quarta-feira, 9 de fevereiro de 2011

COLUNA GASTRONOMIA SEM FRESCURA - POR ISMAELSON RÊGO







Alunos de Natal ganham competição internacional de gastronomia

A primeira Laureate Culinary Cup 2011 aconteceu nos Estados Unidos



A "A Rainha do Brasil" foi servida em pequenas cumbucas e enroladas em tecido de chita, um toque especial para lembrar o nordeste


Os sabores do nordeste ganharam destaque mundial pelas mãos habilidosas de dois alunos norte-rio-grandenses. Warison Santos e Vandilson Santos, do curso de Gastronomia da Unp (do grupo Laureate), participaram no mês passado da etapa final da “Laureate Culinary Cup Competition" no Kendall College de Chicago, e trouxeram para Natal a medalha de ouro.
Foto: Divulgação/Unp

Annamaria Nóbrega (Unp) (esq), Vandilson Santos (Unp), Christopher Koetke(Rede Laureate), Warison Santos(Unp) e Rosa Moraes(Rede Laureate Brasil)


A competição reuniu oito duplas de países como Estados Unidos, Costa Rica, Jordânia e México. Para se classificar para a final os estudantes enfrentaram uma dura seletiva, que aconteceu no dia 09 de dezembro, em São Paulo, onde Warison e Vandilson disputaram a vaga com alunos de Gastronomia da Universidade Anhembi-Morumbi, considerada a melhor no segmento da América Latina.

O cardápio escolhido para a competição foi inspirado na literatura brasileira. De entrada os estudantes preparam duas receitas: A Rainha do Brasil (uma adaptação de Bobó de Camarão com caldo de leite de coco e macaxeira), e Dona Flor e seus Dois Maridos (salada de brotos com sorbet de pimenta de cheiro, azeite de dendê, limão e cravo). O prato principal ganhou o nome de uma das obras mais importantes do escritor Cearense José de Alencar, Iracema. O prato foi feito à base de Tilápia cozida em baixa temperatura com banana da terra, manga grelhada e calda de laranja baía e pripioca.

Para fechar com chave de ouro, a dupla apresentou um trio de sobremesas intituladas As Estórias da Tia Anastácia. O prato foi inspirado nas receitas feitas no Sítio do Pica Pau Amarelo, da obra de Monteiro Lobato, e é composto por bolinho de chuva com doce de leite mineiro, canjica de milho branco e quentão cítrico.

O trio de sobremesa Estórias da Tia Anastácia

Fonte: Portal Deguste.

O júri era formado por cinco chefs americanos. A dupla brasileira teve mais de oitenta por cento de aproveitamento, ficando em primeiro lugar, juntamente com os Estados Unidos, México e Jordânia. “Estamos muito felizes de ter representado bem a gastronomia brasileira, principalmente, pelos pratos escolhidos serem da culinária nordestina”, conclui Warison Santos.

Nenhum comentário: