quarta-feira, 16 de junho de 2010
COLUNA GASTRONOMIA SEM FRESCURA
Copa do Mundo.
A Copa do Mundo de Futebol está chegando. Você é daqueles que bota fé na Seleção Brasileira, com Grafite e tudo o mais. Mas, a fé foi virando empolgação. Daí virou fervor, que logo se tornou insanidade porque você resolveu convidar um bando de amigos e amigas para assistir os jogos do Brasil na sua casa.
Faltam poucos dias para o início da Copa e não se fala em outra coisa no "País do Futebol". Mas, a época de Copa é também um bom período para conhecer o que cada país tem de melhor para oferecer na área gastronômica. Assim sendo, vamos aos pratos típicos dos países que a nossa Seleção irá enfrentar.
Nosso primeiro adversário é a fraquinha Coréia do Norte. Tão difícil quanto citar o nome de um bom atacante norte-coreano é tentar pronunciar os nomes dos pratos típicos deles. Esses carinhas de olhos puxados que irão jogar de uniforme vermelho, não têm tradição nem nos gramados e nem na cozinha. Eles têm tradição de fome.
Ainda assim, o país que é governado por uma mega-ditadura há quase 70 anos, surpreende por seus bons e interessantes temperos. Há alguns anos, os jornais televisivos de todo o mundo mostraram imagens dos norte-coreanos comendo capim, devido à escassez de alimentos no país. Se estiver muito bem temperado, quem sabe.
Vou falar de um tempero e um prato. O tempero Kimchi é uma mistura de pimenta e couve picada que fermenta por vários dias. O prato é o Pajeon Sob Deiji Galbi, uma panqueca de vegetais com ovos, cenoura, cebolinha, cebola e costeletas de porco grelhadas.
Vale lembrar que a culinária dessa região da Ásia está muito associada ao chá. Lá, cada prato vem acompanhado da bebida. No Oriente, o chá é harmonizado com a comida - tanto quanto se recomenda o vinho por aqui. Para o Pajeon, o chá recomendado é o de Ginseng.
A panqueca de vegetais não leva capim
Pajeon Sob Deiji Galbi
Ingredientes para a Panqueca - Pajeon Sob
- 2 xícaras de farinha de trigo
- 2 ovos batidos
- 1/5 xícara de água
- 1 molho de cebolinha cortado ao meio e em pedaços de 6 cm
- Pimenta Vermelha
- 1 Colher de chá de sal
- Óleo de soja para cozinhar
Preparo
Misture todos os ingredientes e deixe descansar por 10 minutos. Verifique a consistência antes de cozinhar. A massa deve ser um pouco mais líquida que a massa de panqueca americana para que o Pajeon cozinhe por igual.
Esquente uma frigideira em fogo médio e cubra o fundo com uma fina camada de óleo. Derrame a massa até cobrir o fundo da frigideira com uma fina camada (1/3 da massa deve cobrir uma frigideira média).
Cozinhe por 3 ou 4 minutos, até que a parte de baixo esteja dourada. Vire com uma espátula e termine o cozimento por mais 1 a 2 minutos, adicionado mais óleo se for necessário. Sirva com Shoyu.
Ingredientes para a Costeleta de Porco - Deiji Galbi
- 6 costeletas de porco com 1,5 a 2 cm de espessura (contra-filé com osso)
- 1 xícara de Shoyu
- 3/4 xícara de açúcar
1/2 xícara de água
- 1 pêra asiática
- 1 cebola picada
- 2 colheres de sopa de alho picado
- 4 colheres de sopa de óleo de gergelim
- 1 colher de sopa de pimenta do reino
- 1 colher de sopa de gengibre ralado
Preparo
Deixe as costeletas de molho em água por 1 hora, depois enxague.
No processador de alimentos, coloque a cebola picada e a pêra asiática. Bata até atingir a consistência de purê. Transfira para uma tigela grande. Adicione os demais ingredientes e misture bem.
Deixe as costeletas marinando nessa mistura por 8 a 10 horas. Grelhe numa frigideira com óleo bem quente por 2 a 3 minutos de cada lado. Sirva com a panqueca.
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário