sexta-feira, 9 de abril de 2010

RN desenvolve o programa de combate a lixões mais avançado do Brasil

Programa Estadual de Resíduos Sólidos desenvolvido pelo Governo do Estado, através da Secretaria do Meio Ambiente e dos Recursos Hídricos (Semarh), é considerado o mais avançado do país. “O Rio Grande do Norte está muito a frente dos outros estados e esse trabalho deveria ser copiado por todo o Brasil”, afirmou o secretário nacional dos Recursos Hídricos, Silvano Silvério.

O Rio Grande do Norte é o único estado no país que dispõe de um diagnóstico completo sobre a situação dos lixões em todos os seus municípios. Através de um trabalho minucioso, feito por técnicos da própria Semarh, estão especificadas as ações, os custos e operacionalização em geral para que sejam criados consórcios capazes de solucionar o problema do lixo.

A região do Seridó saiu na frente e já dispõe inclusive de uma sede, que será em Caicó. “O Ministério do Meio Ambiente destinou R$ 400 mil para que implantemos o consórcio no Seridó. Parabenizo vocês pela disposição e iniciativa”, disse Lázaro Mangabeira, secretário da Semarh.

Na última quarta-feira (7), Lázaro Mangabeira e o secretário nacional de Recursos Hídricos, reuniram-se com prefeitos do Seridó, em Currais Novos, para discutir o andamento do consórcio de Resíduos Sólidos na região. Ao longo desta semana outros encontros serão feitos entre os representantes do Ministério do Meio Ambiente, a Semarh e os municípios envolvidos.

O Programa Estadual de Resíduos Sólidos tem o intuito, entre outras coisas, de implantar unidades de reciclagem aterros sanitários e estações de transbordos nas cidades beneficiadas. Os consórcios se constituem na mais importante arma para solucionar o grave problema dos lixões. É através deles que se busca encontrar soluções sustentáveis para os pequenos municípios, através do compartilhamento das unidades de destino final, capacitação dos prestadores de serviços e da comunidade, apoio na elaboração de projetos, e principalmente, no desenvolvimento e articulação de consórcios intermunicipais, buscando a participação da sociedade, escala, redução de custos e adequação à realidade local.

Nenhum comentário: