terça-feira, 15 de dezembro de 2009

Garibaldi: apoio a Rosalba é definitivo

Edilson Damasceno
Gazeta do Oeste

Ciarlini (DEM) não será afetada pelo escândalo do mensalão do Distrito Federal. A afirmação foi feita ontem pelo senador Garibaldi Alves Filho (PMDB) à FM 96, em Natal, em alusão à candidatura de Rosalba ao Governo do Estado e ao escândalo envolvendo o governador José Roberto Arruda (ex-DEM). Garibaldi frisou que o caso do mensalão é restrito a Brasília e lembrou passagens bíblicas: "não atire a primeira pedra". Ele se referia ao fato de que se a ala governista usar desse artifício, a história de mensalão afetará projetos políticos de outros partidos. Garibaldi também afirmou que seu apoio à candidatura da democrata ao Governo do Estado é definitivo e que não tem mais retorno. Ontem Rosalba afirmou, em entrevista à rádio RPC, que seus dois votos ao Senado estavam definidos: José Agripino e Garibaldi Filho.

Ele disse que as únicas possibilidades de não apoiar a candidatura de Rosalba Ciarlini ao Governo: ela desistir de se candidatar ou se o deputado federal Henrique Eduardo Alves (PMDB) resolver disputar o Governo. O senador peemedebista tem afirmado que o nome de Rosalba é bem aceito pelas bases peemedebistas.

Tanto é que Garibaldi afirmou que o melhor caminho a seguir é pela oposição e que pesquisas mostram que sua vitória seria facilitada se estivesse ao lado de Rosalba. O senador também afirmou que está convicto de sua decisão e que participará dos programas de TV e rádio e que subirá no palanque do DEM. Garibaldi também comentou sobre o vice-governador Iberê Ferreira de Sousa, de quem é amigo, mas disse que não há possibilidade de apoiar o candidato do PSB.

As definições para as eleições de 2010, apesar de serem concluídas somente em junho com as convenções que homologam candidaturas, começam a se estreitar. Pela oposição, a formação da chapa depende somente da escolha do candidato a vice-governador. A especulação que vigora é a de que o presidente da Assembleia Legislativa, deputado estadual Robinson Faria (PMN), seria o nome estudado pelo presidente estadual do DEM, senador José Agripino Maia, para compor chapa com Rosalba ao Governo do Estado.
Pela oposição, o clima também é de definição. O vice-governador Iberê Ferreira de Sousa (PSB) afirmou que tem afinidades com o deputado federal João Maia (PR) e que tudo caminha para seguirem juntos em 2010. "Falta a conclusão, mas não temos ansiedade. Esse negócio de coligação feita por cima não funciona e é preciso o apoio das bases", afirmou Iberê.

Ele descartou a ideia propagada de que estaria havendo divisão na base aliada. "Não tem disputa interna. Sou candidato e estamos trabalhando para agregar forças para ampliarmos a musculatura da candidatura", comentou, acrescentando que tem conversado com o presidente da Assembleia Legislativa, deputado estadual Robinson Faria (PMN), com menor intensidade que o diálogo com João Maia. "Robinson não é a dificuldade (para a conclusão relacionada à aliança). É uma liderança importante e estamos lutando para que ele fique onde sempre esteve. Temos respeitado a situação pessoal dele (Robinson está com um filho recém-nascido na UTI)."

Nenhum comentário: