quinta-feira, 31 de outubro de 2013

Pedido de impeachment contra Rosalba não vai dar em nada

Blog do  Robson Pires

Foi entregue hoje ao presidente da Assembleia legislativa do Rio Grande do Norte, Ricardo Motta,  um documento solicitando o impeachment da governadora do Estado Rosalba Ciarlini (DEM).

De acordo com Motta o documento foi remetido ao setor jurídico da assembleia para ser analisado:– “Nós recebemos o documento, como recebemos todos os dias diversos documentos aqui na nossa Casa. O setor jurídico da Assembleia vai analisar seu conteúdo e, só então, teremos a orientação de como deveremos proceder. Não quero antecipar qualquer juízo de valor porque não tivemos condições de analisar o teor do pedido,” disse o presidente da Assembleia, deputado Ricardo Motta.

O que o blogue pensa: Não vai dar em nada!

CONSEPE aprova mais vagas para Medicina e mudanças no PSV da UERN

Por Assessoria UERN
 
O Conselho de Ensino Pesquisa e Extensão da Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (CONSEPE/UERN) aprovou mudanças significativas para o Processo Seletivo Vocacionado (PSV) 2014. A partir do próximo (PSV), será implantada a semestralidade no curso de Medicina com ampliação das atuais 26 vagas para 60. O aumento foi aprovado por unanimidade, com parecer favorável do professor Akailson Lennon Soares, conselheiro relator.

A pró-reitora de Ensino de Graduação, Inessa Linhares, explicou que o projeto pedagógico do curso já previa a ampliação do número de vagas. “Desde o início, o curso vem ofertando 26 vagas por ano, embora o projeto pedagógico preveja 52 vagas, mas a semestralidade foi segurada até que fosse formada a primeira turma. Já formamos quatro turmas e o nosso curso tem conceito cinco no ENADE, com altos índices de aprovações em concursos públicos. Isso mostra a qualidade do nosso curso de medicina”, frisou.

Ela disse, ainda, que a estrutura do curso de medicina da UERN já está habilitada para o recebimento de novos alunos. “Temos um programa uma residência consolidada, temos um curso de mestrado em atividade, temos dez professores em capacitação sendo oito em doutorado e dois em mestrado. Temos muitos projetos de extensão e pesquisa. Tudo isso nos dá condições para pedir ampliação de vagas até porque somos o curso de medicina que menos oferta vagas no Brasil. A média é de 80 vagas no país”, destacou.

A professora Sônia Elizabeth Lopes Carrillo, diretora do departamento de Medicina, falou sobre a questão social que envolve o aumento do número de vagas. “A ampliação das vagas não é nada mais que uma consequência natural. Como temos vagas para alunos de escolas públicas, estamos vendo transformações de vidas. Estamos vendo alunos de pais analfabetos chegando ao curso”.

Outro aspecto social mostrado pela professora foi o atendimento à população. “Vamos ter a possibilidade de aumentar a oferta à população que precisa do SUS uma medicina de ponta com nossos ambulatórios”. O curso atualmente tem 160 alunos e o corpo docente tem 62 efetivos e 34 substitutos.

O reitor Pedro Fernandes destacou a importância do ampliação do número de vagas para a formação de médicos. “Eu me sinto muito privilegiado em participar de uma discussão como essa. O curso de medicina tem uma responsabilidade muito grande. A gente conversou com o Ministério da Saúde e da educação. É um esforço do Brasil para que o país tenha mais médicos”, acrescentou.

Novidades - O Consepe também aprovou alteração no horário de realização de provas. O PSV que vai ser realizado nos dias 02 e 03 de fevereiro, será aplicado na parte da tarde: das 13h30 às 17h30.

Uma outra novidade é que a UERN reservará, já a partir do próximo PSV, 5% das vagas para pessoas com deficiência, cumprindo lei recentemente aprovada pela Assembleia Legislativa. Isso representa 130 vagas.

A UERN ofertará 2.180 vagas no Processo Seletivo Vocacionado 2014. O edital do concurso deve ser publicado na próxima semana.

quarta-feira, 30 de outubro de 2013

Deputados são contra o impeachment de Rosalba

Informativo Polìtico

Os deputados Kelps Lima (Solidariedade), Raimundo Fernandes e Vivaldo Costa (PROS) , pronunciaram-se contrários a um  pedido de impeachment para a governadora Rosalba Ciarlini solicitado pelo Sindsaúde, mas ainda não protocolado na Assembleia Legislativa. “Esse é um assunto que deve ser tratado com muito cuidado, já que um pedido de impeachment só deve ser admitido quando tem embasamento jurídico”, disse o deputado do Solidariedade.

De acordo com Kelps Lima, “o governo tem tido resultados muito ruins administrativamente, mas isso não justifica e poderá abrir precedentes perigosos para a democracia e amanhã um governante que queira fazer mudanças estruturais no Estado que contrarie interesses poderá ser vítima de alguma ação golpista”, disse ele, cujo raciocínio é compartilhado com Vivaldo Costa.

“Essa história de impeachment é um aburdo. Não se faz isso com uma rosa”, brincou o chamado “papa jerimum” do Seridó.

Outro que se mostra contra um pedido de impeachment da governadora Rosalba Ciarlini é Raimundo Fernandes, do PROS. Liderado do presidente da Assembleia Legislativa, Ricardo Motta o deputado oestano diz que não vê motivos concretos para pedido de impeachment, assunto que ele considera complexo e polêmico. “No meu entendimento, não existem razões supervenientes que justifiquem um ato considerado extremo”, ressalta Raimundo Fernandes, acrescentando que qualquer decisão que venha a adotar, primeiramente ouve o seu partido, o PROS, presidido no Estado pelo deputado Ricardo Motta.

Um dos poucos defensores do pedido de impeachment da governadora, o deputado Nelter Queiroz entende que existem motivos para pedir o impedimento da atual gestão governamental.

“Acredito ser viável diante da falta de gestão e precariedade nos serviços públicos como saúde e segurança pública. “Se a matéria chegar à Assembleia Legislativa vamos examinar”, disse Nelter Queiroz, que é um dos deputados mais críticos da atual administração estadual.Jocsã Cerqueira às 20:50

Governo do Estado lança Selo Unicef 2013-2016


Por Assecom-RN
 
O Governo do Estado e o Fundo das Nações Unidas para a Infância (Unicef) realizaram hoje (30) o lançamento da Edição 2013 - 2016 do Selo Unicef Município Aprovado. A iniciativa é um reconhecimento internacional para os municípios que atingem bons resultados por meio de ações que proporcionam uma melhoria na qualidade de vida das crianças e dos adolescentes. Além de fortalecer a gestão municipal, o Selo também torna possível a avaliação quanto à qualidade das políticas públicas desenvolvidas em cada município.

O lançamento teve a participação da Governadora Rosalba Ciarlini, prefeitos, secretários municipais, conselheiros tutelares e articuladores da Unicef no RN. Mais de 60 municípios potiguares realizaram o cadastro para a participação no projeto. No ano passado, 47 cidades alcançaram a certificação. A expectativa é que nesta edição aconteça um crescimento tanto no número de cidades inscritas quanto no número de Selos alcançados.

Durante o evento, foram apresentados os principais pontos de inovação para o período 2013-2016. Segundo Rui Aguiar, diretor do Selo Unicef no RN, o trabalho de gestão por resultados será priorizado. “Teremos aproximadamente 80 horas de encontros com os representantes de cada município inscrito, quando vamos conhecer as realidades e o perfil socioeconômico de cada cidade. Para isso, contamos com o envolvimento dos articuladores e secretários, além, claro, dos prefeitos”.

Em seu discurso, Rosalba Ciarlini afirmou que é possível diminuir os índices de mortalidade materno-infantil. “O acompanhamento deve ser feito desde o início da gestação, por isso vamos fortalecer a rede de saúde. Essa é uma responsabilidade de cada gestor, de cada um de nós aqui presente. É preciso unir forças e abraçar esse Selo para sermos um instrumento de transformação e reconstrução”, afirmou.

Para a secretária Estadual de Ação Social, Shirley Targino, o melhor legado do Selo será a concretização das políticas públicas de assistência social. “A criança é a prioridade, precisamos desenvolver ações estratégicas junto com os municípios para que sejamos um Estado exemplo para o Brasil”.

A secretária também falou sobre sua experiência como prefeita do município de Messias Targino, quando em 2008 conseguiu o reconhecimento do Unicef. “A participação dos prefeitos é fundamental, o comprometimento e o envolvimento durante os encontros é o que vai fazer a diferença”.

Benes Leocádio, presidente da Federação dos Municípios do RN (Femurn), afirmou que ainda é possível fazer muito mais. “Se chegamos até aqui podemos ir certamente mais longe, temos que ter a coragem de dizer que os municípios estão realizando as políticas públicas federais e que por isso precisamos de mais apoio”, disse ele destacando a queda do Fundo de Participação dos Municípios (FPM) repassado pelo Governo Federal. O presidente da Femurn ainda completou: “Entendo as dificuldades do Governo do Estado e é por isso que todos nós que fazemos parte deste Rio Grande do Norte, deve se unir para mudar esse quadro econômico e de desenvolvimento social”.

Sobre o Selo

A iniciativa do Selo foi criada no Ceará, sendo posteriormente ampliada para os 10 estados do Semiárido brasileiro e para 9 estados da região amazônica. Na última edição, encerrada em 2012, foram certificados 407 municípios em todo o Brasil (286 no Semiárido e 121 na Amazônia Legal), sendo 47 no estado do Rio Grande do Norte.

A inscrição do município ao projeto é voluntária e só pode ser feita pelo Prefeito em documento próprio, distribuído e entregue durante a solenidade de lançamento.

APAE de Pau dos Ferros realiza o II Bazar Solidário nesta sexta, 1º de novembro


 
A Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais – APAE de Pau dos Ferros, dando continuidade ao sucesso da primeira edição, realiza, nesta sexta-feira, 1º de novembro, o II Bazar Solidário.
Objetivando a arrecadação de recursos para a Construção da Sede Própria da Instituição, que será localizada no Bairro Chico Cajá, o Bazar Solidário é a oportunidade de você adquirir diversos produtos de qualidade e com preços especiais, além de ajudar esta importante causa.
Para quem ainda tem roupas novas ou usadas, brinquedos, bijuterias, calçados e/ou produtos diversos e querer ajudar o Bazar Solidário, envie a sua doação para a Rua João Escolástico, 209, bairro Frei Damião.
O II Bazar Solidário acontecerá durante toda a manhã desta sexta-feira, no Pavilhão da Praça da Matriz de Pau dos Ferros.
Para mais informações, ligue: 3351-4106
Eu Ajudo a APAE, e você?
APAE Pau dos Ferros
Rua João Escolástico, 209, Frei Damião
Fone: 3351-4106
Email: paudosferros.rn@apaebrasil.org

A Secretaria de Saúde do Município de Viçosa implanta NASF.

No ar RN

O NASF é voltado para fazer um acompanhamento das pessoas que fazem a prática de exercícios físicos, caminhada e outros mais. O NASF disponibiliza profissionais da área para que aos praticantes das atividades tenham um bom acompanhamento, e para atrair novos participantes. Educador Físico, Nutricionista, Terapeuta esses são alguns dos profissionais que o programa disponibiliza para as cidades que aderem ao mesmo.
 
  
 
   Em Viçosa, o educador físico Antonio Wilton está acompanhando diariamente os praticantes de atividade físicas da cidade, sempre orientando e dizendo qual a melhor maneira de realização da pratica da atividade física, e também está fazendo um levantamento das condições de saúde e das condições físicas de todos os que praticam alguma atividade física, através de um cadastro por uma fixa de anamnese. 
 
 
Em algumas fotos retiradas nas praças mais movimentadas podemos notar claramente que a busca pela boa saúde em Viçosa é muito grande, e que a implantação desse programa será de extrema utilidade para com toda a população. O NASF não atende apenas mulheres, mas também homens em todas as faixas de idade. Afinal a saúde é boa em toda e qualquer idade.







Informações do professor Wilton.
Matéria e Fotos de Evandro Lopes

terça-feira, 29 de outubro de 2013

Uern prepara pacote de mudanças para o vestibular de 2014

Blog do Pedro Carlos 


A Universidade do Estado do Rio Grande do Norte deve discutir na reunião do Conselho Superiores de Ensino e Pesquisa (CONSEPE) desta quarta-feira (30), um pacote de mudanças no vestibular de 2014. A principal delas é a mudança do horário da prova, que passaria a acontecer à tarde.

A ideia é proporcionar mais conforto e condições de igualdade aos candidatos que vêm de fora. O problema é que a prova sendo realizada às 8h, com os portões se fechando às 7h45, quem mora em municípios mais longínquos acabava sendo prejudicado. Por vezes, as pessoas perdiam as provas por causa do trânsito ou qualquer outro infortúnio.

Outras mudanças que serão discutidas são as seguintes: aumento do número de vagas do curso de medicina de 26 para 60; realização das provas em fevereiro; inscrições já no final do mês que vem e o fim do vestibular para os núcleos avançados que não têm estrutura para funcionar.

O reitor Pedro Fernandes tem demonstrado o seu interesse em fechar todas essas questões já na reunião desta quarta-feira.

Inscrições abertas desde o dia 9 para concurso publico em Viçosa-RN


Na hora RN
Prefeitura de Viçosa-RN abre 6 vagas em quatro cargos, com salários de até R$ 2.950,00.
Com inscrições abertas entre 9/10 e 7/11, prefeitura de Viçosa, estado do Rio Grande do Norte, realizará concurso público para admissão de novos servidores em cargos atualmente vagos da autarquia, com oferta de 6 vagas para profissionais de nível médio e superior.
 
As inscrições poderão ser feitas pela internet, através do site www.conpass.com.br, no período de 09 de outubro a 07 de novembro de 2013, e a taxa de inscrição será de R$ 50,00 para Motorista e R$ 70,00 para os demais cargos.

Edital oferece vagas para cargos de Psicólogo (01), Engenheiro Civil (01), Professor de Matemática (01) e Motorista "D" (03), com vencimentos entre R$ 920,00 e R$ 2.950,00, dependendo do cargo pleiteado pelo candidato.

Avaliações

O concurso constará de provas objetivas para todos os candidatos inscritos, mais prova prática para Motorista e prova de títulos para nível superior. As provas escritas serão realizadas no dia 08 de dezembro de 2013, em horário a ser definido, para todos os cargos, em local divulgado pela comissão geral do concurso através do cartão de inscrição e de edital publicado nos quadros de avisos da Prefeitura Municipal de Viçosa e no site www.conpass.com.br.

Os gabaritos preliminares serão informados no dia 09 de dezembro de 2013.  
O concurso será válido por 02 anos a contar da data de publicação da Homologação, podendo ser prorrogado por igual período.

Fonte:www.acheconcursos.com.br

Taboleiro Grande ganhará um novo bairro, ajude a escolher o nome

 
  Blog do João Moacir 

 
A prefeita Klébia Bessa, visando abrir espaço para o desenvolvimento da cidade, enviou e a câmara aprovou o projeto de lei 13/2013 no dia 19/08/2013 por unanimidade pelos vereadores, onde amplia a zona urbana do município. 
 
A partir dai aumentou a área urbana deixando-a apta a receber novos investimentos de habitação e infra-estrutura.
 
Dentro dessa nova configuração já começam a surgir os primeiros empreendimentos, 40 unidades habitacionais já começaram a serem construídas e mais 150 estão prestes a se iniciarem, além de um posto de saúde e uma quadra de esportes nesse mesmo local, em breve um novo bairro estará surgindo e a administração Klébia Bessa quer ajuda e sugestões da população para escolha do nome desse novo bairro.
 
Quem tiver alguma sugestão de nome poderá deixar na caixa de mensagem desse blog, num outro momento os nomes serão submetidos a votação através de enquete para se chegar ao nome escolhido.
 
 

Governo atualiza informações sobre pagamento da folha salarial

Tribuna do Norte
 
 O Governo do Estado atualizou no final da tarde desta terça-feira (29) as informações sobre o calendário de pagamento dos salários dos servidores estaduais referente ao mês de outubro. O pagamento começa na próxima quinta-feira (31), quando vão receber os funcionário públicos estaduais lotados nas secretarias de Saúde, Educação e Segurança, além dos que trabalham nos órgãos com arrecadação própria, como Detran e Idema.

Os servidores que atuam nas demais secretarias e órgãos da administração estadual, e recebem até R$ 3 mil, também vão ter as remunerações depositadas tambem na quinta-feira (31). Já os funcionários que têm salários acima desse valor vão esperar até dia 8 de novembro para que tenham os salários do mês de outubro depositados. 

O formato adotado em outubro para o pagamento é o mesmo de setembro. A governadora disse na manhã desta terça-feira, durante entrevista coletiva, que a equipe econômica do governo chegou a cogitar outros formatos para o calendário, mas a possibilidade foi  descartada.

Ainda não há informações sobre as datas dos pagamentos para os meses de novembro e dezembro, além do 13º. Porém, a governadora assegurou que o décimo será pago ainda em 2013.  Na solenidade de hoje, a governadora também lançou o programa RN Sustentável.

Fernando Mineiro lamenta partido não disputar o governo

 Blog do Robson Pires 
 
mineiro paulo freire
O Jornal de Hoje destaca que uma possível candidatura do deputado Fernando Mineiro, do PT, ao Governo do Estado em 2014 não existe mais. Por recomendação da Executiva Nacional do partido durante reunião em São Paulo ficou decidido que serão priorizadas candidaturas ao Senado nos Estados da Federação (no caso do Rio Grande do Norte deverá ser Fátima Bezerra) e reprodução das alianças com partidos que compõem a base aliada da presidenta Dilma Rousseff. “Eu tinha duas condicionantes para viabilizar minha candidatura. Uma seria o consenso local, apoio nacional a outra”, diz ele, lamentando não ter conseguido o intento.

Fernando Mineiro entende entretanto, que seria importante o PT apresentar candidatura própria para governador do Rio Grande do Norte, segundo ele, fora dos padrões tradicionais que debata alternativas para o Estado. “Como sou um político de partido, acatei a decisão da Executiva Nacional, mesmo sabendo que perdemos uma importante oportunidade”, ressalta o deputado do PT, admitindo que “poderão surgir situações diferentes na disputa para o Senado”. O deputado preferiu não revelar quais seriam essas situações, mas informa-se nos meios políticos que poderá surgir outro nome, além de Fátima Bezerra, para disputar mandato de senador dentro do PT

CONVITE: Lançamento do Curso de Mestrado em Ensino


Taboleiro Grande recebeu mais de 18 toneladas de milho, somando no ano de 2013 quase 80 toneladas

PREÇO DA SACA:  R$ 18,12.

Blog João Moacir

O município de Taboleiro Grande recebeu na última sexta-feira (25), mais uma remessa de milho da Conab via Emater e com apoio da secretaria de agricultura.
 
O milho proveniente do Programa Venda de Balcão é destinadores a produtores rurais cadastrados que estejam com o rebanho vacinado contra a febre aftosa.
 
Nesse ano de 2013, Taboleiro Grande já vai recebendo quase 80 toneladas de milho com preço subsidiado pelo governo federal com a saca saindo ao preço de R$ 18,12.
 
 
O agente da Emater local, Rogério Martinelli lembra da importância do produtor manter em dia a vacinação do rebanho e reforça que a segunda etapa começa no próximo dia 1º de novembro e vai até o dia 30 do mesmo mês.
 
Está previsto para este ano que Taboleiro Grande ainda receberá cerca de 40 toneladas de milho.


Saiba mais sobre o Programa de Vendas em Balcão
Objetiva viabilizar o acesso dos criadores e das agroindústrias de pequeno porte, por meio da venda direta dos estoques públicos de diferentes produtos agrícolas, tais como, milho, arroz em casca, trigo e castanha, entre outros. Tem como clientes os pequenos criadores de aves, suínos, bovinos, caprinos entre outros, incluindo as microagroindústrias de beneficiamento e produção de ração.
 
A Conab se encontra presente em todas as regiões brasileiras quando se faz necessária a sua intervenção para garantir a manutenção das atividades do pequeno criador/produtor rural.
 
Para se habilitar ao Programa, o interessado deverá efetuar o seu cadastro em uma das unidades operacionais da Conab localizadas na sua região ou próxima a ela.
 

segunda-feira, 28 de outubro de 2013

ALTO DO RODRIGUES - O inédito Festival de Prêmios dos funcionários públicos municipal foi sucesso total

Blog Alto Notícias 

  

Prefeito Abelardo, vice Emilia, primeira-dama Rita e vereadores com os sortudos nos principais prêmios do Festival para os funcionários públicos do município.
Depois de pagar antecipadamente, depois de cumprir 90% dos pedidos do SINDISERPAR, ontem, o prefeito Abelardo Rodrigues inovou e participou no ginásio poliesportivo Ivanildo Bezerra da Silva, da festa antecipada patrocinada pela prefeitura para os servidores públicos do município. 
O ginásio estava completamente lotado e todos aguardaram ansiosamente o início do sorteio. Ao final, cada sorteado(a) foi receber o prêmio e o prefeito Abelardo, a primeira-dama Rita Martins, a vice-prefeita Emília Patrícia, a presidente da Câmara Municipal Ina Mulatinho e o vereador Pedro Eugênio registraram o momento especial.
 público com funcionários e parentes lotaram o ginásio poliesportivo
 prefeito Abelardo e a primeira-dama Rita Martins entregando os notebooks aos sorteados
 prefeito, vice-prefeita, primeira-dama e vereadores entregaram...
...as geladeiras as pessoas que ganharam.
Neste foto, todos os ganhadores dos tablets

Em Umarizal, Prefeitura APAMIU se reúnem para fechar parceria.


Nessa segunda-feira, feriado do dia do funcionário público, o prefeito Mano Onofre não teve descanso, durante toda manhã a equipe da Secretaria Municipal de Saúde esteve reunida com o prefeito e com o Vereador Érico Onofre representando a APAMIU de Umarizal. Na reunião esteve também presente o vereador Armando Araújo.

Na pauta da reunião já ficou determinado pelo prefeito Mano que a prefeitura vai fechar a parceria administrativa com o Hospital Dr. Érico Onofre até o final do ano, com data mais específica ainda no mês de novembro a ser anunciada. A secretária de saúde Luzinete Torres conduziu a discussão em torno dos detalhes administrativos que ainda faltam acertos com a direção do hospital, como estabelecimento de contratação de médicos e enfermeiros, dentre outros profissionais que a própria secretaria vai disponibilizar. Dentre os pontos também se discutiu como a prefeitura e a APAMIU vai dividir as responsabilidades com as despesas da manutenção e funcionamento em pleno vapor do hospital de Umarizal.


O prefeito Mano disse que muito em breve vai está fazendo um pronunciamento oficial de como funcionará essa parceria entre prefeitura e hospital. O prefeito deixou claro que está pedindo celeridade às duas equipes para que ainda em novembro a população possa ter de volta os serviços em plenitude por parte do hospital de Umarizal. “A população de Umarizal anseia em ver o hospital voltar a funcionar plenamente, internando, fazendo partos. Já pedi às duas equipes que acelerem os entendimentos pra ainda em novembro colocarmos tudo pra funcionar, pois há muito tempo a população espera por isso”, disse o prefeito Mano.
Blog do Raniele Gomes

Comarca de Portalegre terá equipe fixa e permanente de polícia civil

A Comarca de Portalegre, que engloba os municípios (termos) de Riacho da Cruz, Taboleiro Grande e Viçosa, foi agraciada com a designação de uma equipe de policiais civis para atuar exclusiva e permanentemente nelas, algo inédito até então, uma vez que tais cidades eram antes atendidas por policiais que atuavam também em cidades de outras comarcas, o que dificultava, quando não se impedia, que fosse dada a atenção devida à população de tais locais.
 
Por força de decisão judicial prolatada no bojo de uma Ação Civil Pública, o efetivo será, inicialmente, de 5 policiais civis: 1 Delegado de Polícia Civil, 1 Escrivã de Polícia Civil e 3 Agentes de Polícia Civil, todos de carreira, concursados.
 
Embora todos os policiais civis já tenham se apresentado ao Dr. Inácio, Delegado Titular da 4ª Delegacia Regional de Polícia Civil, o início das atividades ainda não se deu por não ter sido providenciado espaço e estruturas adequados para o trabalho. Desta feita, espera-se que as Prefeituras dos quatro municípios se juntem para, em colaboração, ajudar o máximo que puderem no sentido de estruturar, ao menos inicialmente, a Polícia Civil local.
 
Sobre a questão, comentou o Delegado Regional: “Sabemos que a obrigação legal de manter as polícias civil e militar é dos Estados, e não dos municípios. Contudo, o Rio Grande do Norte atualmente está enfrentando (ao menos diz estar) uma crise financeira sem precedentes, de modo que esperar que apenas o governo estadual estruture a PC, no caso, talvez não seja a melhor alternativa, embora se trate de uma obrigação constitucional dele. Mas ainda que a conjuntura econômica do RN não estivesse como está, há de se atentar que a segurança pública é direito de todos e dever do Estado, e a expressão “Estado”, aqui, não se limita aos entes estaduais, mas a todos os entes federativos, quais sejam, União, Estados e Municípios. Por isso, pode-se concluir que sobre os entes estaduais recai a obrigação principal e direta de manter as polícias militar e civil, ficando os municípios com o obrigação subsidiária e indireta de promover e manter, em colaboração, uma estrutura minimamente digna de trabalho, no afã de que as populações locais possam usufruir de um serviço de qualidade que, no caso, não haviam tido antes de maneira exclusiva a permanente!!! Por isso, faço votos que a Prefeituras respectivas deem o devido apoio à equipe de Polícia Civil que está chegando. Sem esquecer, também, da ajuda que pode advir de transações penais feitas perante a Justiça e que muito tem ajudado a polícia por aí a fora”!!
 
Fala-se que a própria Secretaria da Segurança Pública e Defesa Social – SESED do RN está querendo que as Polícias Militar e Civil trabalhem em prédios separados, por entender que isto permitiria que cada uma desempenhasse melhor suas atribuições que, embora sejam diferentes uma da outra, são complementares entre si.
 
A respeito, comentou o Dr. Ricardo Adriano, Delegado Titular de Portalegre: “Penso ser pertinente a preocupação da SESED. Pois embora não haja uma polícia mais ou menos importante que a outra, uma vez que há importâncias diferenciadas, as atribuições das polícias civil e militar são muito distintas entre si, embora sejam complementares e interdependentes. Deste modo, creio ser razoável pensar que para uma maior eficiência e eficácia dos trabalhos, cada polícia se estruture em locais diferentes, pois em cada um dos ambientes haverá uma dinâmica, um ritmo distintos de atuação, que requerem até mesmo uma divisão do espaço de acordo com cada forma de atuação. Somado a isso, a separação física contribuirá, na minha opinião, para uma melhor diferenciação dos papéis pela população. Pois embora sejamos todos ‘polícia’, há de se ter claro que à PM incumbe prevenir a ocorrência dos crimes, e é justamente por isso que ela trabalha fardada, de forma ostensiva, pois com isso se espera fazer com que os criminosos, intimidados, não cometam crimes. Isso seria a prevenção primária. Já a PC tem por missão reprimir os crimes já cometidos, investigando quem e como os teria praticado, no intuito de responsabilizar os mesmos e, com isso, desestimulá-los a cometê-los novamente, havendo, assim, uma prevenção secundária”.
 
Ao que tudo indica, a Delegacia de Polícia Civil de Portalegre, que terá sua sede fixa neste município, iniciará suas atividades na próxima semana. Resta, então, esperar e torcer para que os policiais tenham uma estrutura minimamente digna de trabalho que os permita prestar um serviço de qualidade à população das cidades de Portalegre, Riacho da Cruz, Tabuleiro Grande e Viçosa.

Fonte: Blog do Sargento Andrade

domingo, 27 de outubro de 2013

Prefeitos se reúnem em Riacho da Cruz para debater necessidades regionais

Blog O Mural de Riacho da Cruz

A prefeita de Mossoró e presidente da Associação dos Municípios do Oeste do Rio Grande do Norte (AMORN), Cláudia Regina, comandou na tarde deste sábado, a 6º Reunião Ordinária da associação, que aconteceu no município de Riacho da Cruz.

Além da prefeita anfitriã, Bernadete Rêgo, prefeitos de mais 11 cidades da região participaram da reunião. O prefeito de Lucrécia, Antônio Walter se filiou à Amorn na reunião deste sábado.

Um dos primeiros assuntos discutidos na reunião foi a necessidade da junção de forças por parte dos municípios visando a aprovação de um novo Pacto Federativo, que garanta mais força e autonomia aos municípios diante do Governo Federal.

“Já levamos essa necessidade para o SOS Municípios, que aconteceu em Natal, e tivemos a garantia dos presidentes da Câmara Federal e do Senado,deputado Henrique Alves e Senador Renan Calheiros, de apoio para conquistarmos este avanço”, disse a prefeita Cláudia Regina

Governadora inaugura nova UTI Neonatal no Hospital da Mulher e anuncia construção de hospital ensino na UERN

Por Redação Assecom
 
A Governadora Rosalba Ciarlini inaugurou, no final da manhã deste sábado (26), a nova UTI Neonatal do Hospital da Mulher Parteira Maria Correia, em Mossoró. A nova unidade que possui 10 leitos, sendo seis deles já existentes e quatro novos, teve sua estrutura totalmente reformada para promover melhorias na assistência aos usuários, conta com incubadoras, respiradores novos e escala de profissionais completa.

O Hospital da Mulher é referência em gestação de alto risco na Região Oeste do Rio Grande do Norte e realiza, por mês, uma média de 400 procedimentos, entre eles quase 300 partos. Atualmente, o hospital dispõe também de nove leitos de UTI Adulto, sete de Cuidados Intermediários Neonatal, três de Pré-parto, Parto e Pós-parto, além de 33 leitos de internamento e duas salas de cirurgias.

A Governadora Rosalba Ciarlini verificou o funcionamento da unidade e disse estar contente com a estrutura funcional do prédio. “Como pediatra, é um sonho ver como o Hospital da Mulher está bem estruturado, em condições dos profissionais de saúde receberem as grávidas e garantir toda a atenção e carinho que as mães e crianças precisam. Com essa estrutura que temos aqui não ficamos atrás em nenhum aspectos dos principais hospitais do Estado”, garantiu a Governadora, que na ocasião esteve acompanha da secretária de Estado da Infraestrutura, Kátia Pinto.

Hospital Ensino
Mais cedo, A Governadora Rosalba Ciarlini anunciou durante a missa em ação de graças pelo próprio aniversário, em Mossoró, a construção de um hospital/ensino, na Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (UERN). A obra será realizada com recursos do Banco Mundial, dentro do programa RN Sustentável.

Fazendo referência ao reitor Pedro Fernandes, a governadora esclareceu que a UERN fará a doação de um terreno no campus central onde será construído o hospital que servirá para atender a mulher e também como campo de estágio para os cursos da área da saúde e residência médica.

O Hospital terá 100 leitos, sendo 70 obstétricos e 30 pediátricos. Serão instalados 10 leitos completares de UTI neonatal; 10 de UTI pediátrica e 10 UTI Adulto, além de 50 leitos canguru. Pelo projeto, o Hospital/Ensino contará centro cirúrgico ( quatro salas); centro de parto normal e pronto-atendimento.

A parceria Governo/UERN ofertará um hospital com serviços diferenciados como ambiente para atendimento aos casos de violência sexual, casa da gestante, bebê e puérpera e atenção humanizada ao aborto. O projeto onde serão investidos cerca de R$ 27 milhões contempla, ainda, um Banco de Leite Humano.

sábado, 26 de outubro de 2013

Henrique monta chapa para 2014 com Fernando do PMDB para governador e Fátima do PT para o Senado

Blog do VT

Fatima-Bezerra-e-Henrique-Alves
Henrique e Fátima fecham chapão e querem calar Wilma com vaga de deputada

O deputado federal Henrique Alves já fechou sua chapa para 2014: Fernando Bezerra, do PMDB, para governador e Fátima Bezerra, do PT, para o Senado. A decisão, segundo informação divulgada ontem pelo jornalista Tulio Lemos, na sua coluna veiculada no Jornal de Hoje, foi tomada praticamente de forma isolada pelo presidente do PMDB e a deputada Fátima Bezerra.
Túlio Lemos registra que a deputada federal Fátima Bezerra, topou na hora a proposta de Henrique para compor a chapa com o dono da Ecocil, Fernando Bezerra, já que o presidente da Câmara dos Deputados, assegurou que a chapa tinha o aval da presidente Dilma Rousseff. Henrique comunicou o fato a Garibaldi, que, embora não seja a chapa que ele gostaria de votar, não esboçou resistências maiores.

Antes dessa conversa, o ministro Garibaldi Filho apresentou os nomes do vice-governador Robinson Faria e do prefeito de Natal Carlos Eduardo, à análise de Henrique para o PMDB apoiar ao Governo do Estado, mas ele vetou os dois, destacou Tulio Lemos. Depois de excluir da chapa majoritária automaticamente os nomes de Wilma de Faria e Robinson Faria, Henrique Alves, escalou o ex-governador Iberê Ferreira para convencer Wilma a disputar uma cadeira de deputada federal.

De acordo com o texto de Tulio Lemos, Henrique mandou oferecer a Wilma toda a estrutura necessária para a candidatura dela a federal e também tudo que for suficiente para garantir a reeleição da filha da ex-governadora, Márcia Maia, a deputada estadual. Wilma já ouviu a proposta mas se mostrou, num primeiro momento, resistente a idéia de não fazer parte da majoritária.

João Maia externa insatisfação do PR com o governo Rosalba

Portalnoar

O presidente estadual do PR, deputado federal João Maia não escondeu as insatisfações do partido com o governo Rosalba Ciarlini. Na opinião do deputado, é um governo que não tem abertura com os aliados, que tem a desconfiança da maioria dos norte-rio-grandenses e que enfrenta deficiência de gestão.

João Maia: "O nosso grande desafio é que precisamos ter um projeto para o RN" (Foto: Beto Oliveira / Agência Câmara)
Foto: Beto Oliveira / Agência Câmara)
Para o líder republicano de uma coisa Rosalba não pode reclamar, da falta de apoio político que teve ao longo de seu governo. “Porque fazia parte desse grupo o presidente da Assembleia, Ricardo Mota, o presidente da Câmara Federal, Henrique Alves, o senador José Agripino, o ministro Garibaldi e o coordenador da Bancada Federal que sou eu. A gente precisa ajudar o RN em Brasília e a idéia era trazer os grandes investimentos. E o Governo desperdiçou essa base politica”, explicou João Maia.

O deputado confirmou que o PR estará reunindo suas principais lideranças brevemente em um encontro para decidir qual rumo tomará nas eleições de 2014. “Tem uma insatisfação imensa do partido com o Governo. Como o partido é constituído por norte-rio-grandenses e os norte-rio-grandenses estão insatisfeitos com o Governo, o partido também está. o governo tem uma aceitação muito fraca e é muito cômodo você dizer que vai embora, já que todo mundo foi embora mesmo, ou seja, o Governo conseguiu sair de uma base de apoio imensa para um isolamento político muito grande. O governo se autoisolou, não é o povo que isolou o governo”.

Para João Maia o desafio maior não é romper com o Governo Rosalba, e ele acredita que poucos partidos permanecerão ao seu lado daqui pra frente, mas sim de discutir e apresentar um projeto de desenvolvimento para os próximos anos do Rio Grande do Norte. “O nosso grande desafio é que precisamos ter um projeto para o RN. Politicamente, a situação politica do RN é de vaca desconhecer bezerro. Qual é o projeto que temos para o RN, politico, econômico, social, como fica o PSB, o DEM, o PT, PR, PMDB e o que me preocupa é saber o que a gente quer para o RN”, finalizou.

Governo Rosalba: Até João Maia “vai pegar o beco”

Publicado em Política por em 25 de outubro de 2013 Comente
joao maia rn“Se existe uma coisa que o governo não pode reclamar é da falta de apoio político. O governo desperdiçou a base política por ser muito fechado, centralizado”, disse João Maia ao Jornalista Diógenes Dantas.
As declarações de João nesta sexta-feira (25) no programa RN Acontece, da Band, traz mais um problema para o Governo Rosalba. O esfacelamento da base agora chegará ao final.
Sem PR, sem Ricardo Motta, sem PMDB, sem o apaixonado Gari e outros… Rosalba terminará seu mandato como Micarla de Sousa, isolada politicamente.
“Não é que o governo não tenha problema financeiro: tem sim. Mas o problema financeiro – dos 10 problemas do governo tem – é um dos últimos. A desconfiança, a gestão e a questão de ser tão fechado são problemas bem maiores”, comentou.
Para João Maia, o governo se “autoisolou politicamente”e não conta com apoio dos partidos por culpa própria. “O Governo vai mal e tem dificuldade de modificar”, detalhou.
Sobre a expectativa do PMDB em lançar candidato próprio ou não, João Maia alegou que apesar do respeito ao partido, “não se pode esperar pelas decisões do PMDB”.
- See more at: http://wsantacruz.com.br/blog/2013/10/governo-rosalba-ate-joao-maia-vai-pegar-o-beco/#sthash.2Bw6KP9G.dpuf

Governo Rosalba: Até João Maia “vai pegar o beco”

Publicado em Política por em 25 de outubro de 2013 Comente
joao maia rn“Se existe uma coisa que o governo não pode reclamar é da falta de apoio político. O governo desperdiçou a base política por ser muito fechado, centralizado”, disse João Maia ao Jornalista Diógenes Dantas.
As declarações de João nesta sexta-feira (25) no programa RN Acontece, da Band, traz mais um problema para o Governo Rosalba. O esfacelamento da base agora chegará ao final.
Sem PR, sem Ricardo Motta, sem PMDB, sem o apaixonado Gari e outros… Rosalba terminará seu mandato como Micarla de Sousa, isolada politicamente.
“Não é que o governo não tenha problema financeiro: tem sim. Mas o problema financeiro – dos 10 problemas do governo tem – é um dos últimos. A desconfiança, a gestão e a questão de ser tão fechado são problemas bem maiores”, comentou.
Para João Maia, o governo se “autoisolou politicamente”e não conta com apoio dos partidos por culpa própria. “O Governo vai mal e tem dificuldade de modificar”, detalhou.
Sobre a expectativa do PMDB em lançar candidato próprio ou não, João Maia alegou que apesar do respeito ao partido, “não se pode esperar pelas decisões do PMDB”.
- See more at: http://wsantacruz.com.br/blog/2013/10/governo-rosalba-ate-joao-maia-vai-pegar-o-beco/#sthash.2Bw6KP9G.dpuf

Governo Rosalba: Até João Maia “vai pegar o beco”

Publicado em Política por em 25 de outubro de 2013 Comente
joao maia rn“Se existe uma coisa que o governo não pode reclamar é da falta de apoio político. O governo desperdiçou a base política por ser muito fechado, centralizado”, disse João Maia ao Jornalista Diógenes Dantas.
As declarações de João nesta sexta-feira (25) no programa RN Acontece, da Band, traz mais um problema para o Governo Rosalba. O esfacelamento da base agora chegará ao final.
Sem PR, sem Ricardo Motta, sem PMDB, sem o apaixonado Gari e outros… Rosalba terminará seu mandato como Micarla de Sousa, isolada politicamente.
“Não é que o governo não tenha problema financeiro: tem sim. Mas o problema financeiro – dos 10 problemas do governo tem – é um dos últimos. A desconfiança, a gestão e a questão de ser tão fechado são problemas bem maiores”, comentou.
Para João Maia, o governo se “autoisolou politicamente”e não conta com apoio dos partidos por culpa própria. “O Governo vai mal e tem dificuldade de modificar”, detalhou.
Sobre a expectativa do PMDB em lançar candidato próprio ou não, João Maia alegou que apesar do respeito ao partido, “não se pode esperar pelas decisões do PMDB”.
- See more at: http://wsantacruz.com.br/blog/2013/10/governo-rosalba-ate-joao-maia-vai-pegar-o-beco/#sthash.2Bw6KP9G.dpuf

sexta-feira, 25 de outubro de 2013

“Aliança com Agripino se viabiliza se ele romper com Rosalba”, diz Garibaldi

Portal Noar

Por Dinarte Assunção

O ministro da Previdência Social, Garibaldi Alves Filho, jogou para o senador José Agripino, presidente nacional do DEM, a responsabilidade sobre os dois partidos se aliarem em 2014 no plano estadual.Reportagem do jornal O Globo desta sexta-feira (25) mapeia a relação entre PT e PMDB nos estados. Ao citar o Rio Grande do Norte, o texto afirma: “Nos casos em que as duas siglas devem estar unidas, a maior parte das alianças tem os peemedebistas como cabeça de chapa, como no Rio Grande do Norte e em Alagoas”.

Na terça-feira (22), entretanto, Agripino declarou na imprensa local que o caminho natural para 2014 é uma aliança entre DEM e PMDB, mesmo sabendo que este último acabou de desembarcar do governo Rosalba. A pedido da reportagem do portalnoar.com, Garibaldi analisou os dois cenários, sendo enfático:

“Essa questão colocada pelo senador Agripino passa por uma premissa: que nós teremos que ter um palanque, já que rompemos com o governo, com aqueles que realmente têm uma oposição ao Governo do Estado”, declarou o ministro.

Indagado então se ele estaria cobrando postura de oposição de Agripino, correligionário da governadora Rosalba Ciarlini, Garibaldi prosseguiu:

“Não posso exigir de Agripino isso. Ele que sabe se rompe ou não rompe com Rosalba. Isso é um problema dele. Não entro nesse meandro. Não tem porque entrar nessa conversação. Digo que temos que ter que forças de oposição ao governo unido”.“Então, só para deixar claro, a aliança com Agripino se viabiliza se ele romper com a governadora?”, voltou a insistir à reportagem, que ouviu de Garibaldi: “Em bom português é isso mesmo. A aliança se viabiliza se ele romper.”

Sobre a reportagem de O Globo, Garibaldi confirmou que o cenário mais provável é de aliança com o PT: “Com o PT é um caminho mais natural porque isso é o que deverá se registrar em todos os estado, embora aqui ou acolá haja dificuldades”, avaliou.

A aliança PT-PMDB, conforme citada pelo Globo, é o caminho que realmente se desenha no Rio Grande do Norte. Embora houvesse disposição do partido para lançar candidatos tanto ao governo, com o nome de Fernando Mineiro, como ao Senado, com Fátima Bezerra, essa última opção é que deverá prevalecer.

“Nossa prioridade é participar da chapa majoritária. O PT tem o nome de Fátima como candidata ao Senado. Existem um movimento nacional para buscar verticalizar a aliança no Brasil”, explicou Mineiro, acrescentando que a candidatura ao governo só sai se a direção nacional avalizá-la: “Quem vai decidir a chapa majoritária é o diretório nacional. Nossa prioridade é o Senado

Banda Ressonar faz show hoje, 25, em Riacho da Cruz


E @raffaelpereira avisando que hoje a galera da Banda Ressonar faz show em Riacho da Cruz...  Vai ser massa....

Riacho da Cruz sediará próxima reunião da AMORN

O Mural de Riacho da Cruz

O município de Riacho da Cruz sediará neste sábado, 26, a partir das 16 horas, na Adega Balneário, a 6ª Assembleia Geral Ordinária da Associação dos Municípios do Oeste do Rio Grande do Norte – AMORN.


 
O evento acontecerá dentro das festividades da festa do padroeiro do município, à reunião que será presidida pela prefeita de Mossoró, Cláudia Regina, além de garantir ações imediatas a todos os municípios inseridos dentro da associação, divulgará para todos os gestores a festividade.

Nova edição do Selo Unicef será lançada no Rio Grande do Norte



Com apoio do Governo do Estado e da FEMURN, o UNICEF lançará, no dia 30 de outubro, a Edição 2013 - 2016 do Selo UNICEF Município Aprovado. O evento será na Escola de Governo Cardeal Dom Eugênio de Araújo Sales, localizada no Centro Administrativo do Estado, das 8h às 11h, com a presença de prefeitos(as), primeiras-damas, adolescentes e demais gestores dos municípios potiguares.

O Selo UNICEF é um reconhecimento internacional para os municípios que obtém os melhores resultados com relação a melhoria da qualidade de vida de crianças e adolescentes. Ao aderir ao Selo, os municípios assumem o compromisso de desenvolver um conjunto de ações estratégicas de políticas públicas e de participação social de forma que ao final do período de três anos os indicadores sociais relacionados à infância e adolescência tenham melhorado.

A iniciativa do Selo UNICEF está sendo desenvolvida em 10 estados do Semiárido brasileiro e em 9 estados da região amazônica. Na última edição, encerrada em 2012, foram certificados 407 municípios em todo o Brasil (286 no Semiárido e 121 na Amazônia Legal), sendo 47 no estado do Rio Grande do Norte.

A inscrição do município ao projeto é voluntária e só pode ser feita pelo Prefeito em documento próprio, que será distribuído durante a solenidade de lançamento e já se encontra disponível no site do Selo, podendo ser preenchido e entregue no local do evento.

Fonte: Agência UNICEF

Fabrício cumpre mais uma agenda positiva em Brasília



Em sua mais recente ida a Brasília, o Prefeito de Pau dos Ferros, Fabrício Torquato, deu importantes passos para a conquista de mais recursos e investimentos para seguir com o desenvolvimento da “Princesinha do Alto Oeste”.

O primeiro encontro que contou com a presença do gestor pauferrense, foi a reunião com o Ministro da Integração Nacional, Francisco José Coelho Teixeira, para que, entre outras pautas, fosse apresentado o Projeto para a construção de uma adutora de engate-rápido ligando o Sistema Adutor do Alto Oeste, que partirá da cidade de Itaú até Pau dos Ferros. 

 O encontro contou com a presença da Governadora do Estado, Rosalba Ciarlini, do Deputado Federal, Felipe Maia, do Presidente da CAERN, Yuri Tasso, da Presidente da Câmara de Vereadores de Pau dos Ferros, Itacira Aires e do Secretário Estadual de Meio Ambiente e Recursos Hídricos, Leonardo Rego.

Já na quarta-feira, 23, o chefe do executivo teve reunião com o Senador, José Agripino, onde foi tratado sobre a questão seca e o abastecimento d’água, além de tratar sobre o acompanhamento de convênios frutos de emendas do Senador e do Deputado, Felipe Maia, para a cidade de Pau dos Ferros. Quem também esteve presente neste encontro, foi o Secretário da SEMARH, Leonardo Rego.

Nesta mesma quarta, Fabrício esteve reunido com o Ministro da Previdência Social, Garibaldi Filho, onde foram tratados diversos temas relacionados a Pau dos Ferros. “Pedimos o apoio do Ministro na agilização na liberação de convênios e outros projetos cadastrados, nas mais diversas áreas, dentro do Governo Federal”, afirmou Fabrício. O encontro contou, ainda, com a presença do Presidente da Câmara de Vereadores de Pau dos Ferros, Itacira Aires.

Nesta quinta-feira, 24, outros temas importantes foram debatidos por Fabrício, em diversos setores da administração Federal. Inicialmente, o prefeito foi ao Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação – FNDE, onde tratou do projeto de reforma, ampliação e modernização da Escola Municipal Severino Bezerra. E Ainda no FNDE, buscou acompanhar o andamento de outros projetos relacionados à educação municipal.

Já no Ministério do Turismo, a pauta foi o projeto de urbanização e revitalização do espaço em torno no açude 25 de março. Já no Ministério das Cidades, Fabrício buscou todo o apoio para a implantação do importante projeto do Plano Diretor. “importante ferramenta para nortear o desenvolvimento de nossa cidade”, destacou o jovem prefeito.

Ao fim desta série de compromissos administrativos, Fabrício destacou os muitos avanços obtidos para alocação de recursos para Pau dos Ferros. “Tenho certeza que esta foi uma  viagem muito produtiva. Em breve, poderemos contar com importantes investimentos para Pau dos Ferros”, comentou, Fabrício Torquato.

quinta-feira, 24 de outubro de 2013

Na TV, memórias do PT superam os objetivos

Josias de Souza
A caminho de completar 14 anos no Planalto, o PT sofre os efeitos do poder longevo. Há mais memórias do que objetivos na propaganda que o partido de Lula e Dilma levou ao ar na noite desta quarta-feira. Com um pé no palanque de 2014, a grande novidade que Dilma tem a apresentar é o improvisado Mais Médicos.

“É a decisão mais ampla e corajosa já tomada desde a criação do SUS”, exagerou o marqueteiro João Santana pela boca do ministro-candidato Alexandre Padilha. “É a saúde de qualidade para todos os brasileiros”, exorbitou Santana pelos lábios de Dilma Rousseff.

Na peça publicitária do PT, novo mesmo só coisa muito antiga. “O Brasil é um dos cinco países com o maior volume de obras em andamento”, declara o locutor a certa altura, forçando o espectador mais atilado a perguntar aos seus botões: não estava combinado que a Transposição do São Francisco regaria o sertão em 2011? Quantos vagões deslizaram nos trilhos da Norte-Sul? Cadê a Transnordestina?

Em meio a uma certa falta de originalidade visual e temática, Lula irrompe em cena como uma espécie de plágio de si mesmo. Ele parece te recordar alguém, existente ou já ido, cuja imagem se superpõe à do Lula de 2006, reeleito atacando os adversários que torciam o nariz para o Bolsa Família.

“…Tem políticos que até hoje defendem cortar as verbas do Bolsa Família. São os mesmos que ficam falando que é preciso oferecer porta de saída. Como se o Bolsa Família já não fosse uma grande porta de saída da miséria, e a grande porta de entrada para o futuro melhor.”

Na parte final da peça, uma Dilma em preto e branco (que apropriado!) sobrepõe os feitos passados a promessas futuras. Dilma recita João Santana: “O nosso futuro será maior do que a soma de todos os nossos sonhos. E do tamanho da nossa esperança.” Ao enumerar as promessas, ela soa como se tentasse responder ao ronco das ruas de junho.

Vamos continuar a gerar empregos de qualidade, Dilma promete. Seremos o país das novas tecnologias e das grande inovações, Dilma jura. Todos os serviços públicos, sem exceção, atenderão o nosso povo com dignidade, Dilma assegura. Seremos o país de uma economia cada vez mais dinâmica, solidária e sustentável, Dilma garante.

O marketing do PT pinta o futuro de cor de rosa porque o futuro não pode ser cobrado nem conferido. Mas Dilma talvez seja convidada a responder a meia dúzia de perguntas. Que fim levou 2011, futuro de 2010? E 2012, futuro de 2011? E 2013, futuro de 2012? E o que haverá em 2014 que justifique a concessão de mais quatro anos? Por ora, o grande trunfo de Dilma é a inépcia dos adversários. Eles têm um ano para arranjar um discurso. E vice-versa

Governadora Rosalba Ciarlini rebate Wilma de Faria: “Meu governo não tem escândalo, nem operação hígia”


Thalita Moema
 
 
Foto: Paulo Araújo

Em entrevista a rádio 94 FM, de Natal, ao jornalista Alex Viana, quando questionada sobre declaração de Wilma de Faria, que afirmava que a gestão da governadora estava um caos, Rosalba respondeu:

Meu governo não tem escândalos, operação hígia, contratação irregular de bandas para festas e nada errado… Meu Governo combate a corrupção. Nós tripudiamos qualquer tipo de irregularidade em nossa administração. Nós não temos medo de Ministério Público, trabalhamos com o Portal da Transparência somos totalmente a favor da transparência

RN receberá novos médicos no próximo sábado. Portalegre, que não precisa, mais uma vez está fora

Nominuto.com

Os 19 médicos estrangeiros chegam a Natal no próximo sábado (26) em um voo da Força Aérea Brasileira (FAB).

O Rio Grande do Norte vai receber novos profissionais do Programa Mais Médicos do Governo Federal. São 19 médicos estrangeiros que chegam a Natal no próximo sábado (26) em um voo da Força Aérea Brasileira (FAB). O desembarque está previsto para acontecer às 11h20, na Base Aérea de Natal. 

Em terras potiguares, o Programa Mais Médicos foi beneficiado com a chegada de 43 profissionais em sua primeira etapa, com a previsão de mais 26 médicos na segunda fase. Uiacy explica que a Sesap atua como acolhedora dos médicos, fornecendo todas as informações sobre como se dará a atuação deles e sobre a realidade local do Sistema Único de Saúde (SUS). 

Da segunda fase, que começou no dia 1º de outubro, já estão trabalhando sete médicos brasileiros, nos municípios de Touros, Tenente Laurentino Cruz, Ielmo Marinho, Upanema, Viçosa, Boa Saúde e Rio do Fogo. Cada município recebeu um profissional. Neste sábado chegam os profissionais estrangeiros que irão atuar nos municípios de Natal, Caraúbas, Nova Cruz e Touros. Esses profissionais passaram por um período de qualificação em Fortaleza, que durou 15 dias. Onde puderam conhecer mais sobre o SUS, clínica médica e especificidades da cultura local.

Já no período de 29 de outubro a 1º de novembro, os profissionais estrangeiros irão passar por um período de qualificação e acolhimento promovido pela Sesap, oportunidade em que vão conhecer os serviços e regiões de saúde, as áreas técnicas da secretaria e as características da população dos municípios onde irão atuar.

Após esse momento, os profissionais seguem para os municípios a que foram designados. Eles começam a atuar a partir do dia 3 de novembro.

No Brasil, o Programa Mais Médicos obteve a adesão de 4.025 municípios e 35 distritos indígenas. No Rio Grande do Norte os municípios beneficiados pelo programa na primeira fase são: Alexandria, Bom Jesus, Caraúbas, Extremoz, Ielmo Marinho, Lagoa de Pedras, Macaíba, Monte Alegre, Natal, Olho d'Agua do Borges, Porto do Mangue, Riacho da Cruz, Serra Caiada, Touros, Ceará Mirim, São Miguel do Gostoso, São Tomé, São Miguel e Riacho de Santana.

PREFEITO DE TOUROS ANUNCIA QUE VAI EXONERAR CARGOS COMISSIONADOS E "ALEGA CRISE".


No Mato Grande, o prefeito Ney Leite, reuniu os secretários e vereadores e anunciou a exoneração de todos os cargos comissionados, e outros, após ser realizado um estudo detalhado sobre a situação financeira de Touros e para evitar problemas com a Lei de Responsabilidade Fiscal.

“Se fizermos um comparativo dos valores que os municípios recebiam o ano passado e receberam, neste mesmo mês em 2013, conseguimos entender o que estou falando. Por isso, decidimos exonerar todos os cargos comissionados, e, após um estudo, e a situação for sendo estabilizada iremos chamando de volta”, alegou o prefeito de Touros.

Fonte: Marcos Dantas

quarta-feira, 23 de outubro de 2013

PMDB não recebe muito bem a “verticalização” anunciada pelo PT e nem gostou da imposição do nome para o Senado


Marcos Dantas

10732

Fontes peemedebistas revelaram ao Blog do Marcos Dantas que a cúpula do PMDB potiguar, não recebeu bem o anúncio da turma do PT, de que fará coligação obedecendo ao cenário nacional. Eles querem limitar a participação dos partidos, aos que hoje estão na base da presidente Dilma Rousseff.

De cara, o DEM do senador José Agripino, o PSB da ex-governadora Wilma de Faria, o PV do senador Paulo Davim, o PSDB do ex-deputado federal Rogério Marinho, PMN do deputado Antônio Jácome, o PSC do ex-vereador Adenúbio Melo, o PPS do ex-deputado Wober Júnior, O Solidariedade do deputado Kelps Lima... São algumas das siglas com quem o PT descartou coligação. O condicionante do nome da deputada federal Fátima Bezerra para disputar o Senado, vem sendo interpretado como “imposição”.

Festas Juninas terão R$ 3 milhões para promoção


Prazo para entrega de propostas termina na próxima quinta-feira, 24. Órgãos de governos estaduais, municipais e do DF, que queiram promover e divulgar festejos juninos, devem cadastrar seus projetos junto ao SICONV

A Embratur (Instituto Brasileiro de Turismo) alerta aos interessados que termina na próxima quinta-feira 24, o prazo para inscrições de propostas para divulgação e promoção de festas juninas no exterior. O edital de chamamento público para seleção de projetos para apoio à promoção turística das festas juninas foi lançado no último dia 9. No valor total de R$ 3 milhões, apoiará propostas com valores entre R$ 100 mil e R$ 300 mil que venham de entidades de turismo estaduais, municipais e do Distrito Federal.

O presidente da Embratur, Flávio Dino, lembra que com a realização da Copa do Mundo no mesmo período das festas juninas, o Brasil terá uma excelente oportunidade para mostrar ao turista estrangeiro toda a diversidade da cultura brasileira. “Além do Carnaval, do qual temos muito orgulho e queremos que continue sendo um dos nossos principais produtos, temos outros festejos bem enraizados em nossa cultura como as festas juninas”, destacou. Na avaliação de Dino, a consolidação das festas juninas como um produto turístico de caráter internacional também contribuirá para incentivar a entrada de turistas em um mês tradicionalmente de baixa temporada.

Ao final do cadastramento no SICONV, a entidade proponente deve obrigatoriamente, enviar mensagem para a Embratur informando o status da proposta. O email utilizado deverá ser:festasjuninas@embratur.gov.br.

A Embratur apoiará projetos de produção de material promocional, campanhas publicitárias e realização de eventos no exterior. As ações devem ser efetuadas nos países prioritários para a estratégia promocional da Embratur. São eles: Portugal, Itália, Espanha, França, Alemanha, Holanda, Reino Unido, Canadá, México, Peru, Venezuela, Colômbia, Argentina, Uruguai, Chile e Paraguai.

Festas Juninas

Em uma reunião com secretários de Turismo e Cultura de estados do Norte e Nordeste, realizada em abril deste ano, o presidente da Embratur acertou um plano de promoção para as festas juninas. “Pesquisas evidenciam que, para o turista estrangeiro, a cultura do Brasil é um dos principais atrativos que temos.

Talvez somente o Carnaval se iguale às Festas Juninas como um fenômeno tão marcadamente brasileiro e, ao mesmo tempo, muito diverso em cada região, o que faz com que cada destino turístico tenha um atrativo especial para mostrar”, afirmou Dino.

A política promocional das Festas Juninas foi lançada em agosto, na cidade de Roma, em plena Piazza Navona, com apresentação do grupo Boi de Morros, do Maranhão. Na ocasião, a Embratur serviu ao público presente um cardápio com pratos típicos do período, como pé de moleque, cocada, bolo de fubá, arroz de carreteiro, entre outros.

Também no Goal to Brasil Colômbia, realizado em setembro, a Embratur levou uma quadrilha junina, desta vez, da cidade de Palmas (TO). O grupo Cafundó do Brejo apresentou-se no evento de encerramento do Goal to Brasil. “A Embratur está com ações alinhadas para transformar as festas juninas em um produto consolidado no exterior. Precisamos acrescentar ao imaginário coletivo mundial uma nova imagem do Brasil que são nossas festas juninas. Queremos que o turista estrangeiro associe o Brasil também como esses festejos, assim como faz com o carnaval”, ressalta a diretora de Mercados Internacionais, Leila Holsbach

Economista Isaltino Guedes assume Potigás

Carlos Alberto, 22 de outubro de 2013
 
A Companhia Potiguar de Gás (Potigás) que possui como sócios o governo do estado e a Petrobras, tem um novo diretor-presidente. Francisco Isaltino Guedes do Rêgo, que acumula em sua vida profissional vasta experiência nas áreas de planejamento estratégico, administrativo-financeiro, contratos e projetos, assumiu o cargo nesta terça-feira (22).

Antes de ser nomeado para a Potigás, Isaltino Guedes desempenhou a função de secretário adjunto e coordenador administrativo da Semarh (Secretaria de Estado do Meio Ambiente e dos Recursos Hídricos), diretor-presidente da Cehab (Companhia de Habitação e Desenvolvimento Urbano do Rio Grande do Norte), Controlador Geral do Crea-RN (Conselho Regional de Engenharia, Arquitetura e Agronomia do Rio Grande do Norte), além de Superintendente Financeiro da Nucleobrás (Empresas Nucleares Brasileira, sediada na cidade do Rio de Janeiro) e professor da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN)