quinta-feira, 15 de abril de 2010

Getúlio afirma que Lula não terá influência na eleição

LUÍS JUETÊ, Da Redação Gazeta do Oeste

O líder dos Democratas na Assembleia Legislativa, deputado estadual Getúlio Rego, não acredita na influência do presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva (PT), nas eleições deste ano no Rio Grande do Norte. Ao ser entrevistado no Jornal do Dia (TV Pontanegra), o parlamentar lembrou que, desde 2006, o presidente da República tentou interferir, sem sucesso, na decisão do eleitorado potiguar. "O presidente Lula, em 2006, veio ao Rio Grande do Norte com toda a sua força para derrotar a senadora Rosalba e eleger o seu líder no Senado, Fernando Bezerra, e deu no que deu: Rosalba se elegeu. Em 2008, o presidente Lula veio derrotar Micarla. não só o presidente, mas dez ministros, toda a cúpula do partido dos trabalhadores, ele para dinamizar a ação administrativa da prefeitura de natal e do governo do estado em obras eleitoreiras e o eleitor de natal, de forma altiva e independente, elegeu micarla de souza no primeiro turno", rememorou o parlamentar do DEM, afirmando que os resultados das suas eleições mostraram que o eleitor não é propriedade de ninguém. "E nem do presidente da República, porque se isso fosse verdade, Rosalba não seria senadora da República e Micarla não seria prefeita de Natal", acrescenta.
Para o deputado Getúlio Rego, em todos os casos onde houve desvio de conduta por parte de qualquer membro dos Democratas, a direção da legenda foi enérgica em punir os envolvidos. "O partido foi enérgico, ou se afastava por iniciativa própria ou imediatamente era aberto o processo de expulsão. Foi isso que aconteceu com o governador do Distrito Federal, José Roberto Arruda, que era o único governador dos Democratas", disse o parlamentar, afirmando que o DEM não convive com a improbidade e não é conivente com os desvios de conduta ética. "É evidente que o Partido dos Trabalhadores ao longo dos tempos tem dado uma série de exemplos negativos onde a passividade, paralisia e a conivência é totalmente compatível com a tolerância nos atos de corrupção", acrescentou Getúlio Rego.

Segundo ele, a cúpula nacional do PT foi contaminada com a presença de José Dirceu, Delúbio Soares, Sílvio Pereira e outros que tiveram os seus nomes envolvidos em uma série de escândalos que chocaram o Brasil. O deputado do DEM ressalta que todos eles conviveram de maneira muito próxima com escândalos como o mensalão e os sanguessugas. "Não houve uma decisão partidária que eliminasse os quadros do partido", relembrou.

Ele não tem dúvidas que existe o interesse direto de membros do PT em atingir a cúpula dos Democratas, tendo como instrumento o escândalo envolvendo o ex-governador José Roberto Arruda. "O Brasil todo está testemunhando isso", observa. Getúlio entende que o DEM está isento do escândalo no Distrito Federal por conta da posição adotada em expulsar de seus quadros o membro envolvido em corrupção. "Os Democratas não convivem com a improbidade administrativa", reafirmou o deputado.

Getúlio Rego citou como referência de conduta e ética o presidente do DEM no Rio Grande do Norte, senador José Agripino. "Todos conhecem o estilo do senador José Agripino. Ele não rouba e não deixa roubarem", citou o parlamentar, afirmando que no Estado, "a roubalheira é desenfreada e o Partido dos Trabalhadores é parceiro do governo que está acomodado e tolerante com essa convivência". Ele entende que o PT mudou a conduta em relação ao período que exercia a oposição no plano nacional.
"O PT se considerava a assepsia na vida pública e na hora em que assumiu o Poder tem protagonizados episódios que mancham as atividades do partido na vida pública brasileira", analisa o parlamentar do DEM.

Nenhum comentário: