sexta-feira, 9 de setembro de 2011

COLUNA GASTRONOMIA SEM FRESCURA - POR ISMAELSON RÊGO



Expectativas superadas.

Hoje venho falar da realização do nosso IV Festival Gastronômico de Pau dos Ferros, evento que vem crescendo de forma grandiosa fazendo a diferença na nossa região e que este ano superou as minhas expectativas como idealizador e realizador. Todo ano trabalhamos para fazer algo maior e melhor que a edição anterior e assim também foi este ano mesmo produzindo o evento em apenas um mês. Talvez por isso minha surpresa em me deparar com o maior e melhor Festival que já realizei.

Nunca se viu uma mídia tão grande em torno de um Festival Gastronômico no nosso Estado, e isso é fruto da nossa credibilidade e articulação o ano todo com os meios de comunicação, mas também se deve ao tema adotado este ano “Comidas de Boteco” que além de chamar a atenção do público e da imprensa rendeu um nível altíssimo nas oficinas realizadas pelos renomados chefs que passaram pelo nosso “Buteco do Chef”, espaço climatizado e decorado como um Buteco onde aconteciam as oficinas e que foi muito elogiado por todos que por lá passaram. 

Não podemos esquecer a praça de alimentação do evento onde além de abrigar restaurantes de Pau dos Ferros e de todo o Estado, este ano também recebeu novidades que fizeram a diferença como associações do Maior Cajueiro do Mundo e dos Apicultores do Alto Oeste, junto a nossa Galeria de Arte o Café Santa Clara com barista todos os dias e a sorveteria Slup. Para mim é uma satisfação concluir o evento tendo a convicção de termos feito de tudo que estava ao nosso alcance e muitas vezes até o que não estava para assistirmos da melhor maneira nossos parceiros.

É também gratificante termos a participação do público lotando tanto a parte dos restaurantes como o espaço das oficinas todos os quatro dias com destaque para a oficina infantil público que ainda não tínhamos acesso e que este ano lotou o auditório e o que é melhor mostrando um grande interesse em conhecer novas culturas e novos sabores, o que mostra que estamos conseguindo trazer a população do nosso município a aderir este tipo de evento que até pouco tempo era desconhecido por aqui mas que já se tornou tradição. 

Outro ponto que vem se repetindo é o destaque de estabelecimentos da nossa cidade que mesmo participando ao lado de grandes restaurantes do nosso Estado tem obtido êxito nos concursos, como este ano o Buxixo Bar e Petiscaria que ganhou o prêmio de melhor petisco seguido pelo Paçoca de Pilão, das quatro edições realizadas é a terceira vez que um estabelecimento pauferrense é campeão tendo a Pizzaria Água na Boca ganhado outras duas edições. Chamou atenção também a participação do Senac que este ano deu um show no concurso novos talentos que mais pareciam chefs experientes com pratos muito bem elaborados e executados. 

As atrações do coreto ao estilo som de barzinho foram outro diferencial nos estilos roda de samba, chorinho e pop rock. Quero agradecer a toda minha equipe, pois sem ela nada faria e através dela agradecer a todos os parceiros que fazem o evento acontecer, são eles: Prefeitura de Pau dos Ferros, Senac, Sebrae, NSArtes, Tempero Pilão, Buxixo Bar e Petiscaria, Café Santa Clara, Pizzaria Água na Boca, Sorvetes Slup, Office Fast, Cerveja Bohemia e Carnapau. Na ala dos expositores são: Associação do maior Cajueiro do Mundo, Cafeteria Santa Clara, Chokolateria da Serra, Pizzaria Água na Boca, Minha Massa, Sorveteria Slup, Associação dos Apicultores do Alto Oeste, Buxixo Bar e Petiscaria, WooHoo Sanduicheria, Ombak Crustáceos com a Cachaçaria Gabi Crav&Canela e Paçoca de Pilão. Agradeço também aos Chefs Erilson Bonifácio e o sushiman Deigivan do Pinga Fogo, chef Lula Fagundes, Chef Caca Oliveira, Dr. Etelânio que fez uma oficina sobre vinhos, a grande equipe do Senac e ao nosso grande coordenador chef Arthur Coelho. 

Por fim a conclusão que temos é que o evento graças a Deus foi sucesso total mais um ano e que a certeza que nos da organização temos é que chegou a hora de desmembrá-lo da Finecap pois ele cresceu tanto que fica inviável executálo paralelo a outro grande evento, por isso já estamos trabalhando no novo projeto, aguardem para o próximo ano tenho certeza que gostarão, e como sempre digo ‘Gastronomia pode e deve ser acessível a todos”.  

Nenhum comentário: