segunda-feira, 12 de março de 2012

Comentário de um ex-aluno

Círios,

É bem verdade o que você diz em relação ao ex-prefeito Neto da Emater. Hoje, estranho e muito o fato de que Neto da Emater tenha essa preocupação tamanha em relação aos alunos que se deslocam até Pau dos Ferros. Lembro muito bem! De quantas vezes fomos para Pau dos Ferros em cima da F-4000 da Prefeitura essa mesma que até hoje retira o lixo das ruas de Portalegre. Com um agravante! Lembra Círios? Que apesar dele ser o Prefeito da época não teve o mínimo de respeito para conosco quanto, alunos universitários! E a mínima decência de pelo menos mandar fazer uma capota ou mesmo um banco para que assim pudéssemos ir sentados para Pau dos Ferros. Nós íamos minha gente em pé ali à frente encostados ao gigante da carroceria. Lembro também que nos dias em que o carro passava o dia tirando o LIXO da cidade por volta das 15:30 h. Ele (NETO DA EMATER) mandava o carro parar e passar uma aguinha na carroceria lá em Assis de Téo. Não há como esquecer! No caminho quando o vento secava as partes molhadas da carroceria aquela poeira do lixo subia aos nossos olhos, cabelos, roupas e chegávamos à faculdade com uma catinga de carniça. As roupas de um dia não podiam ser usadas no outro dia as mulheres não podiam usar saias ou vestidos porque além da dificuldade de subir no caminhão (Não tinha escada!) vinha à problemática de que algumas das meninas pudessem pegar uma bactéria. Imaginem vocês alunos de hoje como era difícil à época quando NETO DA EMATER foi prefeito. E, quando chovia imaginem vocês como era o negócio.
Meu DEUS! Como era grande a humilhação sem falar das meninas com seus cabelos arrepiados pelo vento (Eu, porém não tinha essa preocupação com os cabelos. Estes já viviam escassos em minha cabeça). Mas, todos tinham uma vergonha muito grande de chegar à faculdade e ao Catarina de Siena naquelas circunstâncias. Pois, éramos tratados como PORCOS. Fomos motivos de piadas por parte de alguns colegas universitários de outras cidades. Mas, também vimos o quanto, outros colegas e professores ficavam indignados com a nossa situação.
É bem verdade que não íamos todos os dias na F-4000 o carro destinado aos alunos de Pau dos Ferros era a Sprint o problema é que a coitadinha da Sprint já não aguentava mais tamanho esforço de chegar a Pau dos Ferros com 24 a 26 alunos diários. Pois, a capacidade da Sprint era de apenas 15 pessoas ela andava com 10 ou 11 pessoas a mais do que sua carga total. Quantas vezes ali no banco da frente vinham alunos sentados no painel do carro devido lá atrás não caber mais ninguém. Pois, já era uns nos colos dos outros.
 
Sem falar minha gente dos pneus lisos (Vendo a hora os mesmos estourarem por serem velhos e pelo excesso de peso), limpador do para-brisa que às vezes não funcionava, chegamos a vir de Pau dos Ferros só com os alertas ligados porque os faróis não acendiam, uma vez paramos ali no Sítio Pimenta com a velha Sprint querendo pegar fogo! Lembro-me do aperreio até hoje. Às vezes a Sprint só aguentava até a ladeira do Riacho da Areia o resto víamos a pé, O cumulo do absurdo fomos uma vez para Pau dos Ferros na Sprint com o fecho de mola traseiro do lado direito amarrado com uma liga de câmara de ar de bicicleta. É brincadeira... Parece até piada. Mas, não é! Tudo isso aconteceu temos os ex-alunos (suas famílias) e o motorista Antônio de Apolo de prova de tudo que acontecia na época. Vale lembrar! Que quando alguém reclamava a resposta que recebia era que se não quisesse ir ficasse em casa. O carro era a Sprint e fim de conversa. Esqueci! Não era só a Sprint. Tínhamos também a F-4000 do LIXO sem CAPOTA e sem BANCO.
 
Se eu for contar aqui todas as dificuldades pelas quais passamos no período em que NETO DA EMATER foi prefeito em nossas idas e vindas de Pau dos Ferros não haveria BLOG que comportasse tanto texto. Mas acredito na inteligência do povo portalegrense e acima de tudo na memória deste povo, humilde, pacato, receptivo e com a capacidade de hoje com certeza terem condições de comparar o NETO DA EMATER Prefeito com o NETO DA EMATER pré-candidato a prefeito em 2012 e perceber que existe uma grande diferença entre os mesmos.
 
O NETO DA EMATER (Prefeito) nada podia fazer. Enquanto, que o NETO DA EMATER pré-candidato a prefeito em 2012. Tudo faz! Tudo pode! Fornece carro, ganha banco, ganha capota e chega a tal ponto de reivindicar o que não é de sua autoria. Como por EXEMPLO à vinda do ônibus para Portalegre.

Para tanto finalizo,
Com os meus PARABÉNS... Vereadores José Augusto e Adalberto Rêgo é o mínimo que eu na qualidade de ex-aluno do CAMEAM posso fazer no momento. Por esta conquista do ônibus tão sonhada desde os meus tempos de faculdade que veio viabilizar-se hoje no governo de Rosalba. Governadora dos DEMOCRATAS e por meio de vocês dois Vereadores dos DEMOCRATAS e, além disto, pelo que vimos no BLOG de Círios e que era do conhecimento do Secretário de Educação Sales Andrade o ônibus que vinha era um micro-ônibus e de pronto José Augusto antes do cerimonial de entrega conseguiu viabilizar um ônibus grande para Portalegre. Trocando o ônibus pequeno pelo grande isto significa que o Pequeno foi para outro município e ônibus grande veio para Portalegre só faz isso quem tem prestigio perante o governo do Estado. E, é por isto que venho como cidadão portalegrense reforçar o pedido que foi feito a vocês dois e ao DEPUTADO GETÚLIO RÊGO na noite de ontem 10/03/2012 na Escola Municipal “Filomena Sampaio de Souza” para que conseguissem mais 1 ou 2 micro-ônibus para Portalegre e somente assim por enquanto sanar a situação do transporte dos alunos de Portalegre.
- Quero terminar dizendo para aquele que no dia 09/03/2012 na saída do caminhão da APRUP para Pau dos Ferros. Soltou a piada para os alunos “Aproveitem que hoje é o último dia . Lembrem-se ALUNOS isso é uma piada de péssimo gosto. Como o fato de vocês irem para Pau dos Ferros em cima de um caminhão fosse a melhor das situações e que o pior estaria por vir na Segunda-feira. Lembrem-se estes mesmos piadistas do momento serão candidatos em 07/10/2012. Tenham suas piadas a ponta da língua e vamos ver quem vai rir de quem. Se ele for eleito ele vai RIR de vocês e chamá-los de burros e se ele perder será a vês de vocês darem boas gargalhadas.
Tony Márcio Magalhães

Um comentário:

Anônimo disse...

Toni Márcio gostei muito do seu desabafo, foi coisa que você possou é esta cuidando para que não aconteça com seus filhos e os nossos se todos cidadoes portalegrese tivesse a atitude que você os politico pensariam duas vês antes de tomar certas atitudes. Fica ai uma alerta para aqueles que tem filhos é pensam no futuro melhor para os seus. Parabéns pela sua atitude de homem.