sábado, 9 de agosto de 2014

NOTAS E COMENTÁRIOS XXXVIII : BLOG SERTÃO POTIGUAR

PORTALEGRE
 
Não tenho dúvida que o DEM, em sua grande maioria, seguirá o caminho decidido numa reunião comandada pelo líder político JOSÉ AUGUSTO, em que, por unanimidade, decidiram não apoiar Henrique Alves.

Logo...
Fica evidente o caminho a ser seguido: apoio a Robinson e Fátima.

Sem estresse
 
A solução portalegrense reflete uma circunstância da política local: não existe espaço para situação e oposição no mesmo palanque.

Aliás...
Todos concordam com isso. A felicidade é geral, tanto para bicudos como para os bacuraus.

Ponto em comum
ainda é possível que haja um ponto comum entre os divergentes. O DEM e o prefeito do PP devem apoiar a mesma candidata ao senado: Fátima Bezerra.

Estadual
o apoio do DEM é fechado com Getúlio Rêgo.

Federal
haverá uma tentativa para que o deputado Felipe Maia (juntamente com Leonardo Rêgo) convença a militância democrata em relação ao apoio. 

Entretanto
acho pouco provável que o deputado consiga manter o apoio em Portalegre. O clima atual é muito desfavorável ao deputado, mas não custa tentar e o máximo que pode acontecer é ouvir um sonoro não.

Futuro
é muito provável que o grupo decida apoiar Rafael Motta para federal.

PAU DOS FERROS
já adiantei que o apoio do grupo local será para Henrique Alves. A pesquisa realizada apontou que o ex-prefeito Leonardo Rêgo tem grande possibilidade de convencer os simpatizantes do DEM a seguir tal orientação.

Senado?
o apoio será para Wilma de Faria e marcará a reaproximação do grupo que se manteve unido até 2006. Wilma apoiou Leonardo em 2004 e Nilton em 2008 e Bráulio em 2012. Agora terá o apoio de todos. Em palanques diferentes.

Coordenação
algumas especulações de bastidores dão conta que Leonardo terá papel relevante na condução da política do Alto Oeste. Aliás, nem é preciso especular, pois a atuação do ex-prefeito já extrapolou as fronteiras pau-ferrenses faz tempo (vide sua atuação nas eleições de Francisco Dantas e São Francisco do Oeste).

Francisco Dantas
numa conversa informal com uma liderança política de Francisco Dantas fui informado de uma decisão surpreendente. De acordo com o relato, o ex-prefeito Gilson teria liberado seus aliados para apoiarem os candidatos que desejassem, pois estaria decepcionado com a política e não participaria do atual pleito.

RIACHO DA CRUZ
o apoio da prefeita Bernadete Rêgo, acompanhada de praticamente todo o grupo, ao candidato Henrique Alves continua causando muita apreensão nos bacuraus. O receio é sobre o que (?) Henrique poderia teria prometido para conquistar o apoio da prefeita.

RIACHO DA CRUZ II
a passagem de Robinson e sua caravana pelo município rendeu algumas baixas políticas no grupo da prefeita. A vereadora Iranilda (DEM) já anunciou apoio a Robinson e informou que, após a eleição, procurará outro partido.

Bem...
caso a vereadora tome a decisão de sair do partido e não havendo possibilidade de migrar para um partido novo poderá ter o mandato cassado por infidelidade partidária, pois uma coisa é anunciar apoio para Robinson e outra é sair do DEM.

ROBINSON
ocorreram algumas falhas na passagem de Robinson pela região, mas o balanço é positivo. A caravana mobilizou inúmeros municípios e em cada um deles, tem-se a entrega de uma bandeira. O candidato chama uma pessoa e entrega uma bandeira e diz que seu compromisso é com o povo.

Já o outro
candidato teria tantos compromissos, por causa do "acordão", que não teria como atender as reais necessidades do povo potiguar.

Interessante
gostei da estratégia adotada.

Henrique?
ainda não tive a oportunidade de acompanhar a ação do Bacurau-Mor.

Dilma
os dois candidatos, Robinson e Henrique, apoiam Dilma Roussef, mas é Robinson quem utiliza a imagem de Dilma e Lula. Henrique não pode fazer o mesmo porque carrega em seu palanque aliados de Eduardo Campos (Wilma) e Aécio Neves (Agripino).

Nenhum comentário: