domingo, 11 de março de 2012

NOTAS DA SERRA DE PORTALEGRE 11-03

CASA DA CULTURA 

A RCC - Rede de Construção Civil, do engenheiro José Augusto, ganhou na sexta –feira passada a licitação para a reforma da Casa de Cultura de Portalegre.

Segundo o engenheiro José Augusto, a obra começará o quanto antes e tudo que puder será feito para que o antigo prédio tenha sua arquitetura original.


Do ônibus

Nem eu, nem niguém que participou, quinta-feira passada, no Centro de Convenções, em Natal, da solenidade de entrega dos ônibus doados pelo Governo do Estado para os municípios, ouviu da governadora, muito menos da secretária estadual de educação, que os ônibus fazem parte de programa Brasil Sem miséria ou do programa RN mais justo, ouvi-se sim, de ambas, que os ônibus fazem parte do PROGRAMA DE TRANSPORTE ESCOLAR do Governo do Estado.

Também não há em nenhuma matéria publicada nos sites e blogs, inclusive no site do Governo do Estado, tal informação, o que me leva a crer que a reunião de ontem com os alunos que estudam a noite em Pau dos Ferros, foi montada para tentar tirar dos vereadores democratas o mérito de ter conseguido com a governadora o ônibus para nossa cidade.

Leia as duas matérias do Governo do Estado que falam sobre o assunto e veja que em nenhum momento a chegada do ônibus se deu através dos programas Brasil sem Miséria e RN Mais Justo, como foi tentado o tempo todo colcoar na reunião.
 
Leia AQUI, AQUI e AQUI  

Sem contar que no ônibus não há qualquer adesivo que indique a ação desses programas. Coisa estranha, visto que as siglas do Estado e o nome do governo aparecem claramente em todos os lados do transporte

A verdade é que se esses programas contemplam Portalegre com um ônibus, certamente virão mais transportes do tipo para nossa cidade, porém, este que chegou na sexta pela manhã não veio por meio dos programas citados na reunião.  


Contradição estranha

Se o ônibus veio através de um programa, onde Portalegre já estava inserido e esse ônibus viria de qualquer maneira, por qual motivo o prefeito, em sua fala, agradeceu ao deputado Getúlio Rêgo e aos vereadores José Augusto e Adalberto e pediu a ajuda dos três e também do deputado Gustavo Fernandes para conseguir outros dois ônibus para o município.

Se esses ônibus vêem através de programa do Governo do Estado ou Federal, não precisa de intervenção política, e o prefeito não precisa agradecer ou pedir a ajudar de ninguém para conseguí-los. Verdade ou não?


O que não foi falado

Não entendi por qual motivo o secretário de educação, mesmo sabendo deste a segunda-feira que o ônibus que viria para Portalegre seria um pequeno, com capacidade para 29 alunos, e que, portanto, não daria para levar quase 70 alunos para Pau dos Ferros, não fez nada para mudar o ônibus. Com qual intenção Sales se calou ao saber que o ônibus não seria um grande não sei, mas, se o ônibus pequeno tivesse realmente vindo, os maiores prejudicados seriam os veradores que conseguiram o veículo e, certamente, seriam responsabilizados por isso. 

Sabe qual foi a sorte de Portalegre? O vereador José Augusto e o ex-secretário de cultura, Temístocles Lucena terem chegado cedo ao local onde estavam os ônibus, percebido que Portalegre receberia um ônibus pequeno e terem conseguido, através do conhecimento e amizade com a secretátia pessoal da governadora, trocar, antes da abertura da solenidade o ônibus pequeno por um grande. Quer dizer, Sales já havia acertado com a secretaria e sabia o ônibus que viria não daria para transportar os alunos para Pau dos Ferros e não fez nada, pior, mesmo indiretamente, assumiu que sabia isso para todos durante a reunião.

Para atestar, mostro a fotos do ônibus que viria para Portalegre, tiradas antes da troca.
   
Ônibus  pequeno viria caso não tivesse havido intervenção de vereador e ex-secretário

Papel afixado com nome da cidade e letra P atesta que ônibus seria um pequeno.


O ônibus que veio

Foto tirada depois que a troca foi conseguida. Letra G indica tamanho do veículo.


Também não foi falado

Mesmo tendo sobrado agradecimento para todo mundo, nem os alunos, nem o prefeito, nem os vereadores que se beneficiaram com a atuitude solidaria de Walmik Magalhães, se lembraram de agradecê-lo publicamente por ter, de graça, levado parte dos alunos para Pau dos Ferros durante um mês. Foi no mínimo falta de respeito. É o que acontece com quem tenta ajudar a alguns políticos de nossa cidade. São escanteados depois que fazem tudo que podem para promover seus lideres.


Sem entender

Também não deu para entender o grande interesse do vereador neto em insistir que ônibus veio por meio do programa do Brasil sem miséria. Primeiro por que o programa foi lançado há muito pouco tempo e nenhuma ação do programa existe efetivamente, depois por que nos quatro anos em que foi prefeito, neto fez os alunos, inclusive eu, que era aluno universitário há época, viajar para Pau dos Ferros num carro que passou passado o dia carregando lixo, nos fazendo chegar à faculdade sujos de casca de ovo e fezes e nem reuniu nos alunos para dizer que iríamos num carro que passou o dia carregando lixo e levaria os alunos à noite para aula, ou pedir desculpas pelo fato.  

O pior foi ouvir que era que tinha. Compreendo. Coisa de quem não passou muito perto de uma cadeira de universidade.


Também não entendeu

Um leitor do blog de Edielson Soares(link ao lado) enviou um comentário onde diz também não  entender  o grande interesse da prefeitura em explicar de qual forma o ônibus veio para nossa cidade. Leia o comentário. 

Só queria saber o porquê que a prefeitura se preocupou em reunir os estudantes para explicar que o ônibus veio por Programa "A" ou por Programa "B". Será que é uma nova política de transparência que o governo municipal está adotando? Pois nunca vi isso em Portalegre!!! Será que essa preocupação toda é só porque foi o vereador José Augusto que conseguiu esse ônibus? Pois vez por outra chega programas de cisternas ou outros programas que o vereador Neto da Emater faz questão de veicular ao seu nome, tentando ficar como o pai da criança. E agora como não é mais ele que está conseguindo recursos importantes para a nossa cidade ele fica querendo prejudicar quem está trabalhando pela cidade. Porque nos outros programas ele nunca fez uma reunião dessa para mostrar que as cisternas também não tinha sido ele que conseguiu, e que é um programa do governo federal também??? Fica a pergunta no ar!!! De qualquer forma parabéns ao vereador José Augusto e Adalberto Rêgo pela brilhante iniciativa. Os estudantes de Portalegre agradecem!!!
              


PREFEITURA NÃO PAGARÁ PELO ÔNIBUS

Leio e reproduzo postagem da jornalista Thaisa Galvão em seu blog (link ao lado) que confirma que os municípios que receberam o ônibus não deixaram de receber do Governo do Estado o dinheiro do para pagar o transporte dos alunos. Informação que desmonta o discurso do secretário de educação ontem na reunião com os alunos. Leia a nota.   

Governo diz que Prefeituras não pagarão pelos ônibus

10 de março de 2012 às 18:28 — 1 comentário

A governadora Rosalba Ciarlini é quem garante: as Prefeituras que receberam os ônibus escolares não vão pagar por eles.

Nada será descontado do repasse do fundo da Educação.

Os ônibus foram doados às Prefeituras e comprados com recursos do governo federal e governo do Estado.


Por fim    

O ônibus chegou. Irá para Pau dos Ferros, como foi anunciado desde que os vereadores que o solicitaram a governadora anunciram sua chegada, e todos podem viajar com segurança e tranquilidade já a partir desta segunda e, se Deus quiser, nunca mais passarão pelos tormentos que eu e muitos outros passaram por anos e anos. E nõ venham me falar em obrigação legal. Educação é antes de tudo obrigação moral de qualquer adminstrador.    .     


2 comentários:

caio rerisson disse...

Sempre PORTALEGRE será assim, nos jovem temos a ferramenta na mão, os estudantes mudaram presidentes, nos sabemos como fazer e o que fazer para mudar essa cara de PORTALEGRE, sabemos quem quer uma CIADE MELHOR e sabemos quem apenas que usufruir de benefícios, sabem quem teve a oportunidade na mão e desviou (esta sendo julgado por isso) sabem quem quer fazer politicagem, que para tal feito usa a imagem de uma mulher, sabemos que essa mesma mulher tirou um transporte dos estudantes e se calou frente a um pau de arara, agora que os alunos mais uma vez podem ter um transporte digno vem vereador N pseudo vereador AS e puxa sacos S e não querem assumir o mérito a quem é para se dar.

Sim, não fizeram mas que a obrigação, FATO, mas quantos vereadores a cidade tem?
Haaa é projeto que viria para a cidade, será? A casa de cultura tbm viria para a cidade, mas graça a morosidade dos "comandantes" da cidade não a temos.
Onde está o posto de saúde? onde está a quadra do Ana nunes? onde está os calçamentos das ruas? onde estão os salários atrasados? onde está os transportes dos alunos que disseram que seria resolvido logo, logo?

Mas em vez disso se aproveitam de uma situação para fazerem politicagem, vocês estudantes e nós os jovem temos o futuro a mão, vamos fazer por onde usa-las.

Duarte Fernandes Pinto disse...

Publiquei no meu blog "A Terceira Dimensão - Fotografia Aérea" imagens aéreas de Portalegre...
Vejam em:

A Terceira Dimensão - Fotografia Aérea de Portugal - Portalegre

Agradeço divulgação do link e comentários no blog ...