quinta-feira, 4 de julho de 2013

Estudantes denunciam pagamento de transporte escolar público em Portalegre


Na cidade de Portalegre, estudantes de nível técnico e superior denunciaram uma ação da prefeitura municipal, na qual é cobrado uma taxa para que os estudantes possam fazer uso dos transportes públicos pelos alunos. Em resposta, a secretaria de educação alegou que tudo faz parte de um acordo.

A notícia que foi destaque do Gazeta do Oeste desta terça-feira (02), relata que os jovens que estudam no Instituto Federal e Ufersa de Pau dos Ferros pagam uma taxa de R$ 15,00 mensais para terem direito de se deslocar até as unidades escolares nos transportes coletivos do município.



Em contato com o secretário municipal de educação de Portalegre, Sales Andrade, a reportagem do jornal constatou a veracidade das informações, no entanto, ele alegou que a taxa foi determinada a partir de um acordo entre a prefeitura e os alunos, pois o município não tem obrigação de arcar com o transporte de alunos de níveis técnico e superior.

Os alunos ressaltaram que aceitaram o acordo por que não tinha outra opção, e que agora todos estão revoltados com a situação, pois nem todos tem condições financeiras para pagar a mensalidade.

A taxa está sendo cobrada desde junho deste ano. O dinheiro está sendo arrecado pelos próprios alunos para efetuar o pagamento dos motoristas, já que o combustível dos veículos é disponibilizado pela prefeitura municipal.


4 comentários:

Anônimo disse...

alguém está mentindo na história. o secretário disse que a taxa é cobrada por causa do acordo feito entre as partes, nem tocou no assunto da falta de motoristas. já o prefeito disse a reportagem que o motivo da cobrança é a falta de motoristas.
qual será a verdade?

Anônimo disse...

Quem esta mentindo nessa historia, é o autor da postagem, não foram os estudantes que denunciaram e sim quem enviou o material para a imprensa com as informações distorcidas. Se formos prejudicados por isso, vamos divulgar os nomes daqueles que começaram, inclusive os autores das duas fotos que aparecem no jornal(centro administrativo e Pça de Portalegre)

Anônimo disse...

O anônimo das 7:46 afirma que o mentiroso é o autor da postagem.
Para o comentarista o Jornal Gazeta do Oeste, através da jornalista Kalidja Sibéria que assina a matéria, mentiu quando escreveu logo no início da matéria que "Alunos que cursam o ensino superior e outros que estudam no Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia (IFRN) no município de Pau dos Ferros, mas que moram em Portalegre, denunciaram a cobrança por parte da prefeitura portalegrense de uma taxa de R$ 15,00 mensais para que eles possam utilizar o serviço de transporte escolar intermunicipal."
Temos alguns problemas na interpretação oferecida pelo anônimo das 7;46.
O Jornal Gazeta do Oeste afirma que ouviu o secretário de educação do município sobre o assunto e que o secretário teria confirmado que a cobrança da taxa seria fruto de um acordo entre estudantes e o prefeito porque a prefeitura não teria condições de pagar as despesas. É fácil comprovar isso no site do jornal Gazeta.
Na reportagem da TV o prefeito Neto disse que a cobrança se deu pela falta de motoristas.
Portanto, o secretário deu uma versão (falta de dinheiro para pagar os motoristas) e o prefeito deu outra (falta de motoristas na prefeitura).
O anônimo pode ajudar a esclarecer o assunto. O acordo foi por falta de motoristas? por falta de dinheiro para pagar os motoristas? por falta dos dois? ou por outra causa?
Qualquer resposta apresentada significará que um ou outro (secretário ou prefeito) faltou com a verdade. Ou os dois, caso exista uma terceira explicação.
O Jornal Gazeta informou que ouviu o secretário.
A fala do prefeito foi gravada pela TV.
As justificativas para a cobrança são diferentes.
Quanto a ameaça de divulgar os nomes dos responsáveis pelo envio das informações ao Jornal Gazeta? Faça isso já.
Divulgar o nome do autor das fotos? Faça isso já.
Informações distorcidas?
Concordo. O secretário deu uma justificativa ao Gazeta e o prefeito disse outra a TV.
Qual é a verdadeira?
Existe outra versão?
Diga. Escreva. Não ameace. Faça.
A única pessoa que pode resolver o assunto é o prefeito.

Anônimo disse...

E interessante, o ano passado o ex- vereador hoje atual prefeito o senhor Neto da Emater pra da um de bonzinho ofereceu o carro da APRUP pra levarem os estudantes de graças pra pau dos ferros enquanto regularizava a situação, mas te pergunto e agora ? claro e nao da mais pois ja passou a campanha ele hoje e prefeito e nao ta nem ai e claro o ano passado era ano de politica.