade, disse que o dinheiro para o São João não é o mesmo das despesas do município e, independente disto, o São João de Portalegre é uma festa que ultrapassa o sentido material. 


O São João é uma manifestação cultural já enraizada no em nossa sociedade e deve ser tradada como parte da construção social da comunidade. Não há nenhum em nossa cidade que não seja influenciado direta ou indiretamente com essa  antiga e tradicional manifestação cultural.   

Que falta fazem as emendas de Felipe mais, né!?


Outro lado

A discussão maior sobre o tema gira sobre o fato de ou ter festa o pagar o funcionalismo municipal. Os questionamentos e as contradições a cerca do argumento aparecem quando olhamos para trás e vemos que nunca o município deixou de fazer a festa e pagar o funcionalismo, ou simplesmente nos perguntamos a que ponto chegou o caos na administração municipal que fará acabar com a festa mais tradicional da cidade. Aquela que é a mais esperada e que sempre foi a mais desejada e defendida pelo prefeito municipal quando este não concordava com o investimento na Festa do Caju ou com mudança da festa da Praça da Matriz para frente do Bocal.

O cancelamento da nossa maior festa afetará não só financeiramente o comercio local, mas também a autoestima do portalegrense que já vem sofrendo há anos com a falta de novos motivos para comemorar por morar aqui.


Eu avisei!

Quando escrevi aqui há alguns dias que o final da administração de Euclides seria desastrosa. Um verdadeiro caos, teve quem condenasse.  Porém, o que vemos não é nada diferente do lamentável. Prova disso é o cancelamento das festas Juninas.  


Dúvida

Fico me perguntando o motivo pelo qual só Portalegre não sai da tão alardeada crise financeira. Todas as outras cidades da região pagam em dia o funcionalismo, realizam obras, e conseguem manter a tradição social e religiosa, realizando as suas festas tradicionais, porém, Portalegre parece andar na contramão da região.

Quais municípios da região têm salários atrasados? Quantos cancelaram suas festas tradicionais? Quantas obras estão em pleno andamento em Portalegre hoje? Por qual motivo Portalegre não se desenvolve como as cidades vizinhas, filhas suas?

2 comentários:

Anônimo disse...

adorei tudo que vc falou e indagou.gueria g o prefeito ou seu acesor respondese

Anônimo disse...

adorei tudo que vc falou e indagou.gueria g o prefeito ou seu acesor respondese