segunda-feira, 30 de setembro de 2013

Ricardo Motta planeja “volta por cima” criando segundo maior partido do RN


Destituído do PP, grupo do presidente da AL trabalha para filiar até 30 prefeitos ao PROS.

Por Dinarte Assunção

Destronado do Partido Progressista, o grupo de Ricardo Motta (sem partido) planeja dar a voltar por cima articulando o que poderá ser a segunda maior legenda no Rio Grande do Norte, atrás apenas do PMDB, com até 30 prefeitos e sete deputados estaduais, além deter o comando dos dois maiores orçamentos dos legislativos – Assembleia e Câmara Municipal de Natal.

O desembarque de Ricardo Motta, Kelps Lima (sem partido), Raimundo Fernandes (sem partido), Vivaldo Costa (PR), Gilson Moura (PV), Gustavo Carvalho (PSB) e Ezequiel Ferreira (PTB) no Partido Republicano da Ordem Social (PROS) deverá acontecer até o dia 5 de outubro, prazo final para quem vai disputar as eleições do próximo ano se filiar.

Um oitavo nome é aguardado, o de Leonardo Nogueira (DEM), que não confirma nem desmente a possibilidade de mudar de legenda em razão da situação desconfortável em que se encontra no Democratas – a mulher, Fafá Rosado, foi para o PMDB e ele não tem sido visto com bons olhos pelo casal que administra o Estado.

Se confirmado o oitavo deputado, o PROS terá um terço da Assembleia Legislativa. A ele se soma a bancada do PMDB, com quatro parlamentares, a do PSB, com três, mais Fernando Mineiro (PT), Agnelo Alves (PDT), Fábio Dantas (PHSB), Gesane Marinho (PSD) e José Dias (PSD), totalizando 20 deputados no polo oposto ao governo.

Entrementes, os novos parlamentares do PROS negociam com os prefeitos ligados a ele para também migrarem. Foi nessa lógica que o prefeito de Assu, Ivan Júnior, já confirmou sua saída do PP para a nova legenda, que está servindo, aliás, para abrigar a dissidência do PSB que reluta em reconhecer o projeto do governador de Pernambuco, Eduardo Campos, pré-candidato à Presidência da República.

Presidência

No Rio Grande do Norte, a criação e fomento do PROS contou com a participação do deputado federal Henrique Eduardo Alves. Coube a ele articular para que o grupo de sete parlamentares se acomodasse em uma legenda que nascesse com capilaridade.

Definido o local para o desembarque do grupo, a expectativa agora é pela escolha do presidente. As fontes envolvidas no caso explicaram que o vereador Rafael Motta deverá presidir a legenda, a exemplo do que se registrou com o PP. Assim, ele, que deve ser candidato a deputado federal no próximo ano, tem um motivo justo para percorrer o interior do Estado, condição que não teria sentido se ele fosse apenas vereador de Natal.

Na Câmara de Vereadores da capital, aliás, o PP ficou rachado. Até o momento, além de Rafael Motta, o presidente da Câmara, Albert Dickson, é o único que manifestou nos bastidores a intenção de deixar o atual partido

http://portalnoar.com/ricardo-motta-planeja-volta-por-cima-criando-segundo-maior-partido-do-rn/#sthash.VAv2OffH.dpuf

Qual é a de Betinho Rosado?

Por fatorrh

A reunião de Mossoró entre o deputado Betinho Rosado, os irmãos Carlos Augusto e Izaura Amélia, segundo uma fonte do Governo, houve e a evolução foi zero.Betinho não abre mão do comando do PP no RN.

Qual é a de Betinho Rosado

A pergunta foi feita e o tema debatido hoje a manhã inteira entre deputados estaduais, prefeitos e lideranças do RN.

Ninguém entendeu até agora o ganho real que o deputado federal do DEM pode ter ao se apropriar da legenda do PP no Estado, mesmo depois de um compromisso da Governadora com o grupo do Presidente da Assembleia, Deputado Ricardo Motta.

À pergunta cabem reflexões:

1- Betinho conseguirá segurar as bases do PP no RN, quase ninguém ligado a ele e já com os devidos compromissos eleitorais para o próximo ano? Resposta simples. A maioria esmagadora do partido não votará nele para deputado federal em 2014.

2- Betinho tem o direito de querer comandar o PP no RN? Tem e tem legitimidade, já que é deputado federal, estava incomodado e imprensado no DEM e buscou outros caminhos. Até aí nada demais. Mas negociou antes, fechou acordos, compromissos com os futuros aliados nas eleições proporcionais? Pelo é isso que indica o bom senso. Ninguém sabe até agora.

3- Betinho sabia do grande constrangimento que provocaria na Governadora ao assumir o PP sem uma conversação preventiva com os aliados de Rosalba na Assembleia, já embalados para o ninho progressista? Evidente que sabia do grau de risco que a manobra implicaria;

4- Isolada por partidos, em conflitos públicos com instituições e outros poderes, a Governadora tinha na Assembleia um ambiente relativamente calmo e seguro. Também por causa do jeito do Presidente Ricardo Motta em conduzir a casa, assumir e cumprir os compromissos. Agora a Assembleia pode virar um campo de queixas, mágoas e reclamos que azedarão definitivamente a vida do Executivo na Casa;

5- O instante da votação do Orçamento Geral do Estado, nas mãos da Assembleia, requer uma articulação política mais suave e sensível, já que o processo é um dos mais delicados dos últimos tempos. Aí um cunhado da própria Governadora cria a causa para a hostilidade que faltava e envenenar de vez o final do Governo de Rosalba Ciarlini;

6- Os tempo de rádio e TV são suficientes para garantir ao deputado Betinho Rosado uma boa aliança proporcional que lhe garanta uma margem segura da reeleição? Não garante porque não vem atrelado ao voto das bases partidárias e no DEM,  ex-partido do parlamentar, o espólio será dirigido para Felipe Maia, também candidato à reeleição;

7- Assumir o comando do PP garante a mesma votação obtida na região Oeste e em Mossoró? Não. A Prefeita Cláudia Regina é eleitora de Felipe Maia. Quer dizer que vai votar no DEM, seu partido;

8- Largar o DEM sem um consenso com a liderança nacional e regional, o Senador José Agripino, é outra face da mexida do deputado de Mossoró que deixa dúvidas no ar. O DEM já disse que vai atrás do mandato de Betinho Rosado e que não aceita a saída. Será um capítulo permanente de dúvida sobre a validade das alianças futuras. Há um risco evidente na articulação;

9- A Governadora Rosalba Ciarlini terá condições de “empurrar” a candidatura de Betinho Rosado em 2014, sem criar novas áreas de dificuldades para o Governo dela? Pouco provável, já que nem a Governadora e nem o marido, Carlos Augusto Rosado, estão apoiando a iniciativa do deputado federal.

10- A última questão é: a entrega do PP ao deputado Betinho Rosado é fruto somente de uma aproximação nacional e pessoal que ele tem com a liderança nacional ou há um ingrediente local incendiário e de fácil combustão?

Com a palavra o deputado federal Betinho Rosado

http://portalnoar.com/fatorrrh/qual-e-a-de-betinho-rosado/#sthash.gS9k8JSf.dpuf

Seca no Sertão: Governo do RN convoca prefeitos para renovação de contratos da Operação Carro-Pipa

Anote RN

O triste passado... e o triste presente. Nada mudou
A situação permanece a mesma dos tempos passados no Sertão do Rio Grande do Norte. Pelo visto, nada avançou. Talvez a vaidade de alguma liderança política mais inescrupulosa.
Por decreto, o Governo do RN estabelece novamente Estado de Emergência nos municípios afetados pela seca prolongada. São 160 municípios afirmando estarem em difícil situação devido a estiagem. São 28 municípios que realmente necessitam serem atendidos pelos famosos carros-pipa.
Carro-pipa para o leitor mais distante, que vive no primeiro mundo ou na parte desenvolvida do Brasil, é caminhão com tanque que transporta água. No sertão do Rio Grande do Norte também é sinônimo de carroça puxada por burro com um tonel em cima.
Para desenvolver um trabalho coordenado de carros-pipa levando água para os municípios mais afetados pela estiagem, a Coordenadoria Estadual de Defesa Civil da Secretaria da Justiça e da Cidadania do RN está convocando os prefeitos para nova adesão ao programa.
A renovação dos contratos dos carros-pipa deverá ser feita no período de 1º a 11 de outubro, na sede da Secretaria de Justiça e Cidadania, no Centro Administrativo do Governo do RN, em Natal.
Os prefeitos serão atendidos pelo setor de convênios da Secretaria de Justiça e Cidadania, e devem apresentar seus documentos particulares (CPF, carteira de identidade e comprovante de residência), além do cadastro de pontos de captação com um laudo de potabilidade da água de cada local e uma planilha digital com o cronograma diário de entrega da água.
Os pipeiros, por sua vez, devem procurar, no mesmo período, o setor de Comissão Permanente de Licitações da Secretaria de Justiça, portando certidões trabalhistas negativas e o documento do veículo em dia

Caravana Ecológica do IDEMA leva educação ambiental à Caraúbas

A equipe de educação ambiental do Instituto de Desenvolvimento Sustentável e Meio Ambiente do RN (IDEMA) encontra-se nesta segunda-feira, 30, no município de Caraúbas, onde realiza mais uma edição do projeto Caravana Ecológica. A ação acontece no centro da cidade e se estende até o meio dia da quarta-feira (2).

Com a finalidade de promover uma gama de atividades educativas e recreativas junto à população local, a equipe de Planejamento e Educação Ambiental (SPEA) do IDEMA desenvolve ações que visam despertar a consciência crítica de estudantes, professores, gestores e demais cidadãos do município em relação ao meio ambiente. A programação contempla cursos com temas em turismo sustentável e práticas de sustentabilidade no geral.

As tendas da Caravana Ecológica, espaço aberto ao público, contam com uma estrutura de apoio pedagógico para o desenvolvimento de atividades educativas como a minibiblioteca, oficina de artes e espaço ciência. Ponto de destaque do projeto, as apresentações teatrais garantem a diversão da garotada presente no evento. Nesta edição da Caravana Ecológica, em Caraúbas, a alegria fica por conta da peça teatral “Reciflores”. 

Caravana Ecológica

A Caravana Ecológica configura-se como um valioso instrumento de promoção de educação ambiental do IDEMA para a consolidação do desenvolvimento sustentável no Rio Grande do Norte. O projeto cria condições para que a população potiguar conheça e discuta os problemas ambientais globais e de sua região.

A Caravana iniciou suas atividades em 2005 e teve seu contrato renovado em 2012 ao valor de um milhão seiscentos e vinte e cinco mil reais, que irão assegurar a sua realização até 2014. O projeto foi retomado em agosto, quando na oportunidade desembarcou no município de São Tomé.

Instituto de Desenvolvimento Sustentável e Meio Ambiente do RN - IDEMA
Assessoria de Comunicação Social - Ascom
Fone: (84) 3232.7002 | (84) 8130.5985
www.idema.rn.gov.br

HOTEL PORTAL DA SERRA: SUA MELHOR OPÇÃO NO FERIADO.




 Já se programou para o próximo momento de descanso? Já definiu onde pretende passar próximo feriado? Ainda não? Nós temos o lugar certo para você.


   O Hotel Portal da Serra em Portalegre é o ambiente ideal para que seu feriado seja com a tranquilidade que o momento requer e você e sua família tanto precisa.

No Hotel Portal da Serra, você, sua família e amigos podem desfrutar de um hotel aconchegante, em leitos com vista para as montanhas, banheiro Completo, TV, ventilador, frigobar, telefone e chuveiro quente. Uma área de lazer com salão de jogos, piscinas, pista de caminhada, campo de futebol, bar, lojinhas, sala de leitura, biblioteca, restaurantes com vista panorâmica interna e um cardápio exclusivo, acompanhado de excelentes vinhos chilenos, portugueses, vinhos nacionais das Serras Gaúchas. Todo isso certificado com o Selo de Qualidade em Serviços “Turismo Melhor” – SEBRAE/RN.


O MELHOR ESPAÇO DE FESTAS DA REGIÃO

Além de ótimo para descansar e aproveitar as belezas da natureza, o Hotel Portal da Serra também coloca a sua disposição os melhores espaços para festas da região para você realizar todos os seus sonhos. 

Casamentos, aniversários, confraternizações e encontros em um ambiente único

Ambientes românticos, rústicos, cercados pela natureza e com uma estrutura que proporciona as mais variadas possibilidades para que seu casamento, aniversário, congresso, confraternização, reuniões e solenidades ou mesmo, encontro com os amigos seja inesquecível . 

O  Hotel Portal da Serra lhe proporciona toda estrutura necessária para você realizar o seu evento que pode ser planejado para o amplo salão de festas para 300 pessoas ou na área de lazer do Hotel, onde a natureza e a estrutura física embelezam e tornam seu evento único.

Espaços ideias para congressos, reuniões e solenidades
Contando com 42 leitos com vista para as montanhas,  restaurante para 200 pessoas com vista panorâmica, salão de jogos, piscinas, pista de caminha e campo de futebol, o Hotel Portal da Serra, é o local ideal para você confraternizar e receber família, amigos e convidados com a mais alta qualidade, tudo isso sentindo a aconchegante recepção que só a serra de Portalegre proporciona. 

 

PARA MAIORES INFORMAÇÕES
 
TEL: (84) 3377-2002 / 9925-3420 / 9665-0879
E-mail: hportaldaserra@hotmail.com
Site: www.entreserraseoceano.com.br


FPM fecha com aumento de 9,2% em termos reais.

Estudos Técnicos CNM 
 
Foi creditado nesta segunda-feira, dia 30 de setembro, nas contas das prefeituras 
brasileiras, o repasse do FPM referente ao 3º decêndio do mês que será de 
R$ 1.407.810.745,38 em valores já descontados a retenção do FUNDEB.
Em valores brutos, incluindo a retenção do FUNDEB, o montante é 
de R$ 1.759.763.431,73
.
Este repasse é 7,53% maior do que a estimativa divulgada pela Secretaria do Tesouro 
Nacional (STN) no começo do mês. Com esse resultado o mês de Setembro fechou 
com o montante de R$ 4.662.150.112,31, valor, em termos reais, 9,2% maior do que
 o distribuído em setembro do ano passado:

Para o mês de outubro espera-se um aumento de 9,6% em relação ao mês de setembro, 
de acordo com a STN. 
 
A CNM mantém o alerta aos gestores que tenham prudência na execução de suas 
despesas ao longo dos próximos meses, pois historicamente, no 2º semestre o FPM 
não tem o mesmo desempenho do 1º semestre, se recuperando somente a partir de
 novembro e dezembro.

3º DECÊNDIO DE SETEMBRO

 
FPM DE PORTALEGRE EM SETEMBRO



FONTE:
 
http://www.cnm.org.br/images/stories/Links/26092013_Nota_FPM_3_Setembro_2013.pdf

https://www17.bb.com.br/portalbb/djo/daf/Demonstrativo,802,4647,4652,12,1.bbxhttps://www17.bb.com.br/portalbb/djo/daf/Demonstrativo,802,4647,4652,12,1.bbx

Prefeitura de Viçosa marca presença na Conferência Estadual de Cultura do Rio Grande do Norte


Na Hora RN

 
A Prefeitura Municipal de Viçosa foi representada por Solange Elizeu, na  Conferência Estadual de Cultura do Rio Grande do Norte que  foi realizada na sexta-feira (27) no Teatro de Cultura Popular, da Fundação José Augusto (FJA), em Natal. A organização do evento esperava a presença de 150 conferencistas, mas ao todo foram mais de 300 pessoas presentes, fato que fez com que a realização do  evento ficasse abaixo do esperado, recebendo várias moções de repúdio apresentadas e aprovadas pela plenária.

O tema escolhido para esta edição foi ”Uma Política de Estado Para a Cultura: Desafios do Sistema Nacional de Cultura” que foi desdobrado em debates sobre a implementação do Sistema Nacional de Cultura em todo o país, sobre a produção simbólica e diversidade cultural, sobre a cidadania e direitos culturais, e sobre Cultura e desenvolvimento econômico, dentre outros.
 
 A abertura  da Conferência aconteceu no Teatro Alberto Maranhão, às 18h30 da quinta feira, dia 26, com uma conferencia magna e em seguida os participantes assistiram a um concerto  com Orquestra Sinfônica do RN e Coral Canto do Povo, que comemora 25 anos de atividade. O processo continuará em Brasília, com a realização da etapa nacional, prevista para acontecer de 26 a 29 de novembro de 2013 momento em que está sendo esperada a participação de mais de 3 mil delegados de todo o país, entre representantes do Governo Federal, dos estados, do Distrito Federal e dos municípios.
 
 





São Francisco do Oeste inicia oficialmente Programa Segundo Tempo

São Francisco do Oeste abriu oficialmente Sábado (28) em solenidade, o Programa Segundo Tempo, uma iniciativa da Prefeitura Municipal, Secretaria de Educação, com o Governo Federal, e mais precisamente o Ministério do Esporte, que tem por objetivo democratizar o acesso à prática e à cultura ao esporte de forma a promover o desenvolvimento integral de crianças, adolescentes e jovens como fator de formação da cidadania e melhoria da qualidade de vida. 
 
Com um desfile pelas principais ruas da cidade ao som de uma Banda Filarmônica da cidade de Portalegre, os beneficiários do Programa mostraram cada modalidade que será trabalhada com eles, tais como: futebol, futsal, vôlei, basquete, handebol e outras atividades como bambolê, xadrez, peteca e dominó, além de atividades complementares que englobam trabalhos manuais, ações culturais e orientações sobre saúde e higiene. A cidade terá apenas um núcleo que se estenderá na Escola Municipal "7 de Setembro", Quadra Poliesportiva "Djalma Viana C. Júnior" e o Estádio de Futebol "O Rivaldão". 
 
A parte principal do evento aconteceu em frente a Prefeitura Municipal, onde estiveram presentes uma parcela da população, Vereadores, Secretários, Assessoria, Coordenadores e Monitores do Segundo Tempo e a Prefeita Gildene que ressaltou dizendo que o projeto oferece uma importante alternativa de ocupação para crianças e adolescentes, aliando saúde, qualidade de vida e oportunidade de iniciação ou aprofundamento em modalidades esportivas.

Do blog de João Moacir via Assessoria

Governadora participa de posse da nova reitoria da UERN e anuncia investimentos na Universidade

Por Redação Assecom
 
A governadora Rosalba Ciarlini participou na noite deste sábado (28), em Mossoró, da posse dos membros da nova reitoria da Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (UERN). O evento marcou o fim da gestão de oito anos de Milton Marques de Medeiros e do vice-reitor Aécio Cândido de Sousa, que transmitiram os cargos para Pedro Fernandes Ribeiro Neto e Aldo Gondim, respectivamente, titular e vice da instituição. A solenidade contou ainda com a tradicional Solene Assembleia Universitária, em comemoração aos 45 anos de fundação da Universidade, e a entrega da Comenda Medalha da Abolição. A posse teve a presença de diversas autoridades políticas do RN.

No discurso, Milton Marques falou das suas principais ações durante os oito anos que passou no comando da UERN, como a luta para agregar alunos de baixa renda e com limitações físicas, até a realização de oito concursos públicos para dotação de quadro profissional, fato que “estimulou as práticas democráticas na instituição”. O reitor agradeceu ao empenho da governadora Rosalba Ciarlini, que priorizou convênios e ações para fortalecimento da UERN, sobretudo no interior do Estado. Atualmente, a Universidade tem quase 12 mil alunos regulares inscritos, mais de 700 professores divididos em 83 cursos espalhados por 17 municípios do RN, dos quais seis campi e 11 núcleos avançados.

Em seu discurso, o novo reitor, Pedro Fernandes, destacou o crescimento da UERN nos últimos anos, e comentou que os novos desafios para a instituição vão além de manter a qualidade da Universidade, mas torná-la economicamente independente através de parcerias com municípios e os governos estadual e federal. O reitor declarou também que planeja a internacionalização das atividades acadêmicas, melhor estrutura para ensino à distância e agradeceu a dedicação da governadora para os avanços da instituição. “Nós vamos continuar somando esforços para fazer crescer ainda mais a UERN e gostaria de agradecer a governadora a parceria e o diálogo feitos durante o período”.

A chefe do Executivo Estadual, que também é chanceller da UERN, falou sobre a atuação de Milton Marques como reitor e pediu o apoio da bancada federal para fortalecer ainda mais a UERN no mandato atual. “Nós estamos no caminho certo. Somos audaciosos e inovadores, mas precisamos da união da bancada federal para definir as emendas coletivas para a destinação da verba. Como governadora, gostaria de ver que a UERN tenha o mesmo tratamento de uma universidade federal”, disse Rosalba Ciarlini.

Na ocasião, a governadora garantiu boas notícias para a instituição. Na solenidade, foi assinado um convênio que garante, inicialmente, 300 bolsas de estágio de um salário mínimo para alunos concluintes de graduação, um valor superior a R$ 200 mil por mês. O convênio será ampliado com a inclusão da Secretaria de Estado da Educação e da Cultura. Além disso, uma rede de ônibus escolares será estruturada para auxiliar alunos e professores na realização de aulas de campo, bem como será montada uma rede de mobilidade intermunicipal.

Outra ação é o apoio que o Governo do RN dará ao Núcleo Tecnológico de Engenharia de Software de Mossoró, que está sendo erguido com a parceria do FINEP e UERN. A união colocará Mossoró na rota do desenvolvimento tecnológico. Na ocasião, ainda foi anunciado pela governadora Rosalba Ciarlini a implementação do tão sonhado Laboratório do Sal, que terá R$ 500 mil de investimentos apenas em equipamentos.

domingo, 29 de setembro de 2013

PT paga cabo eleitoral porque militante morreu


Josias de Souza

A passagem do PT pelo poder federal não matou apenas a pregação ética e o ideal socialista. Morreu também um personagem mítico: o militante petista. Natural, portanto, que a campanha de Dilma Rousseff, como noticiou a Folha, tenha remunerado os cabos eleitorais mencionados como “voluntários” na prestação de contas à Justiça Eleitoral.

O que foi feito do militante tradicional? Uma parte se desiludiu. Outra ala envelheceu, criou barriga, constituiu família e foi brigar pelo leite das crianças. Um terceiro grupo se rendeu às prebendas de um Estado aparelhado. Infiltrado em ministérios, repartições e empresas estatais, prefere entregar 20% do salário ao partido a ter que suar a camisa nas ruas.

Houve tempo em que a militância do PT, em estado de permanente fervura, passava a impressão de estar sempre pronta para invadir o Palácio de Inverno. Agora, sob atmosfera de densa pasmaceira, o petismo é surpreendido por protestos de rua em que a bandeira vermelha é tratada a pontapés.
Para ingressar no clube do poder, o grupo majoritário do PT teve de beijar a cruz, renegando o velho ideário e isolando os grupos mais radicais da legenda. Exatamente como fizera o Partido Socialista francês, em 1991, ao puxar um movimento de atualização ideológica que contagiaria do trabalhismo inglês às esquerdas escandinavas e ibéricas. Muito antes, o Partido Social Democrata alemão renunciara, no congresso de Bad Godesberg, em 1959, aos princípios da economia planificada.

No Brasil, o distanciamento entre o PT e seus velhos militantes aumentou na proporção direta da prosperidade monetária da legenda. A algaravia da militância foi substituída pelo tilintar das “doações” milionárias do caixa dois

Henrique Alves pode disputar governo do RN

Brasília 247


247 – O presidente da Câmara dos Deputados, Henrique Alves (PMDB) pode deixar Brasília para se lançar ao governo do Rio Grande do Norte, segundo Claudio Humberto, do Diário do Poder; ele já estaria costurando alianças com o PT. Leia:

HENRIQUE ALVES AVALIA DISPUTAR O GOVERNO DO RN

Durante jantar recente com políticos conterrâneos, o presidente da Câmara, deputado Henrique Eduardo Alves (PMDB), tentou “tomar o pulso” dos possíveis candidatos ao governo do Rio Grande do Norte. Ouviu seu nome, é claro. Pressionado pelo primo, ministro Garibaldi Alves (Previdência), Henrique considera sair candidato a governador, mas para isso quer costurar aliança com PT e partidos da oposição.

CONCORRENTES

O vice-governador Robinson Faria (PSD) e a ex-governadora Wilma de Faria (PSB) também são prováveis candidatos ao governo potiguar.

VOLTA POR CIMA

Com o fracasso do governo de Rosalba Ciarlini, o presidente do DEM, José Agripino, sonha costurar um chapão com o PMDB-RN para 2014.

sábado, 28 de setembro de 2013

Melão de Mossoró (RN) ganha selo de origem para combater cópias piratas

Priscila Tieppo Do UOL, em São Paulo




Os produtores de melão da região de Mossoró (RN) têm uma nova ferramenta para impulsionar os negócios e tentar combater as "cópias piratas" - frutas produzidas em outros locais, mas vendidas como se fossem de lá.

O melão potiguar recebeu neste mês um selo de indicação de procedência (IP), concedido pelo Inpi (Instituto Nacional da Produção Industrial).

O selo é uma indicação geográfica que se refere a um local que ficou conhecido por um determinado produto ali obtido. É uma forma de tentar proteger os agricultores da região de fraudes -já que produtores de outros locais não poderão utilizar o selo oficial-, ao mesmo tempo em que oferece uma diferenciação ao produto no mercado.

Outros 35 produtos brasileiros já receberam selo de indicação geográfica. A cachaça de Paraty (RJ) e a carne do pampa gaúcho, por exemplo, também têm o selo de procedência.

Existe ainda um outro tipo de indicação geográfica fornecida pelo Inpi, a denominação de origem (DO), que necessita de um estudo mais detalhado e é oferecido a produtos cujas características podem ser atribuídas a seu local de origem. Os vinhos do Vale dos Vinhedos (RS) já têm o selo de DO.

Selo pode ampliar mercado internacional para o melão

A indicação de procedência do melão foi entregue quatro anos após o início das pesquisas realizadas pelo Coex (Comitê Executivo de Fitossanidade do Rio Grande do Norte), em parceria com o Sebrae (Serviço Brasileiro de Apoio à Micro e Pequenas Empresas).

O melão de Mossoró tem boa aceitação no mercado nacional e internacional, é considerado saboroso e resistente após a colheita. Com o novo selo, acredita-se que terá maior visibilidade, permitindo o aumento das exportações e a conquista de novos compradores.

"Os mercados reconhecem e valorizam os produtos com indicação geográfica, principalmente o mercado europeu. O selo pode ajudar a conquistar um consumidor que se dispõe a pagar mais por um produto com garantia de origem e de qualidade", afirma Hulda Oliveira Giesbrecht, analista da
Unidade de Acesso à Inovação e Tecnologia do Sebrae.

Apesar do nome que consta do selo, melões produzidos em outros 12 municípios da mesma região onde está Mossoró, no oeste potiguar, também poderão usar esse diferencial. São eles Baraúna, Tibau, Grossos, Areia Branca, Serra do Mel, Assú, Ipanguaçu, Upanema, Afonso Bezerra, Alto do Rodrigues, Carnaubais e Porto do Mangue.

Produtor exporta para a Europa 64% do melão colhido

Francisco Vieira, que trabalha com a fruta há 21 anos, comemorou a chegada do selo.
"A indicação geográfica ajuda a manter os padrões de qualidade do produto e impede que outras pessoas utilizem o nome da região em produtos ou serviços indevidamente. Era uma luta já de muitos anos, ficamos felizes", disse.

Dono da empresa Brazil Melon, Vieira produz 24 mil toneladas de melões a cada safra, que vai de junho a março,

Do total, 64% são exportados, principalmente para Inglaterra, Holanda, Bélgica, França, Dinamarca, Alemanha, Irlanda, Islândia e Espanha.

RN produz quase metade dos melões brasileiros

O Rio Grande do Norte é responsável por quase 50% da produção nacional.

Dados do Ibraf (Instituto Brasileiro de Frutas), de 2011 (última pesquisa), mostram que no Estado há mais de 8 mil hectares de plantios, que produzem cerca de 250 mil toneladas de melões. Ceará, Bahia e Pernambuco também são produtores importantes da fruta.

De acordo com o Inpi, a fruticultura irrigada de melões gera 24 mil empregos diretos na região de Mossoró e outros 60 mil de forma indireta.

A região de Mossoró é reconhecida pelo Ministério da Agricultura desde 1990 como área livre da mosca-das-frutas, que pode colocar ovos no interior de muitas variedades. A condição de região onde a praga não aparece facilita a entrada dos produtos em mercados consumidores mais exigentes, como Europa, Estados Unidos e Japão.

No primeiro semestre de 2013, o Brasil exportou 570 mil toneladas da fruta, enquanto que no mesmo período de 2012 foram 530 mil toneladas.

Como um produto recebe o selo de indicação geográfica

Para um produto conseguir o selo de indicação geográfica, associações de produtores da região ou entidades ligadas à produção devem fazer um pedido ao Inpi, que institui as normas e os procedimentos para o reconhecimento.

Depois, o caso é avaliado e há um levantamento histórico-cultural que comprove que a região realmente tem diferenciais para receber a indicação geográfica para determinado produto.
O Sebrae participa dos processos, tendo uma área especifica só para essas avaliações. "Acompanhamos desde o início do processo, por meio da realização de seminários trazendo o conhecimento de pessoas e entidades de países com experiência no tema, elaboração de publicações e capacitação de empresários", diz Hulda Giesbrecht, do Sebrae

O preço de Garibaldi para ser candidato

Robson Pires

“Embora tenha afirmado e reafirmado que não vai disputar o Governo do Estado no pleito de 2014, o ministro Garibaldi Filho (PMDB) ainda pode voltar atrás e concorrer à sucessão da governadora Rosalba Ciarlini(DEM)”. A análise é feita pelo experimentado e conceituado jornalista Oliveira Wanderley, segundo artigo publicado hoje na coluna que escreve no Jornal Metropolitano.

Na avaliação de Oliveira, “essa é a esperança dos peemedebistas, tendo em vista que o partido só conta com dois nomes eleitoralmente fortes para disputar o Governo: o próprio Garibaldi e o deputado federal Henrique Alves, presidente da Câmara dos Deputados.”

“Para mudar de ideia, no entanto, Garibaldi cobraria um preço alto. O ministro gostaria de ver o filho, deputado estadual Walter Alves(PMDB), na Câmara Federal. Neste sentido, o líder peemedebista cobraria dos aliados a abertura de espaços para o filho desembarcar na Câmara Federal. E essa abertura de espaços poderia vir com a candidatura do deputado federal João Maia(PR) a vice de Garibaldi”, destaca o jornalista.“

Com isso, Waltinho herdaria o capital eleitoral de João Maia e reuniria as condições necessárias para se eleger deputado federal.

Garibaldi não engole o fato de não ter um filho na Câmara Federal, haja vista que líderes políticos com menor expressão eleitoral, como o senador José Agripino Maia(DEM) e o vice-governador Robinson Faria(PSD), se orgulham de ter na Câmara dos Deputados os filhos Felipe Maia(DEM) e Fábio Faria(PSD), respectivamente”, reforça Oliveira.

“E outro político, o presidente da Assembleia Legislativa, deputado Ricardo Motta(PMN), trabalha a candidatura do filho, vereador Rafael Motta(PP), à Câmara.

“Garibaldi não quer disputar o Governo, mas poderia até mudar de ideia, sendo que para isso cobraria dos aliados a eleição do filho Waltinho para a Câmara Federal”, disse à coluna um político aliado do ministro da Previdência. Faz todo sentido”, finalizou.

Presidenta da Petrobras, Graça Foster, garantiu ONTEM (27) que o preço dos combustíveis não vai subir.

 
JBelmont

Ela se reuniu hoje (27), em Brasília, com a presidenta Dilma Rousseff e o ministro de Minas e Energia, Edison Lobão, mas disse que o assunto não foi tratado no encontro.

Graça conversou com os jornalistas no Rio, durante as comemorações dos 60 anos da empresa. Segundo ela, apesar da defasagem no preço do petróleo, os combustíveis não vão ficar mais caros no curto prazo.

“Trabalhamos pela convergência de preços, mas existe uma defasagem que voltou a crescer nos últimos três dias."

A presidenta da Petrobras explicou que os preços foram planejados para o dólar a R$ 1,80, depois a R$ 2, mas agora a moeda americana está na faixa de R$ 2,26. "Então, torcemos para que o dólar chegue próximo de R$ 2, que vai dar um resultado muito bom”, disse Graça Foster.

Para ela, a empresa está em uma fase “muito boa”, com o plano de eficiência implantado há um ano. “A produção, nas últimas semanas, está muito boa. Vamos fechar o terceiro trimestre bem, nossa produção está bonita. Essas paradas que fizemos para reavaliar a produção foram muito boas – estamos cumprindo os prazos, até encurtando alguns, as plataformas voltam com 80% da capacidade, a produção vai ficando muito alinhada”, ressaltou.

De acordo com Graça Foster, está mantida a meta de produção de 2 milhões de barris de óleo para este ano

Governadora Rosalba Ciarlini nomeia 45 aprovados em concurso da Saúde

Thaisa Galvão

  A edição de hoje do Diário Oficial do Estado publicou a nomeação, pela governadora Rosalba Ciarlini, de 45 aprovados no concurso da Saúde em 2010.

Ao todo são 9 médicos (clínica geral), 8 enfermeiros e 28 técnicos em enfermagem.
Segundo o secretário de Saúde, Luiz Roberto Fonseca, a medida visa ampliar a capacidade de atendimento do Hospital da Polícia Militar, que há um ano oferece 16 leitos como retaguarda para o Walfredo Gurgel.

“O Hospital Central Coronel Pedro Germano passa por um processo de reforma e ampliação que conta com 85% das obras já concluídas, o que aumentará a capacidade de atendimentos do hospital de 80 para 130 leitos, ajudando a desafogar outras unidades do estado. Em função das recentes ampliações, a unidade já se encontra oferecendo mais 14 leitos de Neonatologia, incluindo unidades de Terapia Intensiva (UTI) e de médio risco”, disse o secretário.

sexta-feira, 27 de setembro de 2013

UERN e Governo do Estado irão conceder 300 bolsas de estágio remunerado


Por Assessoria UERN

Será assinado neste sábado (28), por ocasião da Assembleia Universitária, um convênio entre a Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (UERN) com o Governo do Estado, através da Secretaria da Administração e dos Recursos Humanos (SEARH), para a cessão de bolsas de estágios remunerados e não-obrigatórios para os estudantes da UERN devidamente matriculados e com efetiva frequência, oriundos de todos os cursos de graduação.

Inicialmente serão disponibilizadas 300 bolsas de estágios no valor de um salário mínimo, além de auxílio transporte. O edital de seleção com especificações sobre os órgãos onde serão realizados os estágios ainda não foi publicado. A expectativa é de que sua publicação ocorra em breve

Combustíveis podem subir 5% até o final do ano, diz jornal


A estabilidade na taxa de câmbio e na inflação criaram espaço para aplicar a correção nos preços, diz reportagem

Desde de janeiro, o aumento da gasolina foi de 2,5%, embora o reajuste de preço na refinaria tenha sido maior, de 6,6%

O governo deve aprovar um reajuste no preço da gasolina e do diesel de 5% até o final deste ano, segundo reportagem do jornal Valor Econômico, citando fontes ligadas ao Palácio do Planalto.

De acordo com a reportagem, há um espaço no mês de outubro para aplicar essa correção devido à estabilidade recente da taxa de câmbio, no patamar de 2,20 reais e a "certa folga" no avanço inflacionário.

Desde de janeiro, o aumento do preço da gasolina chegou a 2,5%, embora o reajuste de preço na refinaria tenha sido maior, de 6,6%. Com isso, haveria uma margem de correção de taxas já contabilizada nas projeções inflacionárias, mas não colocada em prática, segundo o governo.

O reajuste no preço da gasolina na refinaria teria um impacto direto de cerca de 0,1 ponto porcentual na variação do IPCA, inflação que seria redirecionada para as taxas dos aluguéis, tarifas administrativas, salário mínimo, benefícios previdenciários, entre outros. Por outro lado, resolveria parte do problema da Petrobras e o governo poderia corrigir os preços monitorados.

Em entrevista ao jornal, a presidente da Petrobras, Maria das Graças Foster, afirmou que ainda não está previsto um reajuste nos preços a curto prazo. Já o diretor do Centro Brasileiro de Infraestrutura (CBIE), Adriano Pires, afirma que se o aumento for aprovado, a defasagem com relação ao valor dos combustíveis no mercado internacional será reduzida. Ele avalia que a defasagem hoje é de 11% para a gasolina e 23% para o diesel.

Durante a gestão de Graça Foster, iniciada em fevereiro de 2012, o governo já aprovou quatro reajustes de preço de diesel e dois da gasolina.

Veja online -(Luciano Amarante)