




Blog do BG
O BlogdoBG e a 98FM publicam nesta terça-feira(23) mais uma pesquisa de opinião com todos os cenários para o pleito de outubro.
A Certus Pesquisa e Consultoria foi as ruas entre 18, 19, 20 e 21 de setembro e, entrevistou 1530 eleitores em todo o RN. A pesquisa foi registrada no TRE(Protocolo RN 00032/2014) e TSE(Protocolo BR 0074/2014) , com margem de erro de 3%(para mais ou para menos), com confiabilidade de 95%, e pesquisou as intenções de voto para Presidente, Governador, Senador, Deputado Federal e Deputado Estadual.
Vamos ao cenário para o Deputado Estadual na região do Médio Oeste.
Confira os 26 mais citados, num total de 232 entrevistados:
O BlogdoBG e a 98FM publicam nesta terça-feira(23) mais uma pesquisa de opinião com todos os cenários para o pleito de outubro.
A Certus Pesquisa e Consultoria foi as ruas entre 18, 19, 20 e 21 de setembro e, entrevistou 1530 eleitores em todo o RN.
A pesquisa foi registrada no TRE(Protocolo RN 00032/2014) e TSE(Protocolo BR 0074/2014) , com margem de erro de 3%(para mais ou para menos), com confiabilidade de 95%, e pesquisou as intenções de voto para Presidente, Governador, Senador, Deputado Federal e Deputado Estadual.
Vamos ao cenário para o Deputado Estadual na Região Alto Oeste.
Estamos publicando os 15 mais citados, num total de 160 entrevistados :
Blog do BG
O BlogdoBG e a 98FM publicam nesta terça-feira(23) mais uma pesquisa de opinião com todos os cenários para o pleito de outubro.
A Certus Pesquisa e Consultoria foi as ruas entre 18, 19, 20 e 21 de setembro e, entrevistou 1530 eleitores em todo o RN.
A pesquisa foi registrada no TRE(Protocolo RN 00032/2014) e TSE(Protocolo BR 0074/2014) , com margem de erro de 3%(para mais ou para menos), com confiabilidade de 95%, e pesquisou as intenções de voto para Presidente, Governador, Senador, Deputado Federal e Deputado Estadual.
Vamos aos cenários para Deputado Estadual em todo o RN: Se a eleição fosse hoje, em qual desses nomes que vou citar, e que estão nesse cartão, o(a) sr.(a) (você) votaria para Deputado Estadual?
Blog do JP
O delegado Inácio Rodrigues de Lima Neto, de Pau dos Ferros, conseguiu localizar e prender, com apoio da Policia Civil de São Paulo, o principal acusado de matar para roubar o professor Carlos Magno Viana Fonseca, da UERN, no Alto Oeste do Rio Grande do Norte.
Francisco Rafael Leite Mendes, já condenado pelo latrocínio e ocultação de cadáver a 26 anos, 9 meses e 15 dias de reclusão, e 145 dias-multa, foi preso quando caminhava tranquilamente por uma rua da cidade de Peruíbe, no interior do Estado de São Paulo.
Além de Rafael Leite, participaram do crime também Ivan Bueno Junior, que era menor na época do crime, e Elias Rodrigues Nunes. O caso, que chocou a sociedade Potiguar, foi investigado também pelo delegado Inácio Rodrigues e foi solucionado em detalhes.
O trio planejava assaltar um comerciante da cidade de Encanto, mas este não fez o percurso que fazia sempre entre Coronel João Pessoa e sua cidade. Neste trecho, os assaltantes terminaram por encontrar o professor Carlos Magno retornando da casa da namorada.
Terminaram simulando um acidente, o professor parou e eles anunciaram o assalto. Roubaram celular, dinheiro e objetos eletrônicos. Atiraram na cabeça do professor e o levaram para um local de pouca movimentação e atearam fogo no veículo com o corpo dentro.
Após o crime, o delegado Inácio Rodrigues, após detalhar como tudo aconteceu investigando cada detalhe prendeu os três suspeitos.
Eles confessaram tudo em detalhes o que aconteceu, apontando com precisão possível apenas de quem teria participado para dizer.
Já na prisão, o menor foi encaminhado para Justiça aplicar a pena de medida sócia educativa e os dois maiores para o presídio, onde iriam aguardar a sentença judicial. Entretanto, antes do juiz Felipe Barros assinar a condenação, Rafael Leite fugiu.
Em contato com o Defato.com, o delegado Inácio Rodrigues diz aguarda autorização do Governo do Estado para ter os recursos para recambiar o Rafael Leite para um presídio do Rio Grande do Norte, onde vai cumprir mais de 26 anos de prisão.
Recomendação do MP à Secretaria Estadual de Educação orienta no sentido de convocar todos os professores que estão fora da sala de aula no prazo de 30 dias Após apurar irregularidades na cessão de professores da rede estadual de ensino para outros órgãos e instituições, a 78ª Promotoria de Justiça de Educação de Natal expediu recomendação orientando a Secretária Estadual de Educação, Betânia Leite Ramalho, a convocar imediatamente todos os professores cedidos para reassumir suas funções junto à rede estadual de ensino.
Conforme apurado pela 78ª Promotoria de Justiça de Natal, a administração estadual não apresentou nenhuma justificativa para o grande número de professores cedidos a outros órgãos e instituições, mesmo diante da falta de professores nas escolas, o que culminou na instauração de procedimento preparatório para investigar as cessões. Diante das irregularidades nas cessões, o procedimento preparatório aponta a possibilidade de dispensa de alunos por falta de professores, a substituição inadequada dos professores afastados, além de professores de matérias diversas estarem ministrando aulas de matemática, física, artes, língua espanhola, língua inglesa, química e sociologia.
O MPRN já possui procedimentos preparatórios e ações ajuizadas nas Varas da Fazenda Pública para apurar a falta de professores na rede estadual de ensino e o provimento aos cargos de acordo com a necessidade.
De acordo com a Recomendação, a Secretaria Estadual de Educação deverá, além de promover a convocação dos professores cedidos via edital, encaminhar à Promotoria de Justiça cópia dos atos administrativos que determinaram o retorno dos professores às suas funções.
MPRN
E a cidade de Portalegre preparou uma grande festa para receber os Deputados Getúlio Rego e Felipe Maia na noite deste Domingo, 08.
O evento que contou com a presença do ex-prefeito de Pau dos Ferros, Leonardo Rego, do líder político, José Augusto, os vereadores Adalberto Rêgo, Francisca Tertuliana, a “Chiquinha”, Paulo Andreaso, e Ubiraci Gomes, o “Tidinha” e demais lideranças locais, também foi prestigiado por uma expressiva participação popular.
A programação teve início com uma carreata, percorrendo as principais ruas da cidade, até o local do comício que foi mais um momento para a população declarar seu apoio aos candidatos Felipe e Getúlio. “Estamos tendo mais uma certeza da expressiva votação que vamos obter em nossa cidade.
A população veio reconhecer o serviço prestado, a atenção ao cidadão e a dedicação que sempre temos com os nossos amigos de todo o Estado”, destacou Getúlio Rêgo.
A Feira Intermunicipal de Negócios, Educação, Cultura e Turismo do Alto-Oeste Potiguar (FINECAP) será aberta, oficialmente, hoje à noite, na Praça de Eventos Nossa Senhora da Conceição.
A festa chega à sua décima oitava edição conhecida em todo o Estado, e vista como principal fomentadora da economia local.
Este ano, a Prefeitura Municipal de Pau dos Ferros tem trabalhado para oferecer ao público da cidade e região, novamente, uma grande festa. “A exemplo de outras edições, nós realizaremos uma das maiores feiras, porque além das atrações musicais, nós tivemos cuidado com o planejamento, com a estrutura como um todo, com a organização e segurança”, disse o prefeito Fabrício Torquato.
Um novo pavilhão para a montagem dos estandes, banheiros exclusivos para expositores e um corredor de carpete em toda a feira serão algumas das novidades da estrutura física do evento.
A ornamentação também deverá atrair a atenção dos visitantes, que nunca deverão ter visto uma decoração tão sofisticada.
Outro destaque será o policiamento. Além do Corpo de Bombeiros, Polícia Rodoviária e seguranças, policiais civis e militares irão garantir a tranquilidade da festa.
A logística de segurança que foi montada na Copa do Mundo em Natal estará presente na Finecap deste ano. Haverá uma Plataforma Móvel de Observação e um Centro Integrado de Comando e Controle Móvel (CICCM) da Polícia Militar, enquanto uma delegacia móvel estará fazendo boletins de ocorrência. Um espaço gastronômico também será priorizado na feira.
As famílias poderão curtir o evento com conforto e boa alimentação em um ambiente reservado. Outros quiosques de comida e vendedores ambulantes ainda poderão suprir as necessidades do público.
O cuidado maior, contudo, é com as bebidas, já que nenhuma delas poderá ser vendida em recipiente de vidro, em cumprimento da Lei Orgânica do Município, evitando, dessa forma, a violação da integridade física dos participantes.
Pensando nos produtores rurais, a prefeitura estará promovendo a realização de cursos, através da Secretaria de Desenvolvimento Rural (SEDRU). Em parceria com a Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (EMBRAPA), uma Unidade Móvel de Transferência de Tecnologia Agroindustrial oferecerá cursos de processamento agroindustrial.
Dentro da grade de programação, a Finecap contará com shows musicais durante três noites (hoje, 5, amanhã, 6, e domingo, 7). Entre as principais atrações estão Waldonys, Os Nonatos, Chicabana, Luan e Forró Estilizado, Dorgival Dantas e Gabriel Diniz. Artistas como Dalton do Acordeon e Amanda Gomes representarão a música local.
Os recursos próprios investidos nas bandas e na festa em geral tendem a se transformar em melhorias à população. “Desse investimento muito mais vem como retorno, porque lucram os comerciantes, os empresários, os ambulantes... Todo mundo sai ganhando”, destacou Fabrício Torquato.
A movimentação da rede hoteleira, o aumento da clientela dos bares e restaurantes e do comércio em geral, nesta época do ano, são consequência da festa. Por tudo isso, a Finecap é considerada uma das maiores geradoras de emprego e renda no Alto-Oeste, incentivadora da cultura e responsável pelo fortalecimento do turismo na cidade.
Programação
Dia 05/09 (Hoje) Estandes – 19h às 22h Shows – 22h às 4h: Forró dos 3, Waldonys, Cavalo de Pau e André Luvi.
Dia 06/09 (Amanhã) Estandes – 19h às 22h Shows – 22h às 4h: Dalton do Acordeon, Os Nonatos, Luan e Forró Estilizado e Chicabana.
Dia 07/09 (Domingo) Estandes – 19h às 22h Shows – 22h às 4h: Amanda Gomes, Dorgival Dantas, Gabriel Diniz e Solteirões do forró.
Recurso está disponível para 10 estados que não alcançam com a própria arrecadação o valor mínimo nacional por aluno.
A sétima parcela de 2014 da complementação da União ao Fundo de Manutenção e Desenvolvimento da Educação Básica e de Valorização dos Profissionais da Educação (Fundeb) já está disponível nas contas correntes de municípios e estados beneficiários.
O Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE) repassou R$ 685,8 milhões aos entes federativos na última sexta-feira (29). Este ano, a complementação da União contempla dez estados e seus respectivos municípios, que não alcançam com a própria arrecadação o valor mínimo nacional por aluno estabelecido para 2014 – R$ 2.285,57. São eles: Alagoas, Amazonas, Bahia, Ceará, Maranhão, Pará, Paraíba, Pernambuco, Piauí e Rio Grande do Norte.
Principal fonte de financiamento da educação básica pública, o Fundeb é formado por percentuais de diversos impostos e transferências constitucionais, a exemplo do Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Serviços (ICMS).
É um fundo especial, de natureza contábil e de âmbito estadual (um fundo por estado e Distrito Federal, num total de vinte e sete fundos), formado, na quase totalidade, por recursos provenientes dos impostos e transferências dos estados, Distrito Federal e municípios.
Além desses recursos, ainda compõe o Fundeb, a título de complementação, uma parcela de recursos federais, sempre que, no âmbito de cada estado, seu valor por aluno não alcançar o mínimo definido nacionalmente. Independentemente da origem, todo o recurso gerado é redistribuído para aplicação exclusiva na educação básica.
Pelo menos 60% dos recursos devem ser usados na remuneração de profissionais do magistério em efetivo exercício, como professores, diretores e orientadores educacionais. O restante serve para despesas de manutenção e desenvolvimento do ensino, compreendendo, entre outras ações, o pagamento de outros profissionais ligados à educação, bem como para aquisição de equipamentos e construção de escolas.
Fonte: Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação/http://www.brasil.gov.br/
Hoje, 4, às 22h, na Praça de Eventos Nossa Senhora da Conceição, o público irá assistir à apresentação de um dos maiores humoristas do país, o paraibano Zé Lezin. O show do artista encerrará a programação do dia do aniversário de Pau dos Ferros, que comemora 158 de emancipação política, e da Vitrine Cultural Xanana Diógenes.
Pela manhã, a Prefeitura Municipal de Pau dos Ferros realizou uma missa em ação de graças, na barragem, e a II Cavalgada do Vaqueiro, a qual contou com a participação de centenas de vaqueiros da região. A cavalgada, organizada pela Secretaria de Cultura e Turismo (SECULT), terminou no Largo da Cultura, onde houve a apresentação da Banda de Música Deputado Antônio Florêncio e hasteamento de bandeiras.
A apresentação de hoje à noite, por sua vez, marcará também o início da décima oitava edição da Feira Intermunicipal de Negócios, Educação, Cultura e Turismo do Alto-Oeste Potiguar (FINECAP), conhecida em todo o Estado, e principal fomentadora da economia local, incentivadora da cultura e responsável pelo fortalecimento do turismo.
Hoje, 4, às 22h, na Praça de Eventos Nossa Senhora da Conceição, o público irá assistir à apresentação de um dos maiores humoristas do país, o paraibano Zé Lezin. O show do artista encerrará a programação do dia do aniversário de Pau dos Ferros, que comemora 158 de emancipação política, e da Vitrine Cultural Xanana Diógenes.
Pela manhã, a Prefeitura Municipal de Pau dos Ferros realizou uma missa em ação de graças, na barragem, e a II Cavalgada do Vaqueiro, a qual contou com a participação de centenas de vaqueiros da região. A cavalgada, organizada pela Secretaria de Cultura e Turismo (SECULT), terminou no Largo da Cultura, onde houve a apresentação da Banda de Música Deputado Antônio Florêncio e hasteamento de bandeiras.
A apresentação de hoje à noite, por sua vez, marcará também o início da décima oitava edição da Feira Intermunicipal de Negócios, Educação, Cultura e Turismo do Alto-Oeste Potiguar (FINECAP), conhecida em todo o Estado, e principal fomentadora da economia local, incentivadora da cultura e responsável pelo fortalecimento do turismo.
por Redação O Mossoroense
A governadora Rosalba Ciarlini (DEM) afirmou que recolocar em dia a folha de pagamento depende da subida dos repasses do Fundo de Participação dos Estados (FPE).
Ela credita a crise econômica à situação que a obrigou a atrasar a folha de pagamento de parte do funcionalismo. Ela disse que o problema atinge as prefeituras que sofrem para receber o Fundo de Participação dos Municípios (FPM).
Em entrevista à jornalista Ana Ruth Dantas, Rosalba explicou que só com o FPE voltando a crescer será possível reorganizar a folha de pagamento. "Vamos perguntar se o FPE não tiver nenhuma queda. Isso é fruto da crise no Brasil que está levando uma redução. Só 12 prefeituras no Rio Grande do Norte pagaram em dia. O que acontece com o FPE acontece com o FPM", justificou.
A governadora disse ainda que as quedas na arrecadação do Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Serviços (ICMS) também contribuíram para o atraso nos pagamentos. "O ICMS vem tendo quedas em função do que acontece no Brasil com redução das obras, o próprio petróleo e uma séria de coisas que faz que não se confirme o que foi colocado no Orçamento de 2014", explicou.
A governadora fez questão de ressaltar que apenas uma parte do funcionalismo não está recebendo dentro do mês trabalhado. "Quem me dera. É a coisa que mais desejo. Mas quero deixar bem claro que educação, saúde, segurança, Ipem, Caern, Idema e Uern nunca tiveram atrasos. Uma parte infelizmente está sendo paga sempre depois do dia 10", lembrou.
Blog do BG
Por causa do debate dos presidenciáveis no SBT, o clima no twitter esquentou nesta segunda-feira na timeline potiguar, em determinado momento alguns internautas começaram a questionar o PT, que fala tanto em ética e ficha limpa, mas até “vaquinha” para pagar as multas imposta pela condenação dos mensaleiros Dirceu, Delubio e Genuíno fizeram.
Questionado por um internauta, que postou uma reportagem mostrando que o Deputado Fernando Mineiro e a Deputada Fátima Bezerra foram uns dos que ajudaram a pagar a multa dos condenados do mensalão, o deputado Mineiro ao seu estilo, respondeu que ajudou com muito orgulho:
Indagado por esse blog, a Deputada Fátima Bezerra, como é seu estilo, não responde questionamentos nas redes sociais.
Josias de Souza
Um cacique do pedaço do PMDB ainda leal ao governo diz que ficou muito fácil reconhecer em qualquer roda um político da coligação encabeçada por Dilma Rousseff. É o que estiver falando mal de Dilma, ele explica. As críticas aumentam na proporção direta da elevação do risco de derrota.
Por enquanto, o burburinho soa apenas atrás das portas. Na pior hipótese, Dilma terá tinta na caneta até 31 de dezembro, explica um membro do diretório nacional do PT. Mas, confirmando-se a derrota, petistas e aliados culparão Dilma quando puderem falar sobre 2014 sem medo de perder cargos, verbas e privilégios. Levada no embrulho do desejo de mudança que as pesquisas farejam, Dilma é bombardeada até por seu estilo.
Tornou-se mais difícil encontrar um apologista da presidente disposto a repetir a teoria da “firmeza” —aquela segundo a qual Dilma lida mal com questionamentos porque tem convicções sólidas.
No atacado, seus críticos a acusam de autossuficiência, teimosia e inépcia. Ela só chama os partidos que a apoiam para conversar na hora que o calo lhe aperta, afirma um senador governista.
A conversa não flui, ele realça. O diálogo só é considerado bom quando ela obriga o interlocutor a calar a boca. O senador resume: os empresários não confiam na Dilma, os políticos a detestam e os ministros têm medo dela. Quem desconfia não investe. Quem odeia não faz campanha. E quem teme só diz ‘sim senhora’! Como resultado, tem-se a combinação de PIB baixo com inflação alta, desânimo político e inação.
Curiosamente, os governistas isentam Lula de responsabilidade. Foi graças ao apoio dele que Dilma amanheceu um belo dia presidente. Mas os críticos da afilhada alegam que ela está em apuros porque fez ouvidos moucos para os pitacos do padrinho. Nessa versão, Lula engrossa, em privado, a sinfonia de críticas.
Confirmando-se o pior, Dilma será apresentada à adaptação de um velho axioma da política. Diz-se que a vitória tem muitos pais, mas a derrota é órfã.
No caso de Dilma, o eventual insucesso virá acompanhado de uma subversão da máxima. Confirmando-se o pior —ou melhor, conforme o ponto de vista— Dilma será vista por seus pseudo-apoiadores como pai e mãe da própria derrota